TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Falta do acesso à educação de boa qualidade é um grande problema social

Por:   •  16/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.525 Palavras (7 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

No Brasil, a falta do acesso à educação de boa qualidade é um grande problema social, principalmente para os cidadãos de baixa renda. Em decorrência ao aumento do uso da tecnologia da informação esse quadro vem melhorando, ou seja, com a facilidade e ampla variedade de conteúdo disposto por meio da tecnologia, acaba gerando mais interesse em procurar novos conhecimentos e o uso dessas tecnologias no ambiente escolar têm sido considerado uma grande aposta para um desenvolvimento mais efetivo no contexto digital e social.

Debate-se muito, hoje em dia, que existe uma busca contínua para que seja realizado a difusão do conhecimento, sendo assim, quanto mais a tecnologia avança mais necessários se torna que os educadores possuem uma formação capaz de motivar, dialogar e enriquecer a capacidade de leitura e de interpretação dos jovens desta geração.

A tecnologia é uma ferramenta importante no processo de educação para que os indivíduos sejam mais críticos, participativos e tenham acesso à novas formas para a busca do conhecimento, dessa forma, possibilitando a inserção no mercado de trabalho e na sociedade. A educação escolar precisa mudar os protótipos convencionais de ensino para usufruir da tecnologia da informação e comunicação da melhor maneira possível, deixando que sejam desenvolvidas competências e habilidades capazes de fazer com que os envolvidos aperfeiçoem sua agilidade, raciocínio, ambição e autonomia para a busca de uma qualidade de vida melhor dentro da sociedade.

Apesar de ainda haver algumas barreiras, como falta de inserção digital em comunidades de baixa renda, considerando que o meio digital é uma ferramenta fundamental para que se consiga atingir um nível de qualidade de vida elevado e, com isso, uma inclusão social. Uma boa prática seria a introdução de materiais tecnológicos no âmbito escolar pois, consequentemente, com um melhor ambiente acadêmico para as pessoas mais carentes, mais oportunidade para buscar realização pessoal e profissional como capacitação para o mercado de trabalho por exemplo, com propósito de elevar expectativas do meio em que vivem e, assim, serem incluídos na sociedade.

Até mesmo o governo brasileiro percebe que o os métodos utilizados pelas escolas estão datados e os institutos de ensinos não estão se adaptando contemporaneamente às tecnologias do século XXI e é por isso que os projetos de inclusão digital são de extrema importância como, por exemplo, um projeto que incentive a comunidade a querer buscar mais conhecimentos sobre as áreas tecnológicas, assim como expor os possíveis problemas da falta de inclusão digital e, com isso, estabelecer soluções mais objetivas para o problema. É possível inferir que a tecnologia é um uma fonte de poder, pois ela viabiliza um gigantesco acesso à informação e que as mesmas pessoas que precisam da inclusão social são as pessoas que precisam da inclusão digital, indicando que a inclusão digital é somente um reflexo da inclusão social, como conclui (Schaeffer 2014).

Este projeto tem como objetivo promover a inclusão social de populações excluídas digitalmente, utilizando as tecnologias da informação como instrumento de construção e exercício da cidadania. Através da democratização do acesso e com ajuda da tecnologia disponível buscam-se a integração entre educação, tecnologia e cidadania, visando a transformação social.

Deve-se, como alternativa para as desigualdades sociais, incluir a informática como parte de uma matéria básica a ser aprendida nas escolas, principalmente públicas, desde o ensino fundamental para o desenvolvimento econômico e social futuro de nossos jovens pois é na inclusão no mundo digital que se inicia o processo de aprendizagem e comunicação assim como a ampliação de conhecimentos e relacionamentos como as redes sociais e sites de pesquisas. Reforça-se, então, a necessidade de um investimento com educadores capazes de transmitir tais conhecimentos para que, com isso, a comunidade de baixa renda consiga um lugar mais igualitário no caminho de inclusão social e inclusão digital.

Esta pesquisa tem como justificativa ampliar os horizontes de visão das pessoas com relação a importância da tecnologia, principalmente, no cenário acadêmico de forma que as pessoas consigam absorver as ideias aqui propostas e consigam incorporá-las nas suas vidas ampliando, assim, a sua forma de encarar as buscas pela informação.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Nesta seção são tratados os conceitos de inclusão digital e tecnologia da informação como meios de inclusão social às populações com níveis de renda inferiores.

2.1 Inclusão social

Para Oliveira e Silva (2015), na sociedade brasileira ainda se vivencia uma grande desigualdade social entre aqueles que têm privilégios em relação aos conhecimentos acadêmicos e aqueles que não tem. E isso pode acarretar negativamente os campos sociais onde os indivíduos não possuem estes privilégios como, por exemplo, a impossibilidade de acesso a empregos de qualidade, a dificuldade de acesso a uma cultura de alto nível, e até mesmo a carência no desenvolvimento educacional de seus filhos.

De acordo com Dias (2014), a falta de acesso às tecnologias inicia-se na situação econômica dos indivíduos, ou seja, a exclusão digital e a carência dos elementos fundamentais da tecnologia (comunicação, informação, conhecimento e aprendizagem) na sociedade existem, principalmente, pela exclusividade deste acesso que, devido seu custo elevado, reduz-se às camadas sociais mais altas e, com isso, excluem e privam as pessoas mais pobres de interagir com estas tecnologias e obter as informações necessárias para sua formação e inclusão devida na sociedade. Conclui-se também que a maioridade esmagadora de pessoas de baixa renda não possui acesso algum a computadores e muito menos à Internet, sendo que o brasileiro possui o direito à informação como previsto na Constituição Federal.

Apesar de mal direcionados e insuficientes, são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (81.8 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com