TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fisiologia Do Gosto

Pesquisas Acadêmicas: A Fisiologia Do Gosto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  1.627 Palavras (7 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 7

1

1.1 O autor diz que Gourmandise é uma predileção a alimentos saborosos, dês de que não se torne um habito não saudável causando indigestão ou embriaguez, fazendo com que o consumidor seja excluído das listas de gastrônomos, onde nesta lista só se encaixavam pessoas pomposas e finas que se alimentam e se portam com classe e com os devidos modos sem serem deselegantes.

Com a busca por alimentos diferenciados, onde muitas vezes traziam uma posição social, o comercio acentuou a Gourmandise, onde produtos como vinhos, aguas ardentes, açúcar, especiarias, conservas, produtos salgados, ovos, melões e uma grande diversidade de mercadorias viajavam de um continente a outros distantes.

Onde este tipo de comercio gerou uma grande quantidade de empregos nas mais diversas áreas e solicitando uma grande variedade de profissionais onde serviriam a indústrias gastronômicas, fazendo uma ligação e um elo entre comercio Gourmandaise.

Fazendo também com que gerasse diversos recursos fiscais onde abrangiam ( e abrangem ate os dias atuais) impostos , tributos e alfandegas onde todos os produtos comercializados pagam impostos .

A Gourmandise tem uma grande poder econômico onde o tratado de novembro de 1815 pôs fim as guerras napoleônicas fazendo com que a franca pagasse aos aliados 750 milhões de francos em um período de 3 anos.

Estes valores de encargos juntaram se a compensar os agravos de vários países cujo valor foi definido por soberanos em mais de 3 milhões de francos

Todos estes desapreços causaram problemas aos tesouros e a depreciação dos valores monetários, que acabaram que ameaçando o país a ficar sem dinheiro e sem meios de obte los.

A gastronomia e a necessidade de se alimentar faz com que haja contato com diversos países, comércios, entre tudo o contato principal que é o do fornecedor com o consumidor final, que se não houver um atendimento que agrade e que faca com que o cliente se sinta confortável e a vontade para saborear sua refeição com pleno prazer fazendo com que se bem tratados criam vínculos como o autor cita: “... Lei igual toda disposição de engenhosa hospitalidade necessita elogios explícitos; indispensável sempre que se manifesta a vontade de agradar.”

1.2 De acordo com o autor o prazer na mesa começou quando ao invés de se alimentar somente de frutas começou também as atividade de caça e preparo destes alimentos fazendo assim com os integrantes de um bando tivessem que manter contato e de alguma forma se comunicarem, fazendo assim com que criassem um dialogo, no começo esses alimentos eram divididos somente entre integrantes da própria família de pais para filhos, mais tarde aglomerando vizinhos fazendo com que houvesse uma amizade e socialidade

Porem concordamos e discordamos que o primeiro passo para a o prazer na mesa veio da necessidade de dividir o alimento porem o verdadeiro prazer não vem da necessidade de repartir o alimento e sim a busca de companhia e de comunicação fazendo com que os integrantes no momento de suas refeições sentissem prazer ao se alimentar e dividir seu alimento pois estariam em um momento de plena felicidade por dialogarem com familiares e como dito no livro mais tarde com vizinhos e assim passarem a se comunicar de forma com que favorecesse na evolução do bando, já que trocas de informações eram feitas e que esses integrantes no futuro poderiam caçar juntos e como consequência teriam uma quantidade de alimento maior para sua sobrevivência.

Fazendo assim com que houvesse um vinculo agradável e dinâmico no momento de se alimentar.

2

2.1 Primeiro momento histórico

- A criação do homem onde ele já nasce com fome e seu primeiro alimento é o leite materno

- A alimentação se torna frutífera com auxilio também de raízes e vegetais que estavam ao alcance.

- A invenção de armas para caçadas e a busca de alimentos frescos, o inicio do consumo de carnes vermelhas.

Segundo momento histórico

- A descoberta do fogo para se aquecer e para cozinhar

- A utilização do fogo para cozinhas com métodos de cocção sendo eles carne assada e cozida com legumes que antes comidos crus.

- Alimentos como pães começaram a serem elaborados, no inicio somente pães chatos.

- A criação de recipientes para que os alimentos sejam preparados em seu interior, como vasos entre outros que eram feitos de metais, bronze e todos os tipos de materiais resistentes ao fogo.

- A as carnes começaram a ser temperadas e as verduras bem cozidas, extraindo delas caldos e sucos, fazendo também geleias.

- Festins orientais e gregos onde trouxeram especiarias e perfumes.

- costumes de festins e de comer reclinados.

-Os vinhos gregos começaram a serem degustados com muita intensidade

- Festins Romanos

- A alimentação dos generais romanos , onde viviam de vegetais

- A ida de cozinheiros da Grecia para Roma onde foram se aperfeiçoar

- As explorações pelos diversos continentes foram trazendo consigo animais e produtos variados como as galinhas do mato e trufas da África, coelhos da Espanha os faisões da Grécia e os pavões da Ásia

- O cultivo romano pelos pomares

-A ressurreição de Lúculo onde durante os jantares e festejos tudo de melhor fora servido que durante as refeições haja musica, dançarinas e todos os artistas renomados da época onde haja organização de alto padrão e o maior luxo e glamour na recepção de todos os convidados, onde a hospitalidade será foco principal.

-Os romanos comem reclinados eles chamavam esta maneira de se alimentar de Lectisternium.

- Irrupção dos bárbaros onde houve uma queda do requinte no momento de se alimentar

-Dentre os deveres de hospitalidade a mulher começou a ocupar as cozinhas e preparar os alimentos

-o sucesso das Patisseries dentre os seus serviços o mais destacado era o café, que mais tarde tornaria se comum toma lo de manha, como alimento e após o jantar

- séculos de Luiz XIV e DE Luiz VX os suntuosos banquetes onde exigiam uma grande participação do cozinheiro onde fazia reuniões menos numerosas porem com refeições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com