TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Nos Dias Atuais

Ensaios: A Educação Nos Dias Atuais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2014  •  1.073 Palavras (5 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

O objetivo do presente trabalho é falar na educação nos dias atuais buscando contextualizar o direito a educação como um direito verdadeiro e fundamental e como parcela indissociável do denominado mínimo existencial. O debate acerca da educação tem notadamente se destacado na educação brasileira. O movimento mundial pela educação é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação. Nesse entendimento, a educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis e que avança em relação à ideia de equidade ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola. Nesse sentido, entendemos que a educação, ao reconhecer que as dificuldades enfrentadas nos sistemas de ensino evidenciam a necessidade de criar alternativas para superá-las.

DESENVOLVIMENTo

O processo de ensino-aprendizagem nos dias atuais requer uma série de fatores internos e principalmente externos ao ambiente escolar. Os modelos de educação de um indivíduo estão baseados de acordo com seu convívio e comunidade a qual pertence, sendo assim, podemos distinguir seu grau de letramento de acordo com suas particularidades e desenvoltura a cerca da discussão de temas relevantes para a sociedade em que vive. A educação é de fato um processo natural, que se dá com a pessoa natural. Já nascemos aprendendo e sabendo uma infinidade de coisas importantes. A aprendizagem é um fenômeno natural. A educação deve preparar a pessoa para promover a harmonia, a compreensão, a tolerância e a paz na sociedade. A educação não é um produto que se encontra nas prateleiras dos supermercados, mas é a transmissão de culturas e conhecimentos que recebemos e retransmitimos todos os dias.

A educação não é mérito de um único professor ou de uma única escola, mas é o objetivo de todo docente e de toda comunidade escolar. Ninguém escapa da educação. Em casa, na rua, na igreja ou na escola, todos nós envolvemos pedaços da vida com ela.

A preocupação com a baixa qualidade da educação infantil trouxe a criança para o centro das discussões, foi no final da década de 70 e a década de 80 foi marcada por diversas mobilizações da sociedade civil que demandavam a extensão do direito à educação para as crianças pequenas: movimentos de bairro e sindicatos nas grandes cidades lutavam por acesso a creches; grupos de profissionais e especialistas da educação mobilizavam-se no sentido de propor novas diretrizes legais; prefeituras procuravam dar resposta à demanda crescente por creches e pré-escolas, criando e/ou ampliando o atendimento. No âmbito dos movimentos sociais, a demanda por creches era vista da perspectiva do direito da mãe trabalhadora; em outro espaço de mobilização, os movimentos pela defesa dos direitos de crianças e adolescentes lutavam principalmente pelo atendimento a crianças de famílias consideradas em situação de risco, só na década de 1990 e o início do século XXI como expressão maior do movimento inclusivo, evidenciando a necessidade de pesquisas, sobretudo de intervenção, visando implantar a “escola para todos”, com a consideração de um modelo com características regionais. Dessas forças e aspirações sociais o campo vai se construindo cada vez com mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com