TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE HOTELARIA EM SÃO LUÍS – MA

Por:   •  11/1/2017  •  Monografia  •  16.624 Palavras (67 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 67

0

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

CURSO DE HOTELARIA

JÉSSICA SERRA CABRAL

A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE HOTELARIA EM SÃO LUÍS – MA

São Luís

2014

1

JÉSSICA SERRA CABRAL

A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DA HOTELARIA EM SÃO LUÍS – MA

Monografia apresentada ao Curso de Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão como requisito para obtenção de grau de Bacharel em Hotelaria.

Orientador: Prof. Msc. Jonilson Costa Correia.

São Luís

2014

2

Cabral, Jéssica Serra

A formação do profissional de hotelaria em São Luis- MA/ Jéssica Serra Cabral. – São Luís, 2014.

56 f.

Orientador: Prof. Msc. Jonilson Costa Correia.

Monografia (Graduação) – Universidade Federal do Maranhão, Curso de Hotelaria, 2014.

1. Formação 2. Hotelaria 3. Profissional

CDU 640.41(812.1)

3

JÉSSICA SERRA CABRAL

A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE HOTELARIA EM SÃO LUÍS – MA

Monografia apresentada ao Curso de Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão como requisito para obtenção de grau de Bacharel em Hotelaria.

Aprovada em: / /

BANCA EXAMINADORA

______________________________________________

Prof. Jonilson Costa Correia ( Orientador )

Profº. Mestre

_______________________________________________

Examinador

_______________________________________________

Examinador

4

Carinhosamente à minha mãe Maria de Fátima Serra Cabral e meu pai Antônio Silva Cabral.

5

AGRADECIMENTOS

Primeiramente а Deus qυе permitiu qυе tudo isso acontecesse, ао longo da minha vida, е nãо somente nestes anos como universitária, mаs que еm todos оs momentos é o maior mestre qυе alguém pode conhecer. Agradeço ao meu pai, Antônio Silva Cabral, carinhosamente chamado de Cabral, pelo apoio e incentivo, nos estudos e na vida, sem o qual isso jamais seria possível. A minha mãe, Maria de Fátima Cabral, pela educação, incentivo e orações que por mim realiza até hoje. Pelas suas palavras de carinho e conforto a quais me motivaram a enfrentar os sentimentos que apertavam meu coração. Ao meu namorado Valdir Ferreira Júnior, grande companheiro, que soube me acalmar nesta árdua tarefa de elaborar esta monografia. Ao meu eterno amigo e irmão Osvaldo Henrique que insistentemente me apoiou e incentivou a concluir o curso de hotelaria e pelas suas sábias dicas e palavras de conforto e por me escutar em momentos aos quais ambos precisaram. Obrigada por sua amizade eterna. A minha amiga Dayanne Saraiva que me ajudou e contribuiu bastante para a realização deste trabalho. Aos meus amigos Tharcyla Teixeira, Thayná Yume Lee, Camila Fernanda, Ivanessa Bianco, Erika Mendes, João Mauricio, Marcela Moraes, Rayanne Senna que estiveram presentes em momentos significativos, onde dividimos alegrias, tristezas, medos e risos aos quais irão ficar marcados em minha vida. Ao meu magnífico orientador Jonilson Costa, pelo empenho dedicado para elaboração deste trabalho e por está sempre a disposição quando mais precisei de suas orientações. Agradeço а todos оs professores pоr mе proporcionar о conhecimento nãо apenas racional, mаs а manifestação dо caráter е afetividade dа educação nо processo dе formação profissional, pоr tanto qυе sе dedicaram а mim, nãо somente pоr terem mе ensinado, mаs por terem mе feito aprender. А palavra mestre, nunca

6

fará justiça аоs professores dedicados аоs quais sеm nominar terão оs meus eternos agradecimentos. A professora Elaine Fernandes por passar todos seus conhecimentos que agregou de forma enriquecedora neste trabalho. À professora Ana Letícia por ter aceito fazer parte da minha banca examinadora e por seus ensinamentos essências na minha vida acadêmica, além de sua amizade que irá permanecer eternamente. E a todos qυе direta оυ indiretamente fizeram parte dа minha formação, о mеυ muito obrigada.

7

A fé em Deus nos faz crer no incrível, ver o invisível e realizar o impossível.

Hb 11:1

8

RESUMO

Este trabalho que tem por objetivo principal analisar a formação do profissional de hotelaria em São Luís – Ma, frente às exigências do mercado local. Aborda como é o ensino da hotelaria no Brasil, discutindo a qualidade de tal ensino e seu crescimento durante os anos. O forte crescimento do setor hoteleiro exige o aprimoramento do profissional através da formação acadêmica aprimorada, com condições de fornecer um hoteleiro flexível, adaptado, criativo, com poder de percepção, conhecimento inerente à profissão e capacidade de trabalhar em equipe. Com base nisso este trabalho aborda o panorama do Curso de Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão, os Cursos de Hospitalidade do SENAC – MA e perfil do profissional hoteleiro de São Luís – Ma. Estudo proposto caracterizado descritivo- exploratório do objeto. Segundo seus objetivos envolve pesquisas bibliográficas realizadas nos meses de outubro e novembro de 2014. Apresenta resultados sobre a formação do profissional de hotelaria em São Luis – MA e a opinião dos discentes sobre tal curso e se está satisfatório de acordo com as exigências do mercado. Este diagnostico possibilita reflexões e propostas baseadas em análises de questionários aplicados com alunos do curso de hotelaria da UFMA, afim de apontar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (114 Kb)   pdf (164.2 Kb)   docx (51.2 Kb)  
Continuar por mais 66 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com