TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História Do Reggae

Exames: A História Do Reggae. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2014  •  1.374 Palavras (6 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 6

O que é o Reggae?

O Reggae é um gênero musical que tem suas origens na Jamaica. O auge do reggae ocorreu na década de 1970, quando este gênero espalhou-se pelo mundo. É uma mistura de vários estilos e gêneros musicais: música folclórica da Jamaica, ritmos africanos, ska e calipso. Apresenta um ritmo dançante e suave, porém com uma batida bem característica. A guitarra, o contrabaixo e a bateria são os instrumentos musicais mais utilizados.

A característica principal da temática do reggae é a crítica social, envolvendo questões sobre desigualdade, preconceito, fome e outros problemas sociais. Além disso, existe a valorização das ervas entorpecentes, pois segundo a visão Rastafári, elas poderiam trazer muitos benefícios à sociedade. Porém, atualmente existem muitas outras visões do reggae que não se restringem à cultura Rastafári, envolvendo outros temas como o amor, sexo, etc.

As letras das músicas de reggae falam de questões sociais, principalmente dos jamaicanos, além de destacar assuntos religiosos e problemas típicos de países pobres.

O reggae recebeu, em suas origens, uma forte influência do movimento rastafári, que defende a ideia de que os afrodescendentes devem ascender e superar sua situação através do engajamento político e espiritual.

Evolução do Reggae

Na década de 1950, começam surgir os grandes nomes do reggae como, por exemplo, Delroy Wilson, Bob Andy, Burning Espear e Johnny Osbourne, e as bandas The Wailers, Ethiopians, Desmond Dekker e Skatalites. Nesta época, grande parte das rádios da Jamaica, de propriedade de brancos, se recusavam a tocar reggae. Somente a partir da década de 1970, o reggae toma corpo com cantores que ganham o mundo da música. Jimmy Cliff e Bob Marley tornam o reggae um estilo musical de sucesso no mundo todo. Em 1971, a música I Can See Clear Now de Johnny Nash, assume o topo na parada musical de várias rádios na Inglaterra e Estados Unidos.

Os anos 70 (década de 1970) foi a época dos grandes sucesso do reggae. Várias músicas marcaram época e alcançaram o topo na lista de sucesso das rádios: I Shot the Sheriff (versão de Eric Clapton), Peter Tosh com Legalize It e No Woman, No Cry de Bob Marley.

Vários cantores e bandas passam a incorporar o estilo reggae a partir dos anos 80 (década de 1980). Eric Clapton, Rolling Stones e Paul Simon fazem músicas, utilizando a batida e a sonoridade dançante e suave. Atualmente, vários cantores e bandas fazem sucesso nesse gênero musical: Ziggy Marley, Beres Hammond, Pulse, UB 40 e Big Mountain.

Reggae no Brasil

Foi na região norte do Brasil que o reggae entrou com mais força. No estado do Maranhão, principalmente na capital São Luís, é comum a organização de festas ao som de reggae. Na década de 1970, músicos como Gilberto Gil e Jorge Ben Jor foram influenciados pelo estilo musical jamaicano. Na década de 1980, é a vez do rock se unir ao gênero da Jamaica, nas letras do grupo Paralamas do Sucesso.

Na década de 1990, surgem vários músicos e bandas. Podemos citar como exemplo: Cidade Negra, Alma D'Jem, Tribo de Jah, Nativus e Sine Calmon & Morro Fumegante.

Você sabia?

- É comemorado em 11 de maio o Dia Nacional do Reggae. Esta data foi escolhida, pois foi num dia 11 de maio que faleceu Bob Marley, o principal representante da história do Reggae. A lei que instituiu esta data foi sancionada pela presidente do Brasil Dilma Rousseff em 14 de maio de 2012.

- O significado das cores do Reggae: A cor vermelha, simboliza a triunfante igreja dos Rastafári, representando também o sangue dos mártires que existem na história dos “rastas”. O preto, representa a cor dos africanos, dos quais descendem 98% dos Jamaicanos. O verde, representa a beleza da vegetação da Etiópia e da terra prometida. E o amarelo é usado para simbolizar a abundância da sua terra natal.

- O motivo da maconha sempre ser relacionada ao Reggae é que na religião do povo Rastafári existem 9 princípios, em que o 2 é “Coma apenas Ital” = Comida Vital e Total que são as comidas de origem vegetal, como as ervas. Os Rastas são, portanto, vegetarianos. As bebidas são, preferentemente, herbais, como os chás. O licor, leite ou café são vistos como pouco saudáveis.

Ganja, marijuana, cannabis.... Todas são uma erva medicinal milenar usada pelos Rastas, não para diversão ou prazer, mas sim para limpeza e purificação em rituais controlados. Alguns Rastas escolhem não a usar, mas muitos sustentam o seu uso.

A "dieta" Rastafári funciona, então, mais ou menos assim: um verdadeiro Rasta não poderia ingerir álcool, qualquer tipo de carne (especialmente porco), assim como crustáceos, caracóis, espécies marinhas predadoras, e muitos temperos comuns, como o sal. Resumindo, tudo que não fosse “Ital”, seria proibido. Os Rastas foram os criadores do verdadeiro Reggae Raiz, por isso que muitos associam Reggae com Maconha.

A Jamaica hoje em dia

A nação caribenha converteu-se em Estado soberano em 1962. A cerimónia que marcou a independência do Reino Unido foi presidida pela princesa Margarida de Inglaterra e o primeiro chefe de governo do recém formado Estado: Sir Alexander Bustamante.

O caminho não tem sido fácil para a Jamaica. Nos últimos 50 anos, a nação passou por altos e baixos.

O rendimento per capita, mal ultrapassa os 7 euros, o que situa o país na posição 116 de uma lista de 226.

A economia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com