TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Empresa Natura

Exames: A Empresa Natura. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  4.231 Palavras (17 Páginas)  •  1.067 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Trabalho Final da Disciplina

Planejamento Estratégico

Rio de Janeiro

2013

ALDO LINS DE OLIVEIRA

A Empresa Natura

Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Planejamento Estratégico para obtenção de avaliação.

Rio de Janeiro

27 de agosto de 2013

1. INTRODUÇÃO 3

Este trabalho terá como foco principal a Empresa Natura. Será comentado se as descrições da Missão, da Visão e dos Valores, atendem às recomendações para sua elaboração, assim como, identificar e comentar sua Estratégia Competitiva Genérica no seu “Estudo de Caso: Natura Cosmético S.A”. Neste caso será abordada a possibilidade de acrescentar ou não, alguns componentes relacionados às suas Forças; as suas Fraquezas; as suas Oportunidades; e aos seus Riscos. Buscar-se-á, também, estimular o pensamento estratégico dessa Empresa, recomendando três ações que terá como visão o desenvolvimento e crescimento da Empresa Natura.

2. Missão, Visão e Valores da Empresa Natura.

2.1 Comentários sobre as descrições da Missão

2.1.1 A Empresa Natura tem como missão criar e comercializar produtos e serviços que promovam o Bem-Estar/Estar Bem.

Bem-Estar é a relação harmoniosa, agradável, do indivíduo consigo mesmo, com seu corpo.

Estar Bem é a relação empática, bem-sucedida, prazerosa, do indivíduo com o outro, com a natureza da qual faz parte e com o todo.

Verifica-se que a missão da empresa descreve o motivo de sua existência, que apresenta soluções para o mercado alvo, assim como, dá orientação e significado para sua criação e permanência no mercado, tendo como características principais a perenidade e a sustentabilidade do negócio. Essa missão demonstra, ainda, o compromisso com o presente e com o futuro, através da sua equipe de trabalho. A formulação da sua missão foi planejada corretamente, seguindo as questões: o que fazer? Ramo do negócio. Para quem fazer? Quais os clientes, quais os acionistas? Como fazer? Em que base? Para que? Com que finalidade? Onde? Em que lugar?

2.2 Comentários sobre as descrições da Visão

2.2.1 Vemos que a Natura cita um presente, que são suas atitudes atuais justificando o futuro que almeja. A Natura está presente não só no Brasil, mas também em sete países. A pesar de a Natura ter iniciada pelo modelo de vendas diretas, no período de 1990 a 1992 ganhou competitividade para enfrentar o mercado global com a integração de veteranos de multinacionais na diretoria, expandiu-se na América Latina, por diversos países, adquiriu o fabricante de produtos fitoterápicos Flora Medicinal para aquisição de novas tecnologias e seguiu sua estratégia de desenvolvimento de produtos baseados na biodiversidade brasileira. Essa aquisição visava o ganho de conhecimento dos canais de venda de varejo – considerável potencial de distribuição de cosméticos a médio e longo

4

prazo. Verifica-se que sua visão está baseada no posicionamento estratégico, ou seja, aonde a empresa pretende chegar, almejando a posição exclusiva e valiosa que deverá alcançar no futuro e que vem compatibilizando essa visão com as atividades internas e com o posicionamento desejado e planejado pela direção. Esta visão se confirma com a criação do projeto chamado Ekos Internacional, com a estratégia de vender apenas produtos desta Linha, explorando a imagem da biodiversidade brasileira com produtos compostos unicamente de ingredientes naturais. Portanto, a Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte e com o todo.

2.3 Comentários sobre as descrições dos Valores

2.3.1 A vida é um encadeamento de relações. Nada no universo existe por si só. Tudo é interdependente. Acredita-se que a percepção da importância das relações é o fundamento da grande revolução humana na valorização da paz, da solidariedade e da vida em todas as suas manifestações. A busca permanente do aperfeiçoamento é o que promove o desenvolvimento dos indivíduos, das organizações e da sociedade. O compromisso com a verdade é o caminho para a qualidade das relações. Quanto maior a diversidade das partes, maior a riqueza e a vitalidade do todo. A busca da beleza, legítimo anseio de todo ser humano, deve estar liberta de preconceitos e manipulações. A empresa, organismo vivo, é um dinâmico conjunto de relações. Seu valor e longevidade estão ligados à sua capacidade de contribuir para a evolução da sociedade e seu desenvolvimento sustentável.

Verifica-se que a empresa Natura se utiliza dos princípios éticos e morais sob os quais se deseja que as pessoas da empresa se comportem, ajam e decidam no exercício de suas responsabilidades, tendo como guias a missão e a visão do negócio.

3. Estudo de Caso: Natura Cosméticos S.A.

3.1 Comentários sobre a Estratégica Competitiva Genérica

3.1.1 A Estratégia definida pela Natura envolve o crescimento do mercado brasileiro e latino-americano de cosméticos através de canal de vendas diretas. Para isso, a empresa busca o crescimento, capacitação e a retenção da rede de consultoras. A renovação contínua da carteira de produtos através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com