TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Expansão da imprensa

Por:   •  9/11/2017  •  Ensaio  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 2

A expansão da imprensa

- O jornalismo que conhecemos hoje tem suas raízes no século XIX com o desenvolvimento do primeiro mass media, a imprensa.

- A grande expansão dos jornais neste século permitiu a criação de novos empregos, que tinham como objetivo fornecer informação e não propaganda.

- Neste contexto, surgiram características que até hoje identificamos no jornalismo, e que são reunidas no chamado “polo intelectual jornalístico”: a notícia, a procura da verdade, a independência, a objetividade e uma noção de serviço ao público.

- Concomitantemente ao crescente número de empregos, o número de tiragens dos jornais ocasionou a grande comercialização da imprensa, sobretudo com a criação de um novo modelo de imprensa – a chamada penny press.         

- O objetivo da imprensa era a informação e não a propaganda, paradigma compartilhado entre os membros da sociedade e jornalistas.

- Surge o “jornalismo amarelo” nos Estados Unidos, que tinha como características a informação como mercadoria e o sensacionalismo.

- O jornalismo como atividade remunerada está diretamente ligado ao dispositivo tecnológico do mass media.

- Século XIX marcado como a “época de ouro” da imprensa por vários motivos, dentre eles: a evolução do sistema econômico, os avanços tecnológicos, os fatores sociais e a evolução do sistema político rumo à democracia.

- O desenvolvimento da imprensa está relacionado com a industrialização da sociedade e com o desenvolvimento duma nova forma de financiamento: a publicidade.

- A princípio, o jornalismo era considerado como um negócio, cujos proprietários visavam a obtenção de lucros através da expansão da circulação dos jornais.

- A partir do momento em que os jornais se tornam independentes economicamente em relação aos subsídios políticos, o jornalismo pôde recuperar seus “padrões de performance e integridade moral”.

- A partir do século XIX é que o jornalismo e a publicidade se tornaram realmente dependentes um do outro, uma vez que os jornais eram o principal veículo para as divulgações publicitárias de farmácias, armazéns e outros pontos comerciais.

- Grandes avanços tecnológicos tornaram possível um verdadeiro mass media, particularmente na técnica tipográfica.

- No século XIX, a escolarização das massas através da instituição de escolas públicas e a urbanização supriram a busca de leitores para os jornais.

- A expansão da imprensa foi alimentada pelos novos lucros do capitalismo, a nova e poderosa maquinaria, os novos leitores em busca de notícias e a crescente conquista de direitos fundamentais como a liberdade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (57.7 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com