TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História E Sua Construção

Ensaios: A História E Sua Construção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  286 Palavras (2 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 2

CAPÍTULO 2 – A história e sua construção

No estudo da História não há solução nem conclusão definitiva - há muito relativismo, embora o autor não se coloque como um total relativista – ou seja as interpretações sobre determinados fatos dependem do ponto de vista daqueles que a analisam. E as verdades históricas estão constantemente sobre revisão, de acordo com as mudanças que ocorrem com aqueles que as debatem no presente. Fatos jamais podem ser alterados, o mesmo, por sua vez não ocorre com o conhecimento histórico.

Muitas das deturpações e erros históricos cometidos partem do pressuposto da análise do diferente e de fontes históricas com os olhos e as máculos do presente. Nós fazemos História com fontes, todavia elas não são sinônimos, são duas coisas que caminham paralelas e as fontes em si não tem sentido, somos nós que ao interpretá-las lhes atribuímos os devidos e respectivos valores.

Os documentos escritos são os mais usados por pesquisadores nas análises, porém não somente os escritos são fontes históricas. Como então estudar povos que não detém a escrita ? Não teriam eles História ? A oralidade em nada conta em uma análise ? “A ausência de informação também é uma informação – e quase sempre valiosa”.

No segundo capítulo, o autor esclarece que a História não processo contínuo, não admite uma definição única. Ainda nesse segundo capítulo, Boschi trata de duas questões muito importantes: a primeira, que a História é uma construção e nós somos os sujeitos dessa construção; e a segunda, que o conhecimento histórico está sendo sempre revisto, não é

estático, e nem uno. Ressalta também a produção do saber histórico, as fontes e sua importância no estudo da História, que também são tema de reflexão em Bittencourt (2004).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com