TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estrutura de Dados

Por:   •  18/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.022 Palavras (17 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 17

FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL

CTS EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

ALINE ISGANZELLA R.A. 8494111629

LUCAS WILLIAM DE OLIVEIRA R.A: 8639263152

VILSON CARLOS DE OLIVEIRA JUNIOR R.A.: 8489221018

VITOR HEITOR GONÇALVES R.A. 9902006009

Relatório 1: ESTRUTURA DE DADOS

Professora: Chaiene Minella

JOINVILLE

10/09/2015


Sumário

Introdução        

1 Estrutura de dados em C        

2 Alocação de Memória        

2.1 Alocação estática        

2.2 Alocação dinâmica        

3 Ponteiro em C        

4 Vetores em C        

5  Implementando vetores unidimensionais        

6 Operações com strings de caracteres        

7 Estrutura em C        

8 Código  fonte do programa        

9 Tela do programa        

Conclusão        

Referencias bibliográficas        



Introdução

A estrutura de dados discute diversas técnicas de programação, apresenta as estruturas básicas utilizadas no desenvolvimento de software, também introduz os conceitos básicos da linguagem de programação C, que são utilizados para a implementação das estruturas de dados apresentadas. A linguagem de programação C tem sido amplamente utilizada na elaboração de programas e sistemas nas diversas áreas em que a informática atua, e seu aprendizado tornou-se indispensável tanto para programadores profissionais, como para programadores que atuam na área de pesquisa.

        Atualmente empresas de grandes e pequenos portes necessitam de um programa para gerenciar seus dados, esses programas visam atender todas as necessidades de uma empresa como, estoque, financeiro, cadastros de clientes, cadastros de funcionários.

        Estes programas surgiram para facilitar a vidas dos empresários, trocando o papel e a insegurança por um computador e um banco de dados, sendo assim muito mais pratico e rápido de se fazer qualquer função em sua empresa.


1 Estrutura de dados em C

        Estrutura de dados é a composição de vários mecanismos de organização para atender os mais variáveis problemas, sendo assim de extrema importância na hora da criação do software, pois um programa mal estruturado pode dar muita dor de cabeça na hora dos reparos. As estrutura de dados possuem características básicas mais, no entanto finalidade bastante diversas , elas podem  ser implementadas usando vetores (estático) ou ponteiros (dinâmicos).

        Uma estrutura de dados pode ser dividida em duas partes, dados e estrutura em que os dados se refere aos elementos que possui valor e que são utilizados para resolver os problemas nos software. E estrutura é o elemento responsável por carregar as informações dentro de uma estrutura de software.

        

2 Alocação de Memória

Alocação de memória se refere ao espaço que um software reserva para uma determinada variável, esse espaço é reservado na memória do computador, a capacidade de memória é medida com bytes, portando sempre que você utiliza algum software no computador ou faz qualquer ação você esta utilizando um pouco de memória da sua maquina. Por isso que a alocação de memória e de extrema importância na hora de criar um software, pois se for alocado muita memória para um simples programa você acabara estourando o limite de memória de sua maquina, mas se você não alocar memória suficiente também esta prejudicando seu software, limitando ele em muito na utilização das funções.

Existem dois tipos principais de alocação de memória que são:

  • Alocação estática
  • Alocação dinâmica

2.1 Alocação estática

Na alocação estática a memória a ser utilizado no programa será pré-definida na criação das variáveis como, por exemplo: uma variável do tipo char ocupa na memória de sua maquina 1 byte e já uma variável do tipo int ocupa 4 bytes dessa memória, portando se você criar um vetor do tipo int com 100 posições  de armazenamento o sistema operacional vai reservar 400 bytes de memória para aquela variável .

        Normalmente a alocação estática e usada quando você tem a noção exata de quantos de memória seu programa vai utilizar e em quantas variáveis você ira armazenar suas informações.

        Um dos pontos fraco na alocação estática e que depois de você definir a quantidade de memória para sua variável não será possível alterar esse espaço no decorrer do programa. Já um ponto forte é que na hora de reservar o espaço na memória esse espaço é reservado linearmente sendo muito mais rápida a busca de informações na memória do seu computador.

        

2.2 Alocação dinâmica

Já na alocação dinâmica o espaço da memória pode ser alocado durante  a execução do programa, conforme a necessidade vai aparecendo, isto lhe permite criar um programa sem nem uma noção de quantos de memória você vai utilizar no decorrer de seu software.

Na linguagem C existe 4 tipos de funções para alocar memória dinamicamente que são: malloc(), calloc(),realloc() e free().as mais utilizadas são a malloc() e a free() e todas elas utilizam a biblioteca .

A função malloc() aloca dinamicamente uma parte da memória, de tamanho size e retorna um ponteiro do tipo void, esse ponteiro pode ser de qualquer tipo char,int,float e se na hora de alocar a memória, ultrapassar o tamanho da memória de sua maquina a função retorna um ponteiro nulo.

A função free() libera a memória reservada pela função malloc() mais que não foi utilizada, assim liberando a memória para o resto do programa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (293.5 Kb)   docx (447.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com