TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA DO TETANO

Tese: A HISTÓRIA DO TETANO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Tese  •  2.870 Palavras (12 Páginas)  •  2.713 Visualizações

Página 1 de 12

HISTÓRIA DO TÉTANO

Tétano é originária do verbo grego teínein, que significa esticar, distender. Já em latim, o lexema tetanus quer dizer rigidez de um membro contração espasmódica de um músculo do corpo (sobretudo no pescoço e tronco) causada pela bactéria Clostridium tetani, responsável pela doença. Por séculos a fio o tétano permaneceu de difícil diagnóstico, pois não era possível detectar a causa, encoberta em mistério até o século XIX. O primeiro que registrou um caso de tétano foi Hipócrates. Tido por muitos como o pai da medicina, Hipócrates atuou no século V a.C. na Grécia, já reconhecendo a gravidade do tétano, com suas hipercontrações violentas, alegando que “todo espasmo que se segue a um ferimento é mortal”

A causa da doença só foi descoberta pelos italianos Giorgio Rattone e Antonio Carle, em 1884, através de experimentos em coelhos. Um ano depois, Nicoleir reproduziu e confirmou as pesquisas de Carle e Rattone, indo além ao observar a presença do bacilo também na terra. Mais tarde, em 1889, Tizzoni e Catani isolaram o Clostridium tetani em cultivo puro. No mesmo ano, o descobrimento da toxina tetânica por Knud Faber foi considerado crucial para o desenvolvimento da vacina. Em 1892, Behring e Kitasato encontraram um método de imunização eficaz com base na toxina envelhecida. A primeira imunização passiva do tétano ocorreu durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). O método de Behring e Kitasato foi, em 1925, aperfeiçoado por Ramom e Descombey, através da ação do formol que pôde gerar a anatoxina.

Por muitos anos o antídoto foi feito com injeção da toxina em cavalos, obtendo daí um soro rico em anticorpos propício a ser aplicado em pacientes com tétano. Esse processo, no entanto, causava reações imunitárias contra os anticorpos do cavalo, num problema conhecido por doença do soro. Em decorrência, uma pessoa só podia receber o antídoto só uma vez durante toda a vida, dado que a segunda aplicação do soro com anticorpo do cavalo pode causar reação fatal do sistema imunológico, caso seja aplicada a segunda dose da injeção.

CONCEITO

O tétano é uma doença infecciosa grave que freqüentemente pode levar à morte. É causada pela neurotoxina tetanospasmina que produzida pela bactéria anaeróbica Clostridium tetani. Trata-se de um micróbio de três a cinco micra de comprimento, que tem forma de um palito de fósforo, embora nem sempre se apresente assim. O esporo tetânico vive geralmente no intestino do homem e de outros animais, sem causar-lhes danos. O tétano, uma doença imunoprenível pode acometer indivíduos de qualquer idade e não é transmissível de uma pessoa para outra. A ocorrência de doença é mais freqüente em regiões onde a cobertura vacinal da população é baixa e o acesso à assistência médica é limitado.

Agente Etiológico: bacilo gram-positivo, anaeróbico, esporulado: Clostridium tetani.

MEIO DE TRANSMISSÃO

O tétano é uma doença infecciosa, não transmissível de um individuo para outro, que pode ocorrer em pessoas não imunes, ou seja, sem níveis adequados de anticorpos protetores. Os anticorpos protetores são induzidos exclusivamente pela aplicação da vacina antitetânica, uma vez que a neurotoxina em razão de atuar em quantidades extremamente reduzidas é capaz de produzir a doença, mas não a imunidade. O tétano pode ser adquirido através da contaminação de ferimentos (tétano acidental), inclusive os crônicos (como ulcera varicosas) ou do cordão umbilical (tétano neonatal).

Os esporos do Clostridium tetani são encontrados habitualmente no solo sem causar o tétano, nos intestinos e fezes de animais (cavalos, bois, carneiros, porcos, galinhas etc.)

Também podem ser encontradas, principalmente em áreas rurais, na pele (integra), no intestino e fezes de seres humanos, sem causar a doença. Quando em condições anaeróbicas (ausência de oxigênio), como ocorre em ferimentos, os esporos germinam para a forma vegetativa do Clostridium tetani que se multiplica e produzem duas exotinas, a tetanolisina (ação ainda desconhecida) ela tetanospamina (uma neurotoxina), que são disseminadas através do sistema circulatório (sangue e linfático). A tetanospasmina, responsável pelas manifestações clinicas do tétano, é uma neurotoxina extremamente potente, capaz de ser letal para seres humanos em doses de 2,5 mano gramas (um nano grama= 1 bilionésimo do grama) por quilo de peso (150 nanam gramas, para um adulto de 60 kg)

A transmissão ocorre pela introdução dos esporos em uma solução de continuidade (ferimento), geralmente do tipo perfurante (punctório), contaminado com a terra, poeira, fezes de animal ou humanas (pequena proporção dos casos não refere a historia de ferimento interior). Queimadura pode ser a porta de entrada devido a desvitalizarão dos tecidos. A presença de tecidos necrosados favorece o desenvolvimento do agente patogênico anaeróbico.

TÉTANO ACIDENTAL

O tétano acidental (decorrentes de acidentes) é, geralmente adquirido através da contaminação de ferimentos (mesmos pequenos) com esporos Clostridium tetani, que são encontrados no ambiente (solo,poeira,esterco,superfície de objetos – principalmente

quando metálicos e enferrujados). O Clostridium tetani, quando contamina ferimentos, sob condições favoráveis (presença de tecidos mortos, corpos estranhos e sujeira), torna-se capaz de multiplicar-se e produzir tetanospasmina, que atura em terminais nervosos, induzido contraturas musculares intensas.

TÉTANO NEONATAL

As gestantes que nunca foram vacinadas, além de estarem desprotegidas não passam anticorpos protetores para o filho, o que acarreta risco de tétano neonatal para o recém-nato (criança com ate 28 dias de idade).

O tétano neonatal, tétano umbilical, ”mal dos sete dias“ é adquirido quando ocorre contaminação do cordão umbilical com esporos do Clostridium tetani. A contaminação ocorre durante a secção do cordão com instrumentos não esterilizados ou pela utilização subseqüente de substancia contaminada para realização de curativo no coto umbilical.

ASPECTO CLÍNICO : SINAIS E SINTOMAS

O tétano caracteriza-se pelos espasmos musculares e suas complicações. Eles são provocados pelos menos impulsos, com barulho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com