TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gripe Espanhola e Covid 19

Por:   •  8/9/2022  •  Resenha  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

ARIANE DIAS DOS SANTOS

 

Manacapuru / AM

2022

A gripe espanhola, e a Covid 19 consideradas pandemias atingiu todos os continentes  deixando uma  marca de tragedia na historia  do mundo inteiro, cada uma em sua época.

De acordo com a Revista Brasileira de Análises Clínicas, a pandemia da gripe espanhola, também conhecida como influenza, foi uma das enfermidades infecciosas mais devastadoras de que se teve notícia, sendo considerada o maior flagelo sanitário da história moderna. EM termos numéricos, a revista afirma que cerca de 500 milhões de pessoas foram infectadas e em torno de 40 a 100 milhões foram a óbito, números muito superiores aos observados na Primeira Guerra, que oscilaram entre 10 a 20 milhões de mortes.

A revista também afirma que os sintomas estavam relacionados a uma pneumonia de surgimento rápido, seguida de morte em 48 horas. Em um artigo publicado no site do hospital do coração, a gripe espanhola foi uma pandemia que ocorreu entre 1918 e 1919, atingindo todos os continentes registrando 50 milhões de óbitos e que não se sabe o local de origem, entretanto, sabe-se que ela se iniciou de uma mutação do vírus influenza (H1N1), que se espalhou das aves para os humanos. O mesmo artigo afirma que os primeiros casos foram registrados nos EUA, numa instalação militar em Kansas, e que algumas semanas depois mais de mil e cem militares foram contaminados, espalhando-se pelo mundo principalmente por conta das tropas no período da primeira guerra mundial, com impacto direto nos países que participavam desse conflito.  Esses mesmos países não divulgavam notícias sobre a doença.  

O artigo publicado no site do Hospital do coração conta com discussões políticas em relação ao caso de como alguns países estavam lidando politicamente com relação a epidemia – “o presidente norte americano Woodrow Wilson (1856-1924) censurou a imprensa para que as mortes não fossem noticiadas”. Mas como o artigo ainda afirma, que como a Espanha não estava envolvida diretamente no conflito, as notícias sobre a doença vinham de la, e por essa razão a gripe ficou conhecida como “Espanhola”.

Atualmente o mundo vivenciou outro evento histórico com teor epidêmico, em que deixou traços de trauma na população mundial, a Covid 19. As medidas de prevenção os sintomas apresentados, proporção de óbitos por número de população.  As medidas de prevenção utilizadas na época da gripe espanhola são as mesmas utilizadas recentemente com a Covid, em que as pessoas usavam máscaras como forma de evitar troca de fluidos, outra forma foi evitar ambientes contaminados e até mesmo o uso da quarentena foi um método de prevenção utilizada por ambos os contextos epidêmicos.  Outra situação em comum entre os dois casos foi em que ambas ninguém sabia um tratamento correto já que se tratava de algo novo pra todos inclusive para o setor de saúde o que gerou confusão na resolução da situação tanto para as pessoas em geram incluindo até mesmo os profissionais da área de saúde.

REFERENCIA BIBLIOGRAFICA

https://hospitaldocoracao.com.br/novo/midias-e-artigos/artigos-nomes-da-medicina/gripe-espanhola-a-mae-de-todas-pandemias/

http://www.rbac.org.br/artigos/memoria-medica-gripe-espanhola-de-1918/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (138.3 Kb)   docx (269.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com