TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Formação Do Leitor: Como Motivar Nos Educandos O Prazer Pela Leitura?

Trabalho Escolar: A Formação Do Leitor: Como Motivar Nos Educandos O Prazer Pela Leitura?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 3

Utilização das TICs como recurso pedagógico nas aulas de língua portuguesa

Introdução

As novas tecnologias provocaram mudanças profundas em nossa sociedade, em nosso cotidiano e na maneira que percebemos o mundo. Elas colaboram para transformar as relações humanas, contribuindo para uma mudança em geral, tornando-a uma sociedade do conhecimento ou sociedade da informação, expressões muito utilizadas hoje. Dessa forma, a educação por meio de seus estabelecimentos consegue ser, “como uma instituição construtora e transmissora de saberes (SANTOS, 2009)”, o local onde se sentirá a exposição e uso de novos meios de comunicação por parte dos alunos.

Novas tecnologias trazem desafios, indissociáveis deste sua gênese, que segundo SIMÕES (2009), é uma inovação consequente de uma sociedade competitiva e exigente condicionada pelo digital e pela necessidade de atualização constante. Temos hoje mais do que nunca, a reflexão das instituições de ensino sobre a utilidade da introdução das novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) nos currículos escolares.

Usar a TICs como uma ferramenta de promoção do saber ou melhor ferramenta no processo de ensino-aprendizagem, requer um aparato que segundo MEDEIROS (2010) é necessário que o professor tenha conhecimento sobre as possibilidades do recurso tecnológico, a fim de poder utilizá-lo como instrumento de aprendizagem. Para tanto, MEDEIROS (id) afirma que: Mercado (2002, p.21) afirma que:

"com as novas tecnologias, novas formas de aprender e novas competências são exigidas para realizar o trabalho pedagógico, e assim , é fundamental formar continuamente esse novo professor que vai atuar neste ambiente telemático em que a tecnologia será um mediador do processo ensino-aprendizagem ."

O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como proposta apresentar uma revisão bibliográfica do uso da tecnologia da informação e comunicação (TIC) no ensino e aprendizagem da língua portuguesa. O objetivo geral consiste em investigar, mediante um contexto histórico e atual, a relação entre o ensino de Língua Portuguesa e a aprendizagem mediada pelo computador. Este estudo investiga a utilização das TIC em uma escola da rede pública de ensino fundamental com alunos do 6º e 7º Anos em Itarema-Ce, baseado na incorporação do uso midiático como ferramenta pedagógica de ensino em Língua Portuguesa

A internet é um importante componente para auxiliar em diferentes áreas de conhecimento. Entretanto, sabemos das dificuldades de usar e interpretar a Língua Portuguesa dento do contexto tão mutável quanto a rede mundial de computadores. Muitos pesquisadores vêm propondo o conjunto tecnologia – educação, principalmente para o ensino de línguas. Esses teóricos defendem que o computador não deve ser usado em sala de aula apenas como mero instrumento, mas sim como um material essencial ao professor ao ser usado como elemento decisivo no processo de aprendizado.

O uso das Tic’s nas escolas enfrenta várias barreiras, dentre elas uma aversão à mudança que impossibilita a plena integração das novas tecnologias no contexto escolar. Essa resistência pode partir do professor ou da escola, no primeiro, pode ser por falta de interesse em mudar sua prática de ensino, insistindo em continuar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com