TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Historia Sustentabilidade

Por:   •  18/4/2021  •  Resenha  •  850 Palavras (4 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

MATRIZ DE ATIVIDADE PARTICIPAÇÃO ROL 1

ROL 1

Atividade: PARTICIPAÇÃO ROL 1

Título: A história das questões ambientais

Aluno: Carolina Bibian Pereira

Disciplina: MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

Matrícula:

PRAZO FINAL DE ENVIO: 19/04/2021

Orientações:

  1. Assistir à ROL gravada disponível no fórum do encontro (1, 2 ou 3) e na página inicial da disciplina – “Notícias”.
  2. Elaborar uma pequena resenha crítica do que foi debatido no encontro.
  3. Destaque suas experiências no ambiente de trabalho ou no seu dia a dia em relação ao tema debatido.
  4. Atenção: componha um texto composto por começo, meio e conclusão com 2 páginas.
  5. Caso use outros autores não esqueça de referendá-los conforme as normas da ABNT.

 RESENHA.

O conceito de sustentabilidade está cada vez mais presente no nosso dia a dia. Isso ocorre devido ao fato de precisar se preocupar cada mais vez como esse termo. Antigamente como os recursos naturais eram vistos como algo infinito, essa preocupação não era presente.

Com os anos, o termo sustentabilidade já possuiu vários significados, atualmente esse conceito é visto como um conjunto de ações envolvendo a parte econômica, social e ambiental, denominado, tripé da sustentabilidade, mas ainda é uma ideia que está em construção.

Desde 1972, a Organização das Nações unidas, organiza encontros para tratar acordos ambientais, com vários países, com o objetivo de cumpri-los em um determinado tempo.

O primeiro conceito de sustentabilidade surgiu no ano de 1973 (Boff 2012)

A Revolução Industrial teve inicio na Inglaterra, no século XVIII, com ela surgiu os produtos industriais, devido ao aumento da burguesia, a evolução de centros urbanos e o começo da mecanização da agricultura. Problemas relacionados ao meio ambiente se intensificaram em decorrência da alta concentração populacional, consumo exagerado de recursos naturais, contaminação do ar, do solo e das águas (Dias, 2015).

Com ela, surgiu também alguns benefícios, como o conforto, o aumento da expectativa média de vida, evolução dos meios de transportes, alimentação e comunicação (Pereira, 2009).

Nota-se que os problemas dos pilares do Tripé da sustentabilidade, começaram a ficar mais fortes no século XVIII, como a Revolução Industrial:

Na economia percebe-se a produção excessivas de produtos;

No meio ambiente verifica-se a apropriação dos recursos naturais para viabilizar as produções, a contaminação do solo, da água e do ar e o despejo inadequado de resíduos industriais e sanitários em rios e lagos;

No social constata-se o crescimento desenfreado das cidades causou problemas de ordem social, como miséria, violência, fome, causando também, a divisão da cidade, em burguesia e proletariado, o surgimento do capitalismo, gerando desigualdade social, a exploração trabalhista e aumento da mão de obra barata, já que não era necessário funcionários com habilidades manuais, o salário era baixo, a falta de emprego, uma vez que pra manusear as máquinas era necessário uma quantidade pequena de pessoas, a ocorrência de acidentes de trabalho com a ausência da segurança no trabalho.

Ao longo do tempo, surgiu-se conurbações urbanas, juntamente com seus respectivos problemas, como o crescimento populacional desordenado, aumento da poluição do ar, água e solo, falta de educação, gerando a criminalidade, aumento de doenças, entre outros.

Observa-se, que o ser humano sempre foi um consumidor dos recursos naturais, mas antigamente ele usufruía dentro do limite que a natureza era capaz de se regenerar. A partir do momento que o homem começou a abusar desse consumo, foi quando a utilização desses recursos, tornou-se preocupante, criando a ideia de que os recursos naturais são finitos e o desenvolvimento sustentável é indispensável.

O conceito de sustentabilidade, abrange vários significados, cada um deles, ligados a uma área, como a biologia, economia, ecologia e sociologia.

Hoje sabe-se que os recursos naturais que o homem utiliza são finitos e se ainda utilizamos é porque precisamos deles. Se cada um fizer um pouco todos os dias, esses recursos irão durar. Com pequenas atitudes e com consciência de cada ação nossa no dia a dia, as coisas irão melhorar.

Em casa deixou-se de utilizar detergente e substituiu-se por sabão de coco; os resíduos que são reciclados, são reutilizados até que desgaste por inteiro e os que não servem para reutilizar, são lavados e separados para destinação final ambientalmente correta; As roupas que não são mais utilizadas, são doadas para a igreja no qual redirecionam para os que realmente precisam; O óleo de cozinha é separado corretamente em um recipiente para ter a destinação final correta. Essas atitudes ainda não são grandes coisas, mas de pouco em pouco, no final fará alguma diferença. Em pleno século XXI, ainda tem gente que lava a calçada com mangueira de água, tem gente que joga o óleo de cozinha na pia, mistura lixo reciclado do orgânico, hoje muitas pessoas possuem educação ambiental, mas não colocam em prática, o que é um absurdo!

Devido aos fatos apresentados, conclui-se que a preocupação com o meio ambiente é um termo antigo, então temos cada vez menos tempo para recuperar o estrago feito pela humanidade, com isso faz-se necessário adoção de educação ambiental nas escolas e o fácil acesso a noticias sobre as questões ambientais atuais, a implantação do gerenciamento de resíduos sólidos em todas as cidades do país e por fim a conscientização das pessoas que as mudanças devem ocorrer hoje, já que um dia esses estragos não serão mais reversíveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (69.4 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com