TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO PÚBLICA E POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL

Por:   •  2/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  4.200 Palavras (17 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE PAULISTA

Ricardo Osti Duque

Prefeitura Municipal de Nova Mutum

 PIM IV

Nova Mutum-MT

2016


UNIVERSIDADE PAULISTA

Ricardo Osti Duque

Prefeitura Municipal de Nova Mutum

 PIM IV

Projeto Integrado Multidisciplinar IV para obtenção do título de Técnologo em Gestão Pública apresentado à Universidade Paulista – UNIP

Nova Mutum-MT

2016


RESUMO

A Gestão Pública se encarrega da organização, elaboração e avaliação das políticas públicas de competência do Estado. Nesse estudo sera abordado o funcionamento da Prefeitura Municipal de Nova Mutum, no qual sera apresentado seu modelo de administração e sua estrutura administrativa, bem como, suas políticas municipais, assunstos pertinentes a matéria de Gestão Pública e Políticas Públicas no Brasil. Assim como, os assuntos referentes a matéria de Introdução à Teoria do Estado, como a classificação quanto ao seu nível de intervenção na economia e sociedade e os investimentos realizados pela entidade. Do mesmo modo, sera abordado a matéria da Dinamica nas Relações Interpessoais. Foram realizadas pesquisas de campo na prefeitura, onde foi conhecido seu funcionamento prático e sua estrutura administrativa.

Palavras chaves: gestão-pública-política-gerencial-administração


SUMÁRIO

     1.INTRODUÇÃO......................................................................................................01

2. GESTÃO PÚBLICA E POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL.............................03

  2.1Estrutura administrativa e modelo de administração..........................................04

  2.2Políticas Públicas………..…………..……….………...........................................06

3. INTRODUÇÃO À TEORIA DO ESTADO.............................................................10

3.1Intervencionismo Estatal…………………………................................................11

3.2Investimentos realizados pelo Setor Público......................................................13

4. DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS.................................................14

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................15

6.REFERÊNCIAS......................................................................................................16

  1. INTRODUÇÃO

A administração da Prefeitura Municipal de Nova Mutum passou por diversas mudanças ao longo do tempo até chegar no modelo que é hoje, o modelo gerencial de administração. Esse avanço surgiu em decorrência dos profundos avanços tecnológicos e da necissadade do município em uma melhor gestão de pessoas.

Na década de 1990 o município recebia um grande número de pessoas em razão de sua colonização. Dessa forma, a demanda por melhores condições de vida por parte de sua população se tornou maior. A Prefeitura com isso investiu fortemente em políticas públicas que auxiliaram o municipio a alocar essas pessoas.

A Administração Gerencial trouxe uma nova perspectiva em relação ao cidadão de Nova Mutum, reconhecendo-o como principal beneficiário das ações do Município. A ênfase na participação representa o envolvimento de todos os servidores na melhoria do serviço público, e no compromisso de cooperação entre os funcionários para o aperfeiçoamento contínuo, buscando assim a satisfação do cidadão.

 As atribuições da administração pública foram crescendo e com isso incluindo quase todas as esferas da sociedade. Como resultado da democratização do Estado, a administração pública ganhou novas e complexas atuações nas áreas da saúde, educação, lazer, relações de trabalho entre outros.

Com isso, criou-se uma grande quantidade de setores que exigem ampla fiscalização, intervenção e regulação.

        

A participação popular nessa conjectura foi de fundamental importância para o desenvolvimento desse contexto. Não só pelas realizações de Parcerias Público Privadas (PPP) , mas também, pela pressão por projetos e sua fiscalização por parte da própria população de Nova Mutum.  

A sustentabilidade também faz parte dos programas e preocupações da gestão da Prefeitura Municipal de Nova Mutum. Em 2010 a cidade introduziu, por meio do prefeito, o ISSC (System: International Sustainability & Carbon Certification), que é  o padrão internacional para a produção sustentável de biocombustíveis.

 A participação de Nova Mutum no ISCC é de suma importância para o agronegócio brasileiro por questões básicas como o alinhamento dos produtores com os países importadores e a vantagem competitiva que isto representa.

Diante disso, o objetivo principal deste trabalho é evidenciar a importância do modelo de administração adotado pela entidade, bem como, sua preocupação com o desenvolvimento sustentavel, suas políticas públicas e sua intervenção na econômia e sociedade de Nova Mutum.

  1. GESTÃO PÚBLICA E POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL

   

O conceito de Administração Pública evoluiu consideravelmente no século XX. De acordo com Fischer (1984, p.278), a partir dos anos 30, a administração pública teve um enfoque teórico mecanicista, estabelecendo relações entre organização pública e privada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.5 Kb)   pdf (298.7 Kb)   docx (340.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com