TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Historia Da Educaçao Fisica

Exames: A Historia Da Educaçao Fisica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/2/2014  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 3

A origem da educação física história da educação física relaciona-se com as Ciências que estudam o passado e o presente das atividades humanas e a sua evolução .O homem ,condicionado á situações de ser pensante, desempenhou, em todas as etapas da vida, um papel importante na história da educação física, a qual se propõe a investigar a origem e o desenvolvimento progressivo de suas atividades físicas, através do tempo: sua importância, as causas de seu apogeu e da sua decadência. A educação física evolui à medida que se processa a evolução cultural dos povos. Na Pré-História havia a preocupação do desenvolvimento da força bruta, sob o ponto de vista utilitário-guerreiro, sem ideia definida do ponto de vista moral. Na Antiguidade, os gregos, entretanto, mais evoluídos, visavam ao desenvolvimento físico e moral do homem. Nesse período, a educação física visava o aspecto somático, harmonia de formas, musculatura saliente, sem exagero, de onde surgiram os atletas de porte esbelto. É a fase anatômica da educação física. Já entre os romanos, que herdaram com a conquista da Grécia as atividades físicas dos gregos, em plena decadência, orientavam a educação física, objetivando o desenvolvimento das massas musculares. Pouco se dedicavam à cultura intelectual e muito menos a da moral. Tudo começou quando o homem primitivo sentiu a necessidade de lutar, fugir ou caçar para sobreviver. Assim o homem à luz da ciência executa os seus movimentos corporais mais básicos e naturais desde que se colocou de pé: corre, salta, arremessa, trepa, empurra, puxa, entre outros.

Os jogos olímpicos foi um exemplo de atividade cultural comum entre os gregos. A partir de 776 a.c., de quatro em quatro anos, os gregos das mais diversas cidades reuniam-se em Olímpia para a realização de um festival de competições. Ficou conhecido esse festival como Jogos Olímpicos. Os jogos olímpicos eram realizados em honra a Zeus (o mais importante deus grego) e incluíam provas de diversas modalidades esportivas: corridas, saltos, arremesso de disco, lutas corporais. Além do esporte havia também competições musicais e poéticas.

Dez meses antes de sua realização eram anunciados os jogos olímpicos por todo o mundo grego. Os gregos atribuíam tamanha importância a essas competições que chegavam a interromper guerras entre cidades (trégua sagrada) para não prejudicar a realização dos jogos. Pessoas dos lugares mais distantes iam a Olímpia a fim de assistir aos jogos .As mulheres eram proibidas de assistirem e participarem dos jogos,pois elas tinham uma competição própria, a “Heraea”, nome dado em homenagem a Hera, mulher de Zeus.

Os Jogos Olímpicos eram a mais importante festa pan-helênica onde apenas homens livres, falantes da língua grega, e em pleno uso de seus direitos de cidadão participavam. Atletas de várias cidades gregas até das mais distantes também participavam.

Na primeira edição dos jogos havia apenas uma prova, a corrida simples ou “stadion”, onde o atleta percorria uma única vez a pista do estádio, que media 192 m. Em 724 a.c. uma nova modalidade foi incluída, semelhante aos atuais 400 metros rasos. Em 708 a.c., acrescentou-se o pentatlo (competição formada por cinco modalidades atléticas incluindo luta livre, salto à distância, corrida, lançamento de disco e lançamento de dardo) e posteriormente o pancrácio (luta similar ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com