TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BENEFICIOS QUE DEVERIAM EXISTIR NA EMPRESA NATURA

Projeto de pesquisa: BENEFICIOS QUE DEVERIAM EXISTIR NA EMPRESA NATURA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  Projeto de pesquisa  •  3.873 Palavras (16 Páginas)  •  1.100 Visualizações

Página 1 de 16

Sumário

1. ABRAHAM MASLOW 3

1.1. NECESSIDADES FISIOLÓGICAS 5

1.2. NECESSIDADE DE SEGURANÇA 6

1.3. NECESSIDADES SOCIAIS 6

1.4. NECESSIDADE DE AUTOESTIMA 6

1.5. NECESSIDADE DE AUTO-REALIZAÇÃO 6

2. Benefícios Natura Bem Estar Bem 7

2.1. EDUCAÇÃO: 7

2.2. DIREITOS HUMANOS 8

2.3. Beneficio (GRI LA3): 8

2.4. Salário 10

2.5. LIDERANÇA 11

3. BENEFICIOS QUE DEVERIAM EXISTIR NA EMPRESA NATURA. 12

4. ESTRUTURA MATRICIAL 13

5. PROJETO 14

6. DESENVOLVIMENTO DO MODELO SISTEMICO DA EMPRESA 17

6.1. FORNECEDOR 17

6.2. EMPRESA 18

6.3. CLIENTE 18

6.4. O MODELO SISTÊMICO DA NATURA 19

7. BIBLIOGRAFIA 20

1. ABRAHAM MASLOW

Abraham Maslow (1 de abril de 1908 á 8 de junho de 1970), Maslow foi um psicólogo norte-americano, conhecido mundialmente por ter proposto uma hierarquia que ficou conhecida como hierarquia de necessidades ou simplesmente ’’ PIRÂMIDE DE MASLOW “.

Abraham Maslow em sua hierarquia de necessidades tinha como Propósito elaborar uma teoria de motivação centrada no conceito do bem-estar. Este conceito segundo ele transmitia “o desenvolvimento máximo de” desenvolvimento e criatividade de cada ser humano, ou seja, na medida em que o ser humano, conseguir se Auto-realizar fisicamente ele estará mais disposto, e mais dedicado a realizar o seu papel de uma melhor forma na empresa, de tal forma a empresa obterá uma maior rentabilidade por causa disso, diz certo provérbio que se o funcionário trabalha motivado só quem tem a ganhar é a empresa, pois ela terá um maior lucro e sua produtividade irá crescer exponencialmente.

”Antonio maximiano (2007, p. 26) uma teoria é um conjunto de proposições que procuram explicar os fatos da realidade prática. Teoria é uma palavra elástica, que compreende não apenas proposições que explicam a realidade prática, mais também princípios e doutrinas que orientam a ação dos administradores, e técnicas que são proposições para resolver problemas práticos”.

“Aquino (1980) faz uma reflexão relevante para conceituar Qualidade de Vida no Trabalho afirmando que é importante a conciliação dos interesses dos indivíduos e das organizações, ou seja, a satisfação do trabalhador e a melhoria da produtividade. Segundo o autor, quando o trabalhador não se sente integrado nem aceito em seu ambiente de trabalho, passa a cuidar de seus interesses particulares e, se sobrar tempo, trabalhar para a empresa. Esse é um comportamento não comprometido no processo produtivo, que leva a falta de priorização das tarefas, especialmente em sistemas de Gestão da Qualidade Total”.

Maslow falava que o comportamento emocional, é explicado pelas necessidades humanas. Entende-se com isso que a motivação é a força que movimenta a máquina para desempenhar algum trabalho, é resultante dos estímulos causados pela força sobre o individuo, ou seja, por alguma necessidade do individuo, levando ele a cometer uma ação.

Com isso concluímos que para um individuo fazer algo em qualquer situação ele precisará de um estimulo ou motivação para que ele possa obter o resultado final.

Quando o ciclo motivacional não se realiza de uma forma boa, poderão ocorrer vários prejuízos para com o individuo como:

 Comportamentos ilógicos, ou seja, fora de sua normalidade;

 Agressividades em seu comportamento;

 Nervosismos ou ansiedade provenientes de insônias, má digestão;

 Poderá ocorrer uma falta de comprometimento pelas tarefas e pela empresa;

 Insegurança proveniente da moral baixa, seguida da má vontade para executar as tarefas, resistências nas modificações.

Para tais comportamentos Maslow apresentou teorias de motivação, segundo o qual as necessidades humanas estão objetivadas dispostas em níveis hierárquicos, cuja base está à necessidade fisiológica e no topo as necessidades de auto-realização.

Como podemos ver acima a pirâmide de Maslow tem como base 5 níveis hierárquicos de necessidades que são eles :

1.1. NECESSIDADES FISIOLÓGICAS: São as necessidades de nível biológicos dos indivíduos, são desejos que os leva no dia-a-dia, a tomar água, ir ao banheiro, repousar, manter uma relação sexual estável, fome entre outros aspectos pessoais. Se a pessoa não tem o que comer é claro que a sua motivação será por aquilo que ela não possui comida, quando esse tipo de necessidade não está saciado, ela poderá governar de maneira absoluta sobre o corpo do individuo, seu foco será então o alimento acima de tudo ele desejara saciar a sua fome;

1.2. NECESSIDADE DE SEGURANÇA: Ela se inicia nas necessidades básicas, onde morar, estabilidade, qualidade da moradia, segurança no quesito de estar longe de perigos, estar em um emprego, religião; se por acaso tais necessidades não são atendidas o individuo poderá sofrer consequências como, ansiedade, e fácil saber quando um individuo esta desconfiado, inquieto a falta de tranquilidade aumenta em épocas em que o individuo não se sente seguro;

1.3. NECESSIDADES SOCIAIS: São aquelas necessidades ligadas ao sentimento, como amor, um sentimento de amizade por alguém ou qualquer outro sentimento, ser amado e respeitado por alguém. Ou seja um laço de amizade com alguém, e também na procura por se sentir bem em algum grupo social, se por acaso estas necessidades não são correspondidas o individuo poderá desenvolver perturbações psicológicas;

1.4. NECESSIDADE DE AUTOESTIMA: Essa necessidade passa por duas vertentes, a primeira é sobre o conhecimento de nossas próprias capacidades seja ela no trabalho ou na vida pessoal e sentimental, a outra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com