TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Emoção e Motivação

Por:   •  30/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 3
  1. O que são emoções?:

As emoções são respostas imediatas de pensamentos ou estímulos ambientais podendo ser negativas ou positivas, desencadeia mudanças de raciocínio e comportamento em três partes, a primeira é o processo fisiológico, seguindo de uma resposta comportamental, e depois uma sensação.

As emoções variam e são classificadas em primarias que são inatas, evolutivas e universais, nelas são incluídas a raiva, o medo, a tristeza, o nojo, a alegria. E em secundarias são as misturas das emoções primarias, como a culpa, a vergonha, o amor, a rancor e a inveja.

A Ínsula e a Amigdala são importantes para sentirmos a emoção, a insula recebe os sinais e a amigdala processa esses estímulos e produz uma reação imediata, tambem esta associada a aprendizagem emocional e interpretação de expressões faciais geradas por emoções .

Existem três teorias sobre as emoções, a primeira é de James Lange que diz que as pessoas percebem padrões específicos de respostas corporais que resulta na emoção. A segunda é de Cannon Bard que diz que os estímulos emocionais são enviadas simultaneamente ao córtex e ao corpo.  E a ultima  que é a de dois fatores que diz que o rotulo aplicado ao alerta fisiológico resulta em experimentar um emoção.

  1. O que é a motivação? :

A motivação são os impulsos que nos levam a satisfação de necessidades, é ela que nos da energia, nos impulsiona e direciona a um comportamento. Os estados motivacionais podem ser energizantes ou estimulantes e eles ativam comportamentos, ou podem ser diretivos, ou seja, atender objetivos ou necessidades especificas, e então ajudam a persistir em seu comportamento até que tenham sidos alcançados ou satisfaçam suas necessidades.

Os motivos podem ser extrinsecamente, que é direcionado a uma recompensa externa ou intrinsecamente que é direcionado a uma recompensa interna que lhe é agradável. As vezes uma motivação extrínseca pode virar uma motivação intrínseca.

Maslow descreveu uma hierarquia de necessidades, onde primeiramente as pessoas satisfazem as necessidades mais básicas, se sentindo segura e confiável, para depois satisfazer necessidades sociais e em seguida as necessidade de estima e realização pessoal.

Normalmente as motivações mais bem-sucedidas são aquelas que vem de objetivos, elas são em grande maioria as mais desafiadoras e especificas.

  1. Cite em quais argumentos o vídeo acima corrobora argumentos do capítulo 10 sobre o conceito de Motivação? 

Tanto no livro quanto no vídeo mostra que a motivação é um mecanismo de conquista de seus objetivos e que as pessoas têm diversas motivações como básicos, profissionais sociais e afetivos. A motivação resulta da ativação da busca por esse objetivo e é um fenômeno complexo e leva a quantidade de esforço e tempo que será necessário para alcançar o objetivo.

Existem variáveis para a motivação, como a probabilidade subjetiva de sucesso, que é uma estimativa feita com bases e conhecimentos que a pessoa credita ter para superar obstáculos, outra variável é o medo de falhar mesmo tendo os conhecimentos necessários, por conta de ansiedade diante de situações novas ou a concorrência com pessoas mais competentes, a terceira variável é a percepção de desafio, fazendo com que a pessoa supere a si mesmo e a quarta variável que é o interesse que tem a ver com o quanto será agradável a busca c um objetivo, que leva a discussão das motivações intrínsecas e as motivações  extrínsecas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (34.9 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com