TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Globalização no Brasil

Por:   •  23/11/2017  •  Dissertação  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 2

A globalização está presente em todo o mundo hoje em dia, ela teve seu auge com diversos avanços tecnológicos para a melhoria da comunicação. O Brasil sofre e se beneficia ao mesmo tempo com a globalização. Ela pode trazer tanto um quanto outro quando é citada, por exemplo, na cultura brasileira e na economia. O Brasil ele importa e exporta produtos fazendo com que seja ativo no mercado internacional. O Brasil acaba sofrendo, pois os produtos que são exportados são enviados com um valor menor do que os produtos que são importados, um exemplo de malefício da globalização é a competição das empresas para a produção ser maior com menor custo possível cortando muita mão de obra que julgam ser desnecessária causando muito desemprego. Mas podemos detectar também benefícios que por meio da internet, filmes, musica e etc., podemos acompanhar novas culturas e conhecer um pouco mais sobre outros países.

No entanto o Estado acaba sendo modificado devido à globalização. O seu papel ainda não esta definido. Com a globalização o Estado está em mutação constante.

A identidade nacional está entrelaçada no processo de globalização que o Brasil está vivenciando. Os elementos que formam a identidade de uma nação são: uma língua em comum, os heróis nacionais, as festividades tradicionais e populares, pratos típicos, valores comuns e sentimento de pertencimento. A Identidade não está nos genes de cada cidadão, está na cultura, nos valores familiares. Por exemplo: Se um brasileiro for retirado do seu país de origem (Brasil) longe de seus pais e familiares e for levado para o Canadá, ele não aprenderá nada sobre sua cultura brasileira, pois o mesmo não terá esse contato com cultura brasileira.

A globalização afetou a produção da identidade nacional brasileira com uma mistura de culturas diferentes, mesmo sendo a cultura brasileira uma mistura de vários países, pois sua cultura original está quase extinta porque a cultura brasileira originaria é a dos índios brasileiros, que por sua vez quando os portugueses chegaram perderam sua cultura para a cultura portuguesa. A maioria dos países já passou por uma mudança na cultura não é que, com a globalização, o Brasil vai perder a sua identidade nacional brasileira vai acabar passando por uma transformação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (32.2 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com