TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRÁTICA DO ASSISTENTE SOCIAL EM UM HOSPITAL PÚBLICO DE SÃO LUÍS-MA: A prática do profissional e as dificuldades encontradas pelo mesmo

Por:   •  16/1/2017  •  Artigo  •  3.060 Palavras (13 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 13

A PRÁTICA DO ASSISTENTE SOCIAL EM UM HOSPITAL PÚBLICO DE SÃO LUÍS – MA: a prática do profissional e as dificuldades encontradas pelo mesmo

Maria Carolina Castelo Branco Cidreira [1]

Marta Cibele Lacerda Sales

RESUMO

Estudo sobre o exercício da profissão e as dificuldades do assistente social na área da saúde no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão. Abordando um pouco sobre o funcionamento do hospital, a participação e a importância do profissional dentro do mesmo. Destacam-se os desafios enfrentados pelo assistente social e a sua intervenção nesse processo. Também é observado, como o incentivo a saúde privada acaba prejudicando a pública, e também sobre os problemas que a política de saúde passa. Além disso, destacam-se as formas de inserção do assistente social no mercado de trabalho na área da saúde. Apresentam-se, ainda, a redução de gastos sociais feitas pelo Estado a qual prejudica o trabalho do assistente social, e que muitas vezes, por falta de conhecimento, o usuário acaba culpando o profissional pela falta de recursos. Também pontua-se a busca por direitos sociais feita pelo profissional dentro de uma realidade desfavorável. Palavras-chaves: Prática. Assistente social. Hospital público. Dificuldades.

ABSTRACT

Study about the exercise of profession and the difficulties of the social worker in health care at the University Hospital of Federal University of Maranhão. Boarding a few of the hospital's operation, participation and the importance of professional within it. Detach the challenges facing the social worker and his involvement in this process. It is also seen as encouraging private health to prejudice the public, and also about the problems that health policy is.  Over there besides, there are the forms of insertion of the social worker in the labor market in healthcare. Still-present, the reduction of social spending made by the State which affect the work of the social worker, and often, for lack of knowledge, you end up blaming the lack of professional resources. Also seeks to scores by social rights made by the professional inside of unfavorable reality. Keywords: Practice. Social worker. Public hospital. Difficulties.

  1. INTRODUÇÃO

Ao falar de Serviço Social automaticamente remete-se a ideia de luta pela efetivação dos direitos sociais, o que não está errado, visto que, este é o objetivo principal da profissão que busca constantemente a realização da cidadania e manifesta o compromisso para a construção de uma sociedade mais justa. Contudo, há um enorme empecilho no exercício profissional, a não materialização dos direitos sociais que estão assegurados por lei, o que acontece é a substituição destes, por políticas sociais, as quais refreiam os problemas ao invés de solucioná-los.

Inclusive é o que ocorre no campo da saúde, no qual a presença do assistente social busca contribuir na formação de uma consciência crítica, e procura em meio a fragilidades, as estruturas para atender a população. O Hospital Universitário Presidente Dutra, conta com uma equipe empenhada na defesa desses direitos sociais, que esforça-se para implementação das políticas sociais, pois atuam diretamente com a população usuária.

O Serviço Social deve ter sua ação direcionada pelo entendimento de que a luta pela afirmação dos direitos sociais não é uma ilusão. Cabe aos assistentes sociais o desafio de reexaminar e aperfeiçoar a contribuição político-profissional, a indagação de quais alternativas utilizadas na justiça social, possuir uma formação ética que visa o esclarecimento e as maneiras de execução dos direitos sociais, mesmo com as contradições que permeiam a vida profissional.

  1. A PRÁTICA DO ASSISTENTE SOCIAL NA ÁREA DA SAÚDE

Para compreender-se os parâmetros de atuação do assistente social, que estão estruturados no conhecimento da realidade, leva-se em consideração vários aspectos, um deles é a ação profissional que possui fundamentos teóricos-metodológicos formados pela história da profissão. O assistente social atua no auxílio aos trabalhadores, sendo este um vasto campo de trabalho. Esta atuação; pode ocorrer individualmente ou em grupo, e em muitos casos, o assistente social faz parte de uma equipe multiprofissional. Composta por profissionais que possuem os mesmos princípios e diretrizes trazendo assim benefícios para os trabalhadores.

Os assistentes sociais no campo da saúde, operam em quatro importantes áreas: atendimento direto aos usuários; mobilização, participação e controle social; investigação, planejamento e gestão; assessoria, qualificação e formação profissional. A partir disso, expõem-se algumas das principais ações criadas pelos assistentes sociais, vale lembrar que estas áreas não devem ser compreendidas separadamente. As ações primordiais a serem elaboradas pelos assistentes socais são: democratizar as informações por meio de orientações ou encaminhamentos quanto aos direitos sociais da população, construir perfil socioeconômico dos usuários, evidenciando as condições determinantes da saúde, com vistas a possibilitar a criação de estratégias de intervenção por meio da análise socioeconômica. Também é de responsabilidade do assistente social, facilitar o acesso dos usuários aos serviços.

O exercício do Serviço Social na saúde, é fundado na percepção da questão social e nos aspectos por ela gerados para que assim, o profissional possa estabelecer as táticas de intervenção e a propiciação dos direitos e do bem estar sociais. Desse modo, o papel assumido pelos assistentes socais, é obtido por meio das circunstâncias existentes na área da saúde.

O sistema de saúde vem sendo penalizado devido à falta de investimentos, causada pelo descompromisso das autoridades e isso acaba afetando a população. Dessa forma, as ações criadas pelos assistentes sociais estão conectadas a esse contexto. Estes profissionais, mesmo cercados de adversidades tem a oportunidade de articular intervenções que visam satisfazer as necessidades da população ao mesmo tempo que nota quais são os impedimentos.

As relações produtivas transformaram-se, as desigualdades da sociedade aumentaram, assim, foram surgindo outras necessidades que requerem do profissional outras habilidades. Nessas condições tornou-se essencial que os profissionais da área, tivessem uma visão e ação profissionais mais críticas. Para que desse modo, possa realizar suas intervenções.

Os profissionais do Serviço Social, são, através de sua formação, capacitados para lidar com necessidades. A prática profissional no ambiente da política de saúde, não se limita a simples atitudes feitas nas instituições, pois o assistente social possui um papel de importância na condução e realização de políticas que atendam as demandas sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (149 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com