TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Epístola aos Romanos

Por:   •  3/8/2018  •  Bibliografia  •  2.069 Palavras (9 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 9

TRABALHO SOBRE A EPISTOLA AOS ROMANOS

1R: Agostinho, Martinho Lutero e John Wesley

2R: Porque  a carta trata de tópicos fundamentais para a salvação. Nesta carta, Paulo ensina sobre a  doutrina da salvação. A carta é considerada um estudo teológico.

Introdução: (1.1-17)

Paulo inicia a carta falando sobre Jesus Cristo, que era descendente de Davi e foi prometido pelos profetas e mediante o espírito de santidade, foi declarado filho de Deus, que morreu, mas ressuscitou. Pelo nome de Jesus, Paulo convida às pessoas a obediência a Deus por meio da fé de cada um, e que os Romanos também foram chamados por Cristo para serem santos.

Paulo da graças a Deus pelos cristãos de Roma, pois através deles, o evangelho tem se espalhado pelo mundo e as pessoas comentavam sobre a fé que eles tinham.

Paulo diz que orava por todos eles e que tinha desejo de visitar aquela igreja e compartilhar os seus dons para que eles pudessem ser fortalecidos. Ele também diz que estava disposto a pregar a palavra em Roma e que não se envergonha do evangelho, pois ele é o poder de Deus para a salvação do que nele crê primeiro do Judeu e depois do grego.

O evangelho é revelada a justiça de Deus que do principio ao fim vem pela fé, pois o Justo viverá da fé.

A doutrina do pecado (1.18 – 3:20)

Paulo cita que a Deus se ira com a injustiça e impiedade. Deus desde o principio tem se revelado aos homens, porém estes não o glorificaram e endureceram seus corações, trocando-o por imagens para serem adoradas. Por todas estas coisas, Deus entregou os homens para os seus próprios desejos imorais, para destruírem a si próprios. Paulo cita os atos homossexuais e o castigo que recebiam por isso. A Humanidade desprezou o conhecimento de Deus  e  tornou-se desprezível, com várias características malignas. Paulo diz que estas pessoas merecem a morte, tanto as que praticam quanto as que concordam com a iniqüidade.

Paulo diz que não devemos julgar os outros, pois Deus pode levar a todos ao arrependimento. Deus retribuirá a cada um segundo o seu procedimento. Haverá vida eterna para o justo e sofrimento para o injusto.

Paulo Diz que não basta conhecer a lei , mas é preciso praticá-la. Devemos ensinar e ao mesmo tempo obedece-la. Obedecer a lei é mais importante do que ser circuncidado. A Circuncisão precisa ser operada no coração pelo Espírito Santo.

Aos Judeus foram confiadas as palavras de Deus, porém se estes foram infiéis, Deus sempre continuará fiel. Tanto os Judeus quanto os Gentios estão debaixo do pecado. Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus.

A doutrina da Justificação (3.21 –5:21)

Por meio de Jesus Cristo, manifestou-se uma justiça de Deus mediante a fé para todos os que crêem. Pois todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, mas foram justificados gratuitamente mediante a fé em Cristo Jesus. O Homem é justificado pela fé, independente da lei. Deus é Deus tanto dos Judeus como dos Gentios. Pela fé confirmamos a Lei.

Felizes são aqueles cujos pecados são apagados. Pela fé, Abraão alcançou a justiça de Deus antes de ser circuncidado. A promessa de Deus vem pela fé e não pela obediência a Lei. Abraão é o pai de todos nós.

Jesus foi entregue a morte por nossos pecados e ressuscitado para a nossa justificação. Por isso temos paz com Deus.

Pela fé, nos Gloriamos na esperança e também nas tribulações, pois estas produz perseverança, que produz caráter aprovado, que produz esperança.

Deus derramou o seu amor em nossos corações, mediante o espírito Santo que ele nos concedeu. Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores e agora somos justificados pelo seu sangue e livre da ira de Deus.

Paulo diz que o pecado entrou no mundo por um só Homem, porém por um só homem também a graça de Deus entrou no mundo. O pecado trouxe condenação ao mundo, porém a graça trouxe a justificação e a vida eterna, mediante Jesus cristo.

A doutrina da Santificação (6.1 –8:39)

Não podemos mais viver no pecado. Quando somos batizados, morremos junto com Cristo e nascemos novamente com ele. O nosso velho homem foi crucificado com ele para que não sejamos mais escravo do pecado. Estamos mortos para o pecado e vivos para Cristo. O pecado não mais nos dominara, porque estamos debaixo da graça e não da lei. ( não é porque estamos debaixo da graça que podemos pecar). Devemos ser escravos da justiça de Deus. Não colhemos nenhum fruto dos pecados que cometemos.

Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom Gratuito de Deus é a vida eterna em cristo Jesus nosso senhor.

A lei tem autoridade apenas para os vivos. Fomos libertados da lei para viver segundo o Espírito.  A lei não é pecado, pois só conhecemos o que é pecado através da lei. Porém a lei nos desperta a desejar pecar. Paulo diz que o pecado proibido pelo mandamento o matou. O bem que ele deseja fazer ele não faz e o mal que não deseja fazer ele faz, pois não é ele, mas o pecado que habita nele. Paulo da Graças a Deus, pois por meio de Cristo, sua mente é escrava da lei de Deus mais a carne é escrava do pecado.

Portanto, não há mais condenação para os que estão em cristo Jesus, pois a lei do espírito de vida nos libertou do pecado e da morte. A mentalidade da carne é a morte, mais a mentalidade do Espírito é vida e paz. Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus. Se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo. Mas se Cristo está em nós, o corpo está morto por causa do pecado, mas o espírito esta vivo por causa da justiça, e o mesmo espírito que ressuscitou Cristo, também ressuscitará a nossa carne. Se vivermos segundo a carne, viveremos, mas se matarmos o desejo da carne pelo espírito, viveremos.

Todos os que são guiados pelo espírito são filhos e herdeiros de Deus, quando sofremos com cristo. Os sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada.

Não sabemos como orar, mas o próprio espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que ele ama, dos que foram chamados segundo o seu propósito. Deus nos predestinou para sermos conforme a imagem de Cristo. Ele também nos chamou, justificou, e glorificou. Se Deus é por nós, quem será contra nós?

Absolutamente nada pode nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor .

A doutrina da Salvação em relação a Israel (9-11)0

Nem todos os descendentes de Israel são Israel  e nem todos os descendentes de Abraão são filhos de Abraão. Por meio de Isaque e Jacó a sua descendência será considerada. Deus disse a Moisés que teria misericórdia e compaixão de quem ele quisesse. Deus levantou faraó com o único propósito de mostrar o seu poder nele, para que seu nome fosse proclamado em toda a terra. Deus tem misericórdia de quem ele quer e endurece o coração de quem ele quer. Quem somos nós para questionarmos a Deus? A criatura não pode questionar o seu criador. Os gentios que não buscaram justiça, a obtiveram por meio da fé, mas Israel que buscava uma lei que trouxesse justiça, não a encontrou, porque não buscaram pela fé, mas por obras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (63.7 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com