TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO SEGURANÇA PUBLICA

Por:   •  19/1/2019  •  Monografia  •  12.995 Palavras (52 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 52

INSTITUTO VISÃO EDUCACIONAL  

ÉRIKA CRISTINA C. RODRIGUES

 CURSO: GESTÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA

GOIANIA – GO

2019


Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Visão Educacional, como parte das exigências para obtenção do Certificado do Curso Sequencial em Gestão de Segurança Pública.

Orientadora: Professora Paula Soares

GOIANIA – GO

2019


RESUMO

O presente trabalho visa analisar o desenvolvimento das estratégias utilizadas para combatê-lo a criminalidade em nosso país que envolve a participação da sociedade, tendo em vista o contexto da segurança pública em uma sociedade democrática.

Palavras chave:  “Segurança Pública” e Ética dos servidores públicos no Brasil.


CONASP Conselho Nacional de Segurança Pública;

PRONASCI Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania;

IGPM Inspetoria Geral das Polícia Militares;

ESG Escola Superior de Guerra;

UNESCO Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura;

FARC Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia; FIESP Federação das Indústrias do Estado de São Paulo; IPEA Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas;

PIB Produto Interno Bruto;

 IGP Índice Geral de Preços; FGV Fundação Getúlio Vargas; SUS Sistema Único de Saúde;

SUSP Sistema Único de Segurança Pública;

PNAD Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios; IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística; INFOSEG Informações de Segurança;

SENASP Secretaria Nacional de Segurança Pública;

PNSP Plano Nacional de Segurança Pública; ENASP Estratégia Nacional de Segurança Pública; DST Doenças Sexualmente transmissíveis;

GGI Gabinete de Gestão Integrada;

SINESJC Sistema Integrado Nacional de Estatística de Segurança

Pública e Justiça Criminal

.


  1. - INTRODUÇÃO

Ao analisar sobre o desempenho do gestor público, na atual, sem dúvida, é indispensável. No meio a tantos debates intensos em relação à ética na política, a banalização da falsificação tornou-se evidente no setor público, um exemplo recente é a notícia publicada pela Folha do Pará, no dia vinte e quatro de outubro de dois mil e onze. O Ministério Público do Pará, por meio da Promotoria de Justiça de proteção do Patrimônio Público do Pará propôs ação civil pública por ato de desonestidade administrativa, contra a secretária municipal de Educação do Pará, pela contratação irregular de uma Empresa, sem a devida licitação.

É inacessível que a falsificação é um problema grave e estrutural da sociedade e do sistema político do país. Há tempos a ambígua da corrupção vem sendo discutida na sociedade. Podemos verificar que a ética está no sentido do diâmetro relacionado ao padrão de procedimento do indivíduo, dos profissionais e também do político. Ela surge nas carcaças administrativas devido ao terreno produtivo encontrado e governadas por políticos sem ética. Entretanto, não podemos nos esquecer de que há pessoas muito éticas e conscientes de suas repressões e papéis em todas as organizações.

Para a absorção de dados para a solidificação deste estudo, foi aplicado um questionário específico de treze perguntas com a Diretora do Departamento de Educação e Cultura, objetivando diagnosticar se a mesma está preparada e capacitada e se ela se apoia em princípios éticos para lidar com suas funções e com seus servidores; e outro questionário com dezessete perguntas, respondido, também pela diretora, e pelos seus seis colaboradores. O intuito deste é verificar se os mesmos estão seguindo metodologias éticas como expressão de cultura ou se estão sendo impostos a realizar suas funções. Examinando ainda, se há ou não   integração entre servidores/servidores, gestora/servidores e órgão público/gestora.

             Os questionários foram realizados com base no tema em estudo.

A forma de pesquisa escolhido para compor este estudo foi em grande qualidade, sendo que, a técnica de coleta de dados utilizada foi à aplicação de questionário estruturado de perguntas, em sua grande maioria, fechadas.

Para atingir os objetivos escolhidos, fizemos uma pesquisa bibliog. Após leituras e estudos sobre o assunto, agendamos uma visita ao Departamento de Educação e Cultura, localizado no município de Tucuruí - PA. Por meio dessa visita conseguimos material suficiente para aprofundar e ilustrar a pesquisa proposta. Também foram sobrepostos questionários, cujas respostas foram analisadas por meio de um texto dissertativo com a percentagem de resposta para cada pergunta que permitiu visualizar didaticamente o pensamento de cada um.

Dessa forma, com os dados coletados, foi possível fazer uma classificação entre as respostas, que tratam do tema estudado, dos servidores, assim como, as da Diretora e verificar a porcentagem de opiniões positivas e negativas do setor estudado.

  1. - CONCEITOS DA ÉTICA E MORAL

Todas as pessoas que desempenham funções públicas sabem que interesses pessoais não se devem sobrepor aos dos munícipios sob pena de comprometer os recursos e, portanto, a manutenção do próprio emprego. Contudo, não raramente, a mídia divulga tumultos e mais tumultos no setor público.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (85.9 Kb)   pdf (359.7 Kb)   docx (58.6 Kb)  
Continuar por mais 51 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com