TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Produtos

Por:   •  1/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.281 Palavras (10 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 10

1. INTRODUÇÃO & HISTÓRICO DA CATEGORIA

        O grupo buscou nesse trabalho uma forma eficiente de produzir um produto já existente no mercado, mas adaptando sua embalagem e dando aos clientes uma maior comodidade. A escolha do produto não foi fácil de ser feita, uma vez que queríamos criar algo que pudesse realmente trazer impactos positivos para o consumidor. O primeiro passo para elaborarmos esse produto foi começando a fazer um questionamento sobre produtos que são muito utilizados, mas não são práticos, focando em vender uma melhoria. Uma vez que encontramos um produto que poderia ser melhorado, pensamos em uma forma de acrescentar um diferencial competitivo nele, que não fosse impactar em seu preço de produção, criando também uma identidade ao produto.

        O produto elaborado foi um compartimento de plástico para leite condensado – similar a um pote de Nutella – com um diferencial de possuir um ‘bico’ (igual os de jarras) para possibilitar a saída do leite condensado de forma mais eficiente.

        A história da alimentos enlatados, como é a principal forma de embalagem do leite condensado hoje em dia, teve inicio no século XIX, sendo criado para suprir a necessidade de conservar alimentos para exércitos em campanha. Os estudos e testes com os enlatados teve início com o francês Nicolas Appert, em 1975, ele tinha a motivação de vender ao governo francês uma forma de impedir a deterioração dos alimentos usados pelas tropas do país. Juntamente com as descobertas elaboradas por Appert, o comerciante inglês Peter Durand, motivando-se com a oportunidade de elaboração de um produto disruptivo usou o que foi descoberto por Appert e desenvolveu recipientes revestidos com estanho, a futura lata. As tropas inglesas e francesas já utilizavam de enlatados a partir do ano de 1815. O produto deixou de ser de uso exclusivo dos militares e chegou aos Estados Unidos, para comércio aberto, em 1926, consolidando-se no mercado na década de 30 – Hoje o produto são populares no mundo todo, tendo uma produção anual de aproximadamente 200 bilhões de latas de comida.

        A produção do plástico surgiu em 1862, em Londres, quando o inglês Alexandre Parkes apresentou a ‘Parkesina’, a percussora da matéria plástica. Ela apareceu como uma ótima substituta da borracha, porém os altos custos de produção foram um empecilho para propagação da ideia e da aceitação do público. Passando por várias evoluções, com a Celuloide, em 1870, onde o americano John Hyatt aperfeiçoou o produto deixando o mais rígido, o Celofane, em 1905, que foi criado pelo engenheiro suíço Jacques Brandenberger, e até chegar na Polimerização, entre 1930 e 1950, que foi quando se desenvolveu de fato o plástico que temos hoje, que é diversificado em vários polímeros (neoprene, EPS (Isopor®), PVC (vinil), poliuretano, PA (poliamida –náilon), PET, PTFE (teflon®), silicone, PP (polipropileno) e PE (polietileno). Por fim, as inovações na alimentação com o uso do plástico ocorreram com as embalagens, que passaram a proteger os alimentos desde o transporte até o consumo. Hoje é possível, dependendo do material plástico usado, usar o plástico para prolongar a vida útil do alimento, evitando contaminações e o desperdício.

2. TAMANHO DO MERCADO & PRINCIPAIS CONCORRENTES

        O leite condensado, segundo um dado de 2011, é um dos produtos que apresenta maior crescimento em produção no Brasil, dando margem para adaptações – já que há um público que é adepto do produto, e é produzido por indústrias de pequeno, médio e grande porte intensificando a concorrência do ramo. Em 2007, entre janeiro e maio, a receita com as vendas externas de leite condensado correspondeu a 43,2% do total de US$ 50,728 milhões em lácteos exportados pelo Brasil, ou seja, além de toda a força que o leite condensado possui em território nacional, possui também um amplo mercado externo. Por esses dados, é possível afirmar que há amplo espaço para produção e inovações do produto, da embalagem e da divulgação no mercado.

        Com tamanho consumo do leite condensado pela população, não é surpresa que possua inúmeras empresas no ramo, entre elas: Baduy, Betania, CEMIL, Doce Triangulo Minei, Embare, Florida, Frimesa, Frisia, Grupo Vencedor, Italac, Itambe, Lactalis, Lat Marajoara, Lat Tirol, Leite Jussara, Mococa, Nestle, Piracanjuba, Quata Alimentos, Sabe – Deste grupo, destaca-se como principais produtores a Nestlé, Italac e italac. Há diferentes embalagens no mercado para o produto, sendo a principal os enlatados, há caixas de papelão e alguns plásticos também. Sabendo disso, começamos a elaborar esse produto que possui um diferencial competitivo as demais embalagens.

3. O PRODUTO

  1. Conceito & Classificação

        O produto trata-se de um recipiente de plástico, que pode ter diversos tamanhos, com uma tampa que pode ser colocada e retirada, mantendo o leite condensado preservado e protegido pelo tempo que o consumidor quiser, e permitindo a ele usar a quantidade exata desejada na hora do uso do produto, não ficando refém do uso completo do recipiente. Possui um diferencial de ter um ‘bico’ ao redor da borda que permite o leite condensado escorrer de forma conduzida e controlada até o seu recipiente final. Esse produto é destinado a todos os consumidores de leite condensado, e permitirá o seu cliente usá-lo da forma que bem desejar; sendo um produto para quem quiser usar no dia-a-dia. Como a embalagem não vai acrescentar preços significantes para a produção do leite condensado, continuará tratando-se de um bem não durável, aonde o consumidor poderá comprar o produto com um baixo risco, apresentando uma curta duração (a partir do momento de abertura do mesmo) e podendo ser comprado em qualquer lugar, com facilidade.

  1. Hierarquia

        O benefício central do produto é um recipiente adequado com o diferencial de um bico para saída do leite condensado, sendo assim, trata-se de um produto de plástico, reciclável, que fará o cliente esperar, no mínimo, uma tampa que feche adequadamente, e que o bico do produto consiga fazer com que o leite condensado percorra o caminho de saída de forma correta, evitando desperdícios e sujeiras. O produto ampliado pode possuir como brinde na compra desse leite condensado, um medido para preparação de receitas, e o produto potencial, sendo um recipiente de plástico térmico, onde o cliente poderá manter a temperatura do leite condensado da forma que desejar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (98 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com