TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Escolha da Instituição de Ensino

Artigo: A Escolha da Instituição de Ensino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Artigo  •  3.747 Palavras (15 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 15

A Escolha da Instituição de Ensino

A presente atividade supervisionada nos encaminha no sentido de preparar aula, levando em conta um planejamento previamente delineado, considerando um público alvo específico, com características enquanto grupo e enquanto indivíduos compondo tal grupo. Fazem eles parte de uma instituição que caminha objetivando sua formação em determinado campo da educação. Assim, conforme a proposta, e posto que a presente atividade prática supervisionada deve ser direcionada ao nosso alvo enquanto professores em formação (Licenciatura em LETRAS Inglês e Português), e de não termos acesso a uma instituição pública de ensino no segmento Ensino Fundamental 2 ou Ensino Médio, optamos, por facilidade de acesso – um membro de nosso grupo trabalha numa instituição destas – por realizar nossa Atividade Prática Supervisionada numa instituição de ensino de Língua Estrangeira (Inglês).

O CNA é uma escola de ensino das línguas Inglês e Espanhol, voltada para pessoas que queiram se aprofundar em algum desses idiomas. Em Artur Nogueira, o CNA é uma escola nova, com pouco mais de um ano de existência, localizada na área central da cidade, contando com cerca de cem alunos. As pessoas que procuram este tipo de ensino especificamente, ao contrário do que ocorre com os estudantes do ensino público regular, onde há a obrigatoriedade, é o interesse e condições de arcas com as custas de um ensino que, creem, ser importantes para o ingresso ou manutenção de sua posição no mercado de trabalho; em alguns casos o interesse é a fluência no idioma para fazer viagens estrangeiras ou estudar em país cuja língua é a língua alvo da aprendizagem.

Fisicamente, a escola é ampla, com secretaria munida de dois computadores para as duas secretárias, que também são divulgadoras, e para isso tem constante treinamento na sede do CNA, em São Paulo. Os próprios donos são os administradores. Trabalham lá três professoras de inglês e uma de espanhol, além de um coordenador pedagógico.

É um local bem iluminado, com uma grande sala de espera para os alunos aguardarem o início das aulas, com TV tela plana, quatro computadores com internet, onde os alunos podem fazer suas “weblessons”.

A escola possui ainda, cinco salas de aula, sendo quatro com capacidade para oito alunos e uma com capacidade para quinze (esta sala tem aparelho de TV, para as eventuais sessões de cinema). Possuem quadro branco e marcadores, carteiras e um CD player. É interessante destacar que nas salas de aula existem quadros pedagógicos que auxiliam os alunos no aprendizado de profissões, conjugações verbais, lugares e alimentos.

O material didático é próprio, especialmente desenvolvido para a rede de escolas CNA, com algumas páginas destacáveis para as aulas interativas e também lição de casa. A escola também possui uma gama de material de incentivo aos alunos, para que além de continuarem frequentando as aulas assiduamente, possam trazer amigos que queiram prestigiar o ensino e promoções oferecidos pelo CNA.

Os filmes que estreiam nos cinemas são grandes parceiros do CNA no incentivo aos alunos, como Rio, Saga Crepúsculo, Hotel Transilvânia, Jogos Vorazes, dentre outros. Pelúcias, agendas, pastas, estojos, mochilas, chaveiros, taças, cadernos e lancheiras são alguns dos materiais confeccionados pelo CNA e parceiros como forma de publicidade para manter e atrair o público.

Nesta escola, optamos por uma aula na Turma “Básico 2”. A turma em questão é composta por sete alunos com faixa etária entre 15 e 30 anos. Os mais velhos almejam obter um bom emprego, ou melhores posições naqueles em que já se encontram. Os mais jovens desejam estar mais bem preparados quando chegar o momento de ingressarem no mercado de trabalho. A turma é mista quanto ao gênero, além da idade e objetivos.

Como se trata de Língua estrangeira ainda não dominada completamente, a turma tem alunos que se expressam mais desembaraçadamente, como aqueles que falam menos. Isto também está ligado aos traços de personalidade de cada um e independe de ser adolescente ou adulto. Há adolescentes extremamente tímidos e que têm mais dificuldade em se expressar e participar de atividade em grupo, ou atividade que demande que ele fale diante da turma, mesmo sendo esta uma turma com menos de dez alunos.

Ao final do módulo Básico 2, o aluno deverá estar apto a:

- Conhecer e apresentar pessoas;

- Pedir informações sobre caminhos;

- Fazer compras e pedidos em restaurantes;

- Combinar encontros;

- Conversar sobre tarefas e assuntos de trabalho;

- Pedir e dar sugestões;

- Falar sobre características e sentimentos;

- Conversar sobre atualidades;

Livros Utilizados: Série New Overture, com CD – exclusividade CNA.

Carga horária semanal: 2h30

Dias de aula por semana: dois dias em módulos regulares, de segunda e quarta-feira ou terça e quinta-feira (75 minutos cada) ou um, às sextas-feiras ou sábados (de duas horas e meia).

Número de estágios no curso básico: 2

Duração do curso básico: 2 semestres em módulos regulares. Consulte as opções de módulos semi-intensivos, intensivos e Summer, para aperfeiçoar tempo e investimento.

A sala de aula dispõe dos seguintes recursos: Quadro branco, marcadores, CD player, quadros com vocabulário em Inglês e Espanhol. Costuma-se, durante as aulas, dividir a turma em dois grupos (três e quatro alunos) para a realização de determinadas atividades.

Os alunos têm ainda, acesso a computadores com internet wi-fi, e em cada sala há um CD player para tocar diferentes mídias que incrementem o aprendizado dos alunos. Há uma sala ampla com TV e DVD player para aulas de cinema. O livro didático do aluno é bem colorido, com ampla possibilidade de interação entre os colegas de classe, com chave de acesso a “weblessons” e com um CD de áudio com várias lições para o aluno praticar fora da sala de aula.

Didática Teórica e Didática Prática

Antes de partirmos para a etapa de definição de tema de aula, objetivos, recursos e execução, é interessante observarmos os “dois tipos de didática”, a teórica e a prática.

A didática teórica é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com