TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Espanhola:as Touradas

Ensaios: Cultura Espanhola:as Touradas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  2.534 Palavras (11 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 11

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

ERINALDA MARIA DA SILVA

Diagnóstico da problemática social local/Regional e a importância dos indicadores sociais

ERINALDA MARIA DA SILVA

Trabalho apresentado as disciplinas apresentado á Universidade Norte do Paraná como requisito parcial na disciplina de Oficina de Formação: Projeto de Intervenção, A realidade regional e o Serviço Social, Planejamento Social, Estágio Curricular Obrigatório II.

Orientador: Amanda Boza Gonçalves, Clarice da Luz Kernkamp, Roseane Ap. B. malvezzi, Valquíria A. Dias Caprioli,

Picos Pi

2013

IDENTIFICAÇÃO

PROJETO:

Diagnostico Sócio Econômico do Bairro São Francisco

EXECUÇÃO

Universidade Norte do Paraná curso de serviço social

PARCERIAS

Secretaria Municipal do Trabalho e Ação e ação social

Centro de Referência de Assistência Social – CRAS

Associação de Moradores do Bairro São Francisco

ÁREA DE ABRANGÊNCIA

São Francisco

PERÍODO DE REALZAÇÃO

Agosto a Setembro 2013

INTRODUÇÃO

No intuito de inserir o corpo discente do Instituto Universidade Norte do paraná em atividades práticas associadas a disciplinas curriculares, o curso de Serviço Social, buscou implementar ações através da implantação de diagnóstico, que se constitui no espaço que possibilite a ao aluno a interlocução entre teoria e prática, vivências individuais e grupais, de pesquisa desenvolvimento de projetos que integram os objetivos institucionais. apresenta como finalidade a coordenação das execuções de projetos que ao tempo que fortalecem a formação profissional, identificam e participam efetivamente do aprimoramento de políticas adotadas em benefício da comunidade em que desenvolve uma educação ampla, desenvolvendo a situação do aspecto da saúde, expondo os meios como são os divertimentos da população daquele daquela comunidade mostrando como pode ocorrer as possibilidades de serviços para sobrevivência.

Uma das principais motivações em desenvolver esse trabalho se deve, principalmente, à necessidade de aprofundar conhecimentos frente à dinâmica da comunidade do bairro São Francisco, localizada no município de Paulistana/PI. O diagnóstico tem como objetivo analisar como vem se constituindo este bairro, caracterizando os principais aspectos que estruturam e apontando possibilidades de desenvolvimento a partir dos potenciais identificados. o referido diagnóstico representa a busca em efetivar o compromisso de responsabilidade social para com a comunidade paulistanense, comprometendo-se com o desenvolvimento de projetos sociais voltados para uma visão positiva do futuro da comunidade, a partir da adoção de padrões de conduta ética que valorizem igualmente o homem, a sociedade.Assim, para realizar este estudo, foi importante desenvolver um breve histórico do bairro, procurando entender como se instituiu sua recente história.Assim, para realizar este estudo, foi importante desenvolver um breve histórico do bairro, procurando entender como se instituiu sua recente história. Também foi necessário compreender a nova conjuntura contemporânea em seus aspectos geográficos, sociais e econômicos.

Após a caracterização da área da assistência foi traçado, também, a situação que envolve as famílias residentes, com olhar ampliado para o seu desenvolvimento. Esse diagnóstico reflete uma análise quanto à renda, saúde, habitação dentre outras informações, permitindo conhecer aspectos importantes da vida das famílias quanto à vida individual, familiar e comunitária. Assim, para realizar este estudo, foi importante desenvolver um breve histórico do bairro, procurando entender como se instituiu sua recente história.

As informações utilizadas para a construção do perfil das famílias são provenientes de visitas domiciliares pelo corpo discente do sexto período do curso de Serviço Social da faculdade Unopar com dados coletados através de questionários socioeconômico. Realizou-se visitas institucionais, entrevistas e análise de dados documentais nos equipamentos públicos, privados que compõe a rede de atendimento das famílias residentes do bairro em questão.

DESENVOLVIMENTO

Por conhecimento da história Bairro Francisco, aproximadamente, 20 (vinte) anos, na gestão do prefeito João crisóstomo de Oliveira, uma concentração de mais ou menos 25 (vinte e cinco) famílias residiam nas proximidades do parque de exposição que, pela ação moradias observadadas são famílias de baixa renda. Essas famílias ficaram conhecidas como os “moradores do bairro exposição” (nome do parque

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com