TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FALÊNCIA DAS UPPs E O NOVO MODELO DE SEGURANÇA PÚBLICA

Por:   •  4/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  5.236 Palavras (21 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ – UNESA

CURSO SUPERIOR TECNÓLOGICO EM SEGURANÇA PÚBLICA – CSTSP

LUIZ HENRIQUE PEREIRA DOS SANTOS

A FALÊNCIA DAS UPPs E O NOVO MODELO DE SEGURANÇA PÚBLICA

Artigo a ser apresentado à Banca do Exame do Curso Superior de Tecnólogo em Segurança Pública da Universidade Estácio de Sá – CSTSP/UNESA, como requisito para aprovação na disciplina de TCC em Segurança Pública.

        ORIENTADORA

                                         Professora  Julia Hissa Ribeiro da Fonseca

Petrópolis, RJ

Maio de 2019

A FALÊNCIA DAS UPPs E O NOVO MODELO DE SEGURANÇA PÚBLICA

THE FAILURE OF UPPs AND THE NEW PUBLIC SAFETY MODEL

Luiz Henrique Pereira dos Santos[1]

Julia Hissa Ribeiro da Fonseca[2]

RESUMO

O crescimento da violência nas últimas duas décadas tem sido um dos maiores desafios que se tem colocado para o desenvolvimento da Política de Segurança Pública. A polícia é uma das instituições mais significativas do Estado, em razão dos resultados práticos que busca atingir. Criar uma medida confiável do desempenho policial é um grande desafio, tanto para os gestores públicos quanto para os pesquisadores. Utilizar as taxas de crime como medida de desempenho policial implica demonstrar a relação entre a diminuição do crime e a elevação do padrão de qualidade do trabalho policial.

Palavras- chave: Violência; Segurança Pública; Polícia; Gestores Públicos.

ABSTRACT

The growth of violence in the last two decades has been one of the greatest challenges for the development of the Public Security Policy. The police are one of the most significant institutions in the state, because of the practical results it seeks to achieve. Creating a reliable measure of police performance is a major challenge for both public managers and researchers. Using crime rates as a measure of police performance implies demonstrating the relationship between reducing crime and raising the standard of quality of police work.

Keywords: Violence; Public security; Police; Public Managers.

1 - TEMA: A Falência das UPPs e o Novo Modelo de Segurança Pública.        

1.1 - PROBLEMATIZAÇÃO: Como as UPPs foram Implantadas, sua Manutenção e porque não funcionou no Brasil?

1.2 - OBJETIVO GERAL: Compreender a importância da Segurança Pública na Sociedade Brasileira.

1.3 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Analisar como funciona no Brasil  a política de Segurança Pública o seu objetivo e finalidade na vida do cidadão.

- Segurança Pública é problema da União, dos Estados, dos Municípios, da Sociedade, das Pessoas. E Segurança Pública não é política de governo; é política de Estado.

- Descrever a importância de uma política de Segurança Pública eficaz e capaz de resolver e solucionar questões cotidiana.

- Definir como a Segurança Pública auxilia na formação da sociedade nacional e da cultura negra brasileira, preservando manifestações e expressões culturais, formando assim a cultura afro-brasileira.

1.4 - HIPÓTESE: 

-Existe uma sensação de insegurança baseada em dados esparsos, mas significativos, será necessário, antes de criar uma hipótese para orientar a pesquisa, conhecer profundamente as ações e seus resultados esperados e alcançados, democratizando estas informações para a comunidade científica com a finalidade de permitir um estudo objetivo e uma análise pró-ativa.

- O assunto Segurança Pública é vasto, envolvendo praticamente varias áreas do conhecimento humano.

-Identificar no tema o objeto, o problema; delimitar o problema de forma precisa; buscar no conhecimento existente as informações pertinentes; elaborar uma resposta provisória, decompor de forma geral praticas antigas que resultaram em fracasso.

 1.5 - METODOLOGIA: A metodologia a ser utilizada neste projeto de pesquisa será de pesquisa qualitativa e exploratória utilizando revisão bibliográfica e usando como fonte primária às obras “Segurança Pública: "O Plano Colômbia" E a Intervenção Federal no Rio de Janeiro” um projeto de Ricardo Vélez Rodríguez , onde é descrito através de documentos apresentados no livro as diversas etapas de um Modelo de Segurança Pública que Funcionou. Utilizaremos também a obra: : “Segurança Pública: as Lições de Medellin” um projeto de Murilo Cavalcanti. E utilizaremos a obra “Livro Prevenção da Criminalidade” do Gabinete de Segurança Institucional a fim de demonstrar a importância da Segurança Pública e o Modelo Ideal .

 

1.6 - JUSTIFICATIVA:

     

    No contexto da Segurança Pública no Brasil  e fazendo uma alusão à sociedade brasileira presente nos dias atuais. Escolhemos o tema do projeto de pesquisa: “A Falência das UPPs e o Novo Modelo de Segurança Pública.”, pelo fato do Brasil ser um país totalmente desigual, aonde os mas pobres, são vistos como ninguém, a atual política só visa o bem-estar dos políticos e aliados, aonde as atividades sociais não são  desenvolvidas no seio da sociedade.

     Vimos à necessidade e a importância de explanar a falência desse sistema de UPPs e a importância de uma nova política de Segurança Pública para o desenvolvimento e preservação do sociedade brasileira.

         

2 – REFERÊNCIAL TEÓRICO

2.1 – INTRODUÇÃO

               O presente projeto de pesquisa aborda três temas referentes à Segurança Pública, começamos a nossa pesquisa explanado sobre a Origem da UPP e como foi implantada  no Brasil. Seguimos com o nosso projeto ressaltando o sistema de Segurança Pública no Brasil. No terceiro momento, abordamos o modelo mundial de Segurança Pública e sua Municipalização e qual a melhor forma de fazer no Brasil.

Temos como objetivo compreender O sistema policial brasileiro e sua funcionalidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.5 Kb)   pdf (286.5 Kb)   docx (324.6 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com