TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA DA GINÁSTICA E CONCEITUAÇÃO DA GINÁSTICA PARA TODOS

Exames: A HISTÓRIA DA GINÁSTICA E CONCEITUAÇÃO DA GINÁSTICA PARA TODOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  2.463 Palavras (10 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 10

1. A HISTÓRIA DA GINÁSTICA E CONCEITUAÇÃO DA GINÁSTICA PARA TODOS

Diz-se que a história da ginástica, teve seu começa com a colonização dos alemães. Seu início deu-se através de Johan Friednich Ludning Jahn, nascido no norte da República Democrática Alemã, esse foi conhecido como percursos da ginástica, e até os dias atuais é tido como o pai da ginástica.

A colonização alemã na região sul do Brasil, trouxe a ginástica para aquela região, fazendo com que sua difusão para o restante do território nacional se inicializasse através dela. Em 1951 a ginástica olímpica foi oficializada no país, tendo as principais federações no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo. Em, 1951, as atitude consolidaram os fatos que proporcionaram as maiores mudanças, na modalidade. Neste ano houve a filiação da ginástica na Confederação Brasileira de Desportos (CBD). Logo realizou-se o primeiro campeonato brasileiro em São Paulo, e a partir dele o Brasil filou-se a Federação Internacional de Ginástica (FIG).

Tão logo grandes esportistas começaram a integrar o mundo da ginástica, assim desenvolvendo a cada dia mais a ginástica brasileira, dentre as grandes personalidades da ginástica de nosso país, podemos destacar a professora Tiona Pinker, húngara, principal responsável pela introdução e propagação da ginástica moderna, hoje denominada Ginástica Rítmica Desportiva.

Temos o também o nome do professor Enrique Wilson Libertário Rapesta, nascido na Argentina, considerado como o maior incentivador da ginástica olímpica de nosso país.

O crescimento da ginástica vem se confirmando a cada ano, de 1951 á 1978, foram inúmeros feitos e conquista, que levaram a centenas de pessoas envolvidas a acreditar ainda mais e a levar o nome da ginástica para um novo e longo caminho. Tão logo foram criadas entidades especializadas, uma identidade independente logo começou a nascer, e grandes feitos do passado renasceram num novo presente promissor para o esporte.

Em 25 de novembro de 1978, houve um marco na ginástica no Brasil, nessa tara nasceu a confederação Brasileira de Ginástica (CGB). A CBG, ganhou sua identificação singular, quando recebeu do criador, Dr. Siegfrid Fischer, sua magnífica logomarca, que é passada hoje com orgulho de geração á geração.

Ginástica Para Todos (GPT), pensando como fazer

Não existe um jeito correto para se ministrar uma aula de Ginástica Geral. Deve-se levar em conta os fatores que cercam a turma a se dar aulas, se são crianças, adultos, idosos, se a turma possui ou não algum tipo de deficiência, seja esta física, mental ou mesmo algum tipo de patologia, entre outros.

Possibilidades de estruturação de aula:

Primeiro Momento: Integração do grupo – esta integração poderá ser realizada através de jogos, e atividades lúdicas em geral.

Segundo Momento: Apresentação do tema da aula, sendo as atividades de GPT tematizadas, podemos usufluir das relações com diversos temas propostos de acordo com o objetivo determinado ao grupo.

Terceiro Momento: Aprendizagem e desenvolvimento de elementos gímnicos como saltar, equilibrar, balançar, girar, rolar, trepar e etc; realizando a junção entre desenvolvimento de ritmo e coordenação motora.

Quarto Momento: Dividir os alunos em pequenos grupos, e explorar diversas possibilidades de movimentos, sem que sejam necessários o uso de materiais.

Finalização: Apresentar para os demais grupos, o que os alunos aprenderam durante a aula.

Segunda possibilidade de estruturação de aula:

Primeiro Momento: Os alunos deverão entrar em contato com o tema de aula, explorando, desenvolvendo, criando e realizando deferente possibilidades de ação e movimento.

Segundo Momento: Em grupo ou individualmente, os alunos deverão entrar em um tipo de jogo, que através de pistas, deverão solucionar problemas e criar alternativas de ação.

Terceiro Momento: As propostas não realizadas ou trabalhadas nestes dois momentos, deverão ser realizadas neste momento, sem que seja perdida a ludicidade do aprendizado, o conteúdo não abordado anteriormente é vivenciado pelos grupos. E terminando a aula com uma conversa sobre o acontecido.

Com essas duas propostas de uma estrutura de aula, á também uma outra mais simplificada, criada por Eliana Ayoub:

Primeiro Momento: Aumento da interação social.

Segundo Momento: Exploração dos recursos que o material pedagógico pode proporcionar, utilizando materiais tradicionais ou não tradicionais e também improvisados como: jornais, garrafas pet, bambus e outros.

Através de uma observação destas três propostas de aulas, podemos concluir que:

São inúmeras as possibilidades de organização do trabalho com a GPT, e o sucesso da prática dependerá da organização dos grupos e do professor. Lembrando que o professor tem o papel de estimular as ações do grupo de forma, dinâmica, criativa, lúdica e descontraída.

Salientamos que a coreografia não é o ponto principal da GPT, mas esta não deixa de integrar seu processo. Para Santos, a coreografia é considerada uma apresentação da modalidade, na qual os elementos corporais são interligados de forma harmônica, usando ou não aparelhos. Devemos destacar que o objetivo principal das composições coreográficas devem corresponder as expectativas dos participantes.

Segundo Santos, a coreografia da GPT deve ser criada pelas troca de informações dos participantes, juntando características do grupo, número de participantes, faixa etária, grau de experiência motora e nível técnico, características físicas e pessoais. Referente a música e coreografia, deverão ser vistos, o interesse musical dos alunos, tipo de apresentação do tema, qualidade e adequação dos movimentos a música, ritmo , material á ser utilizado ou não, espaço para apresentação, entre outros.

1.1. Reflexões sobre as possiblidades de uma prática relacionada ao lazer

A partir do século XX, o crescimento e desenvolvimento da indústria do lazer e entretenimento, vem trazendo um tipo de lazer alienado através de cinemas, televisão, jogos de vídeo-games, rádio, computadores e celulares. Este tipo de lazer não é benéfico a saúde dos indivíduos, pois não traz nenhum tipo de atividade física

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com