TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Física em Hollywood

Por:   •  25/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.438 Palavras (18 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 18

FÍSICA EM HOLLYWOOD

Sumário:

Resumo.......................................................................2

Le Voyage dans la lune...............................................3

Perdido em Marte........................................................3

Uma Odisseia no Espaço............................................4

        Gravidade....................................................................4

        Interestelar..................................................................5

        Star wars.....................................................................5

        De volta para o futuro.................................................6

        Flash...........................................................................6

        Mercúrio......................................................................7

        Homem de Gelo..........................................................7

        Homem aranha ..........................................................8

Super Homem ............................................................8

Conclusão...................................................................9

        Bibliografia..................................................................10

         

 

        

 

Resumo

Vamos apresentar um trabalho sobre os filmes de hollywood em relação a física, trabalhamos os filmes pela ordem cronológica, evolução e por gênero. Esse trabalho foi direcionado para explicar e comentar cenas de filmes em relação as verdades e ficções da física, buscamos apresentar pontos dos filmes aonde não respeitam a física.                                                              Vamos comentar sobre os filmes de diferentes aspectos, começando pelo filme de 1902, Le Voyage dans la lune”, ele foi o filme pioneiro na categoria de ficção, logo após vem “Interestelar” que foi um filme que espantou os físicos espectadores por causa da qualidade em produzir um filme respeitando as leis da física, o filme teve como um dos produtores Kip Thorne, um físico conceituado que já teve fotos ao lado Stephen Hawking e outros grandes influentes do mundo da física.                                                                      Começando um lado menos realista e mais futurístico vem “Star Wars” que não se preocupa com os conceitos da física. Seguido de “De volta pro futuro” que trabalha outra tipo de ficção mas ainda precisa respeitar os conceitos da física para tornar o que acontece no filme realidade, após passar por esse tipo de ficção seguimos para os filmes de Super heróis, onde nesse mundo fantasioso buscamos explicar algumas de suas façanhas curiosas.

Le Voyage dans la lune

Um grupo de homens viaja à Lua, sendo levados por uma cápsula lançada de um canhão gigante, mas acabam sendo capturados por homens-lua. O filme foi lançado em 1 de setembro de 1902, produzido e dirigido por Georges Meliés.

No filme podemos perceber que o diretor não se preocupou em usar os conceitos da física, e também nessa época não tinham os devidos conhecimentos, a primeira viagem para a lua foi em 1969. Em 20 de julho de 1969 Armstrong se tornou o primeiro homem a pisar na superfície lunar.

No filme podemos analisar que a capsula é lançada por um canhão, os devidos cuidados em respeitar a gravidade, a falta de oxigênio e as forças da natureza não são levadas em conta.

Perdido em Marte

No filme, Watney utiliza uma combinação de suas próprias fezes, água e solo marciano para cultivar batatas. De acordo com Dave Lavery, da NASA, isso é mesmo possível. “Nós temos alguns experimentos de cultivo simulando o solo de Marte e tudo indica que essa ideia é bem realista”.                                                                        Em Perdido em Marte, tornados gigantes são formados. Se a atmosfera marciana é tão fina, é possível que ela consiga realizar esse tipo de fenômeno? A resposta é sim. No planeta vermelho ocorrem redemoinhos, que chicoteiam a superfície. Eles podem chegar a ter mais de 800 metros de altura.                                                                            Passar meses na superfície de Marte, como faz Watney no filme, traria sérios riscos à saúde, fazendo com que ele desenvolvesse doenças relacionadas com a radiação, como câncer, por exemplo. Na realidade, os astronautas da futura missão a Marte terão que ir para o subsolo, para se proteger contra a radiação do Sol.                        Na cena onde Damon entra em contato com a tripulação, o personagem escreve e lê as respostas em tempo real, quando na verdade haveria uma demora de muitos minutos para que as mensagens fossem e voltassem de Marte. Sair de Marte é, na verdade, o maior obstáculo que a NASA tem a superar nas próximas missões.  

  Plantar vegetais em marte para garantir sua sobrevivência pode parecer algo de ficção cientifica entretanto brevemente pode vir à tona e se tornar realidade.  A NASA iniciou o projeto “Plantar batas em marte”, com apoio da CIP (Centro Internacional de Batatas), do peru. Da maneira similar ao filme Perdido em marte, as companhias pretendem construir um Domo no planeta vermelho pra o cultivo de batatas que alimentará os astronautas da primeira viagem a marte, previsto para 2030.                                                                                           Para reproduzir as condições do planeta vermelho em laboratório eles usaram parte do solo vulcânico do deserto de Pampas de Lajoya, localizado no Peru. O solo foi escolhido pois tem condições semelhantes ao solo Marciano, por conta de não contar muitos nutrientes.  

Uma Odisseia no Espaço (1968)

Foi um dos filmes que mais marcaram na categoria de ficção em relação a viagem ao espaço, mesmo sendo produzido antes do homem realmente conhecer a lua, o diretor respeita muitos conceitos físicos, um deles é que não existe matéria no espaço então como o som é uma onda mecânica ele precisa de matéria para se propagar, e no filme nas cenas em que o espaço esta como principal não tem som, além de respeitar a gravidade e a falta de oxigênio, ele abusa um pouco quando usa a tecnologia, inteligência artificial e vida extraterrestre em algumas cenas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (149.1 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com