TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Funções do Estoque

Por:   •  4/1/2016  •  Resenha  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  2.845 Visualizações

Página 1 de 3

A estocagem é a concentração de produtos em determinado intervalo de tempo. São escolhidos espaços distintos, buscando a melhor alocação de cada produto de acordo com o período de tempo que produto permanecera armazenado e com qual finalidade. E necessário programar suas instalações com base em suas funções primaria: manutenção, consolidação, fracionamento e combinação de estoques. Através disso se pode projetar um modelo de estocagem que satisfaça suas necessidades.

a) Manutenção: A estocagem tem como função a proteção e manutenção dos produtos que lá estão. A duração do tempo que esse produto permanecerá na estocagem e suas especificações que irão auxiliar no projeto do layout de suas instalações que variam entre um armazenamento de longo prazo, armazenamento de produtos de uso comum e o armazenamento temporário.

b) Consolidação: Para minimizar custos, produtos de lotes pequenos e de fontes variadas são armazenados em pontos de coletas para que cargas pequenas sejam consolidadas em cargas maiores. Esse caso é considerado quanto à quantidade do lote não justificam envios isolados. Difere-se de um armazém pelo tempo em que permanecem nesses centros, sua estocagem é temporária enquanto que em um armazém sua estocagem pode ser em longo prazo.

c) Fracionamento de volumes: Quando se envia pedidos de grande volume para serem fracionados buscando o menor custo no envio.

d) Combinação: É a combinação de componentes de linha de produtos, a fim de minimizar custos com o transporte de lotes pequenos onde serão montadas de acordo com seus pedidos. (BALLOU,2006)

2.1.2 Custos de estocagem

Estoques têm ligação direta com os custos, por se tratar de parte relevante no levantamento de resultados pelos gestores (MONTEIRO & RAMOS, 2014)

a) Custo de Aquisição: É relacionado com o custo de todo processo (processamento, preparação, transmissão, manutenção e pedido de compra) que determinam as quantidades a se repor. (BALLOU, 2006).

Segundo Bertaglia (2003) os custos de aquisição se dividem em custos fixos e variáveis. Os principais custos de aquisições são os administrativos, inspeções, movimentações diversas e possíveis descontos dado a compra de volumes maiores.

b) Custo de Manutenção: “São aqueles resultantes do armazenamento, ou propriedade, de produtos durante um determinado período, proporcionais à média das quantidades de mercadorias disponíveis.” (BALLOU p.279, 2006)

b.1) Custos de Espaço: São relacionados com o espaço utilizado na estocagem, em caso da utilização de espaços alugados o custeamento é feito por peso do material armazenado e o tempo de sua utilização. Seus custos são compostos pelas operações e recursos que são utilizados como funcionários, energia elétrica, água, entre outros.

b.2) Custo de Capital: São relativos ao custo de itens estocados, e podem equivaler a 80% dos custos totais referente ao estoque. Esses custos são intangíveis por que estoques possuem uma combinação de ativos de curto e longo prazo, afim de suprir a necessidade de produtos que tem uma demanda sazonal e de longo prazo, e também pode ocorrer a variação da taxa de juros e o custo da oportunidade.

b.3) Custos de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (62.1 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com