TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA DO JEANS

Por:   •  7/9/2015  •  Dissertação  •  1.547 Palavras (7 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 7

                    HISTORIA DO JEANS

        [pic 1]                                                         

Por volta de 1850  Levis Strauss descobriu o Jeans percebendo que os mineiros estragavam muitas roupas devido o trabalho bruto nas minas.Foi ai que Strauss teve a idéia de utilizar as lonas q eram de um tecido muito resistente  e que não estava dando vendas.

Com seus primeiros experimentos Levis viu que sua invenção deu certo, pois as roupas feitas com a lona tinham grande resistência assim não estragando com facilidade.

Assim surgiu o jeans wear conhecido como roupa de trabalho.

As primeiras peças de jeans eram de cor marrom, a cor da lona, mas não parando por ai Strauss  teve a incrível idéia de utilizar o corante  azul, chamado índigo que significa  ``substância da Índia``,derivado de plantas no qual se extrai o pigmento azul, uma delas é a indigofera.

A Origem da palavra jeans

A raiz da palavra jeans foi notada pela primeira vez em 1567 como Genoese ou Genes, um termo usado na descrição das calças dos marinheiros da cidade de Gênova/Itália. Os rebites de reforço foram patenteados em 1873 por Levi Strauss e Jacob Davis. Tachinhas de cobre foram utilizadas para dar uma maior resistência aos bolsos que não estavam resistindo ao peso colocados neles. Os pontos críticos das calças foram reforçados, tornando-as mais duráveis.

A partir do século XX é que o jeans começou a ser usado não só para trabalho.

Com o surgimento no cinema, encabeçado por James Dean e Marlon Brando o publico jovem rebelde adaptou ao seu vestir.

Cawboys do asfalto com suas Harley-Davidsons aterrorizavam a Califórnia. Elvis Presley em 1957 já usava seu jeans, e desde então rock e jeans são inseparáveis.

Modelos como Marilyn Monroe e Jayne Mansfield usavam jeans apertado para mostrar como uma trabalhadora tradicional poderia ser sexy.

Com o aparecimento dos hippies com sua cultura adoraram o jeans pois era um produto barato e funcional, jaquetas e calças jeans viraram febre para essa juventude independente que celebravam seu estilo de vida em festivais de rock como Woodstock e Monterey.

O jeans só conquistou o restante da população após a socialização do seu conceito de roupa cotidiana e despojada sem perder o charme e a elegância. Consagravam-se os gigantes do Jeans, como Levi's, Lee e Mustang.
Calvin Clain foi o primeiro estilista a por o jeans nas passarelas nos anos 70. sendo seguido pelos demais estilistas da época conquistando assim o espaço do jeans na sociedade e no mundo da moda..

Mas o jeans só se fixou no mercado pela sua praticidade conforto e durabilidade aliado ao cotidiano corrido de hoje em dia. O jeans agora e básico, sendo ate usado em ambientes formais como  em escritórios, grandes empresas e instituições financeiras, principalmente após a instituição da sexta-feira como o "Casual Day" e muitas vezes a abolição total da obrigatoriedade do uso de terno e gravata.

MODELAGENS DO JEANS

Tradicional

Cintura no lugar e pernas de corte afunilado. Já foi chamada de five pochets (cinco bolsos), três na frente e dois atrás, uma referência à pioneira 501 americana da Levi's. Por seu corte acompanhar as linhas do corpo, costuma vestir bem a maioria das pessoas.

Antifit

Modelagem da 501, o primeiro modelo da Levi's.Tem botões ou zíper, adaptada a silhueta do consumidor brasileiro, com cintura baixa, quadril desestruturado e corte reto nas pernas. Como o nome diz, não é um jeans de caimento perfeito; fica com pequenas sobras no quadril e cavalo.Tem pontos a favor: o conforto e o estilo.

Cut Boot (Corte para botas)

Uma variação do antifit, tem a perna um pouco mais larga do joelho para baixo, para facilitar o uso de botas para dentro da calça.

Semibaggy

Por ter cintura no lugar, quadril largo e corte da perna ligeiramente afunilado, é o modelo mais adequado ao tipo físico da brasileira, de cintura fina e quadril largo.

Tigh Fit ou Slim Fit (caimento justo, apertado)

Com cintura baixa, tipo Saint-Tropez, marca bem os quadris e tem as pernas justas, com corte afunilado ou reto.

Cigarrete

Modelagem ajustada ao contorno do corpo, pernas justas e cintura baixa.Algumas versões usam a mistura de jeans com lycra. O resultado é uma calça ainda mais agarrada.

Oversized (tamanho exagerado)

É o jeans bem folgado.Suas formas amplas não favorecem as mais baixas (achatam a silhueta) nem as gordinhas (parecem ainda mais gordas). Base extra dimensionada de cintura larga, quadril desestruturado e pernas amplas.

Qualquer que seja o modelo, o jeans é associado a trajes informais e é a vestimenta com poder de unificação social, pois independente da raça ou classe social, todos usam jeans.

PROCESSOS DE LAVAGENS DO JEANS

[pic 2]


Até os anos 80, o jeans  ia para as lojas e chegava ao consumidor final sem lavagem nenhuma, extremamente bruto. Enrijecido pela goma, era desconfortável e ele só se tornava mais maleável depois de algumas lavagens domésticas. Foi aí que surgiram as lavanderias industriais, que revolucionaram de vez a indústria do jeans. Além de amaciar as peças, as lavagens passaram a permitir uma gama infindável de efeitos, que agregam valor e transformam o jeans em um artigo de moda e de desejo.

Stone wash

Foi o primeiro processo de lavagem, que tem esse nome porque utiliza pedras durante a lavagem, dando ao jeans um aspecto envelhecido, com diferentes tons de azul. A parti dessa técnica, a lavanderia industrial não parou de evoluir e surgiram novos processos, cada vez mais tecnológicos.


Acid Wash
Também conhecida como
moon, marble, fog, ice ou frosted, o acid wash começou a ser comercializada pela empresa italiana Rifle, em 1986, patenteado posteriormente pela também italiana Candida Laundry. Essa lavagem utiliza pedra pomes e cloro, para alvejar o jeans com contrastes nítidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (350.4 Kb)   docx (957.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com