TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evolução Da Mulher

Dissertações: A Evolução Da Mulher. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  1.006 Palavras (5 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 5

1. A Evolução da mulher no mercado de trabalho.

1.1. Resumo

Tudo começou de fato com as I e II guerras mundiais, as mulheres tiveram que assumir a posição dos homens no mercado de trabalho, enquanto os mesmos estavam à frente das batalhas. No século XIX com o sistema capitalista e com o desenvolvimento tecnológico, ocorreram varias mudanças na organização do trabalho feminino, algumas leis passaram a beneficiar as mulheres. Através dessa evolução as mulheres foram conquistando seu espaço mercadológico e social, estão conquistando e ampliando o seu espaço no mercado de trabalho em diversos setores, o processo ainda é lento, mas constante e progressivo. Através do seu potencial, eficiência e características próprias às mulheres estão se especializando cada vez mais, em busca de novos desafios. Além de trabalhar fora e ocupar cargos de responsabilidade, aglutinam também tarefas tradicionais como ser mãe e dona de casa. Mesmo com todas essas conquistas algumas formas de exploração ainda perduram, sofre uma desvantagem em relação aos homens, sofre preconceito e discriminação, mas principalmente desigualdade salarial em relação aos homens. (Probst e Ramos, 2003).

Palavra – chave: Mulher, trabalho, inclusão/exclusão, desigualdade.

Abstract

Everything began in earnest with the World Wars I and II, the women had to take on the position of men in the labor market, while they were ahead of the battles. In the nineteenth century with the capitalist system and the technological development, there were several changes in the organization of women's work, some laws passed to benefit women. Through this evolution women were gaining share market and social, are conquering and expanding its space in the labor market in various sectors, the process is still slow, but steady and progressive. Through its potential, efficiency and characteristics women are specializing increasingly in search of new challenges. Besides working out and occupy positions of responsibility, also agglutinate traditional tasks as being a mother and homemaker. Even with all these achievements some forms of exploitation still linger, suffer a disadvantage in relation to men, suffer prejudice and discrimination, but mostly wage inequality relative to men. (Probst and Ramos, 2003).

Keywords: Women, Work, inclusion / exclusion, inequality.

1.2. Introdução

Atualmente as mulheres vêm se destacando no mercado de trabalho, com isso ampliando seu espaço. Tudo indica que essa evolução começou a partir das I e II guerras mundiais, onde as mulheres tiveram que assumir as responsabilidades da casa, enquanto os maridos lutavam na guerra. Mas foi na década de 70 que as mulheres se destacaram e mostraram a importância da participação da mulher frente à força de trabalho e principalmente na economia. (Probst e Ramos, 2003).

O capitalismo e desenvolvimento tecnológico também contribuíram para o crescimento e a inclusão da mulher no mercado de trabalho (Probst e Ramos, 2003). Mas de acordo com Pochmann e Amorinn (2003), ”em outras palavras, o desenvolvimento de um pais pode gerar condições de inclusão em paralelo à de exclusão”. Conforme Coutinho (2003), “o Brasil é um pais historicamente excludente”.

As mulheres estão conquistando e ocupando diversas áreas do setor do mercado de trabalho. Mas segundo Yonnoulas, (2002), o aumento da participação das mulheres no mercado de trabalho esta mais vinculada à expansão de atividades femininas do que ao acesso a atividades masculinas. Nas áreas de maquinários mais avançados predominam os homens, nas áreas de trabalho manual as mulheres (Antunes, 1999). Os setores de postos automatizados utilizam pouca mão de obra feminina (Hidrata 2002).

Por esse fator as mulheres estão se especializando cada vez mais, estão sempre em busca de novos desafios, estão mais preocupadas com a instrução do que os homens. “Pesquisas mostram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com