TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fuga Das Formigas

Pesquisas Acadêmicas: A Fuga Das Formigas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  248 Palavras (1 Páginas)  •  628 Visualizações

A câmera como lápis eletrônico

Quando, em 1996, foi criado o Laboratório de Pesquisa em Imagem e Som, foi escolhida a sigla “LAPIS” justamente por se acreditar que com a difusão das novas tecnologias audiovisuais a câmera de vídeo se tornaria uma modalidade de lápis eletrônico. Se naquela época a idéia da câmera de vídeo como um lápis eletrônico soava ainda como utópico, com o passar dos anos os equipamentos necessários para a produção de audiovisuais foram incorporados ao cotidiano, tornando-se tão triviais quanto os eletrodomésticos da cozinha.

Com a tecnologia digital, os recursos para a captura de imagens, em fotografia ou em vídeo, se popularizaram largamente. Os computadores também se difundiram e oferecem diversos recursos para um usuário amador manipular imagens digitais. A ampla circulação de vídeos na internet é uma evidência deste processo. A maior parte da população despende muito maishorascomaudiovisuais do quecomlivros. No entanto esta culturaaudiovisual adquirida no cotidiano - sobretudo através da televisão e, mais recentemente, da internet - não necessariamente resulta em uma recepçãocrítica dos audiovisuais, nem na capacitaçãopara se apropriar destas tecnologias.

Dado que os equipamentos estão cada vez mais acessíveis, que o sabertécniconecessáriopara operá-los é bastante simples e que a maioria das pessoas possui uma vasta cultura audiovisual, o desafio é transformar a junção destes elementosemferramentaspara o pensamento. É urgente que a culturaaudiovisualacumulada no contato diário com as tecnologias de informação e comunicação, particularmente pelas crianças e jovens, seja potencializada e transformada através de experiências pedagógicas que favoreçam apropriações críticas e criativas destas tecnologias.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com