TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diteito Constiticional - Lei De Imprensa 5.250/67

Trabalho Escolar: Diteito Constiticional - Lei De Imprensa 5.250/67. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  260 Palavras (2 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 2

A lei de imprensa 5.250/67 disciplinava a responsabilidade penal e civil de todos aqueles que, através dos meios de informação e divulgação, praticassem abusos no exercício da liberdade de manifestação do pensamento. Tal lei foi objeto da ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) nº 130, ajuizada pelo PDT, que argumentou que a referida lei não teria sido recepcionada pela a atual constituição. Diante de tais fatos, responda como você decidiria a cerca da recepção da lei.

De fato, o Supremo Tribunal Federal julgou procedente a referida ADPF, afirmando que a Lei de Imprensa, não havia sido recepcionada pela ordem constitucional de 1988, por ferir os princípios da Constituição Federal.

É sabido que a referida lei foi criada em tempos ditatoriais das décadas de 60 e 70, sendo alvo de grandes críticas. Devido a isso, a não recepção desta demonstrou justificada preocupação com os abusos de poderes, evitando que uma lei, fruto da ditadura militar, que reprimia a imprensa, e cerceava a liberdade de expressão continuasse vigorando.

Baseando nesses fatores, e levando em consideração que tal lei fragilizava os direitos fundamentais, considerando ainda que grande parte do seu conteúdo já não era constitucional e não mais se aplicava a realidade brasileira atual, apoio a não receptação da lei. Entretanto, é importante salientar, que é necessário ter uma legislação específica sobre a imprensa, uma vez que, somente o Código Penal e a Constituição Federal são insuficientes para a regulamentação do tema, pois não se pode deixar de considerar os prejuízos que podem advir do vácuo legal deixado pela revogação de dispositivos específicos da imprensa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com