TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto histórico da Educação de Jovens e Adultos

Por:   •  2/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE DA AULA – 01 - Contexto histórico da Educação de Jovens e Adultos

Na aula 01, estudamos sobre o conceito histórico de educação: suas origens e reflexões; bem como, o Manifesto dos Pioneiros relacionados a Educação Nova ocorrido em 1932, como forma de reivindicar novas propostas para a educação, visando um sistema de ensino gratuito e laico para todas as pessoas; e, na última seção, a Educação de Jovens e Adultos na perspectiva de Paulo Freire.

Nesta perspectiva, elabore um texto entre 15 a 20 lidas sobre: Educação de Jovens e Adultos enquanto modalidade de ensino pertencente a Educação Básica como política pública de instrumento para as diferentes abordagens da educação, com vistas a respeitar e valorizar a diversidade desse grupo de educandos.

Educação de Jovens Adultos (EJA)

As políticas públicas são entendidas como conjunto de ações que o poder público realiza, visando o efetivo exercício da igualdade, base de toda ordem social e as garantias dos direitos. Deste modo, a Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino orientada por princípios de emancipação e autonomia defendidos por Paulo Freire, esta necessita ter uma educação multicultural, a qual desenvolve o conhecimento cultural e a compreensão mútua, ou seja, sem discriminação seja por raça, sexo ou cultura, bem como também de idade. E para que essa educação seja de qualidade é necessário que o professor conheça bem a realidade de cada aluno, pois só assim, esse educando poderá desenvolver atividades que dê prazer por conseguinte, obter conhecimento efetivo no que tangue o ensino aprendizagem.

Em suma, a efetivação do direito à educação para todos os brasileiros é um desafio que atravessa séculos na história brasileira porque a educação sempre foi e continuará sendo primordial para o desenvolvimento tanto pessoal quanto social e econômico da nação. Para Arroyo, “necessita-se de uma educação libertadora, uma formação que possa dar consistência, compreensão sobre as relações e os espaços de vivência do ser humano”.

Diante do exposto e ao refletirmos sobre a Educação de Jovens e Adultos vimos que esta é uma modalidade de ensino que veio para garantir a efetivação do direito à educação de pessoas jovens e adultas através da concretização das políticas educacionais implementadas para essa modalidade para atender essa demanda, em busca desse progresso de emancipação humana e respeito a diversidade desse grupo de educandos, para que possam ter direitos de igualdades e valores em nossa sociedade.

Referências

BORGES, Elizabete Velter. Abordagens Didática para Educação de Jovens e Adultos - EJA. Dourados: UNIGRAN, 2014/2.

ARROYO, Miguel. A educação de jovens e adultos em tempos de exclusão. Alfabetização e Cidadania, abril de 2001, n° 11, p.9 a 20.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (57.1 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com