TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Erradicação Do Trabalho Infantil No Brasil

Trabalho Universitário: A Erradicação Do Trabalho Infantil No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  226 Palavras (1 Páginas)  •  488 Visualizações

É indiscutível o número de casos envolvendo a exploração do trabalho infantil no Brasil. Mesmo havendo políticas públicas para a erradicação desse problema social, percebem-se, falhas na execução das leis criadas para inibir esta prática. Os motivos que levam muitas crianças a trabalharem são diversos, estendendo-se desde a vontade de ajudar financeiramente a família, a obrigação de cumprir com tarefas ordenadas por terceiros.

Pode-se mencionar, por exemplo, as crianças que trabalham nos grandes centros urbanos, mais precisamente no trânsito, limpando vidros de automóveis ou até mesmo vendendo balas para contribuir parcialmente com a renda familiar de sua residência. Geralmente, esses menores empregados são de famílias carentes e que por conta da já então escassa educação, não percebe o quão estão sendo prejudicados pela ausência na escola.

Um dos proveitos mais repugnantes é o uso de crianças para fins lucrativos ligados a prostituição, visto que, esta exposição abusiva pode acarretar futuros transtornos físicos e psicológicos, lesando assim, o desenvolvimento saudável dos pequenos.

Dessa forma, compreendemos que as falhas de execução nas leis que visam coibir tais atos reprováveis vão além das deficiências na fiscalização. Por isso, precisa-se primordialmente amenizar a pobreza através da alfabetização e profissionalização dos pais, para que possam entrar capacitados no mercado de trabalho. vale lembrar que, as denuncias por parte da população também são essenciais no combate a exploração do trabalho infantil .

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com