TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Democrática

Monografias: A Gestão Democrática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  297 Palavras (2 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 2

A GESTÃO DEMOCRÁTICA

A gestão democrática frente aos novos modelos de desenvolvimento da educação brasileira e a seu estável progresso tem instigado transformação em relação à direção escolar, que passa a cognomino gestão escolar, tornando-se uma ação mais eficaz, visando às capacidades humanas em que se distingue também a seriedade da participação conscienciosa e aclarada nas deliberações necessárias e sua concretização mediante um ajuste coletivo com vistas à maior pujança e valor no processo da gestão democrática na escola pública.

A instrução é decorrência da tradição humana que é determinada ao longo da história e a escola torna-a sistematizada. Observar a seriedade da eficácia do estabelecimento escolar público, que deve considerar a recepção das camadas populares, pois é através da educação que a humanidade da pessoa é edificada, no grau em que a instrução moderniza o homem enquanto individuo histórico.

A gestão escolar democrática voltada ao afazer grupal aprecia a escola, não sendo insensível ao que acontece no seu interior, estará comprometida em trabalhar bem, preocupada em procedimentos dinâmicos. Procedimentos esses que instigarão a participação do aluno, sem abrir mão da ação do docente, patrocinando a conversa entre ambos sem abandonar a valorização a tradição historicamente determinada e sem perder de vista o empenho do aluno, seu compasso de aprendizagem, seu acréscimo psicológico, a sistematização da informação, bem como sua classificação e nuança para efeitos do procedimento de transmissão-assimilação dos teores cognitivos.

A gestão democrática da escola é uma etapa importante no exercício da democracia, pois o envolvimento na gestão da escola pública harmonizará o mais perfeito conhecimento do funcionamento da escola e de todos os envolvidos no processo (comunidade escolar). Mas, para esse procedimento de fato ocorrer, ainda é indispensável autenticar organismos que avalizem a democratização na gestão, ou seja, é preciso estimular a participação da comunidade dentro da escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com