TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História e Crítica Musical

Por:   •  15/5/2022  •  Exam  •  818 Palavras (4 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 4

  1. Música: LUA BRANCA.

Compositor: Chiquinha Gonzaga.

Gênero: Modinha.

Conforme de Abreu & Marcelo Verzoni (apud Idem, 2011), “Lua Branca” tem diversos registros fonográficas por cantores e instrumentistas. Ainda, conforme os autores expõem, a versão original foi gravada em 1930, com o título Sá Zeferina. Nesse sentido, vale dispor que, “Lua Branca” foi escrita, como modinha das personagens Sá Zeferina e Escandanhas, para a burleta Forrodobó. A versão romântica apareceu em 1929, gravada pelo cantor Gastão Formenti, de modo que a autoria do novo título e, também, os versos não é conhecida até hoje.

  1. Música: NAQUELE TEMPO

Compositor: Pixinguinha

Gênero: Choro

De acordo com o Instituto Moreira Salles expõe, “Naquele Tempo” é um dos choros mais famosos de Pixinguinha, que com a coautoria de Benedito Lacerda, foi editada pela Imãos Vitale em 1947. Conforme Mendes (2016), a obra foi composta em 1934. Voltando as citações do Instituto Moreira, o nome original triangular, este choro teria sido editado na década de 40, pela Editora Musical Brasileira; sendo que em 1946, com o nome “Naquele Tempo”, foi gravada por Pixinguinha e Benedito Lacerda, e ainda, também, houve uma gravação do cantor Abílio Lessa.

  1. Música: FLOR AMOROSA

Compositor: Joaquim da Silva Callado

Gênero: Polca

Composta em 1870, mesmo com elementos referentes a polca, Callado insere características que vinham a ser características do choro, de modo que lhe é atribuída o título de primeira composição do gênero (Silva, 2019). Assim, de acordo com Pellegrini (2005, apud, Frazão, 2014) a melodia da Polca Flor amorosa foi o primeiro choro brasileiro, de autoria de Joaquim Antônio da Silva Callado Júnior – que formou seu próprio conjunto, composto por uma flauta, um cavaquinho e dois violões, denominado por “Choro Carioca” (Diniz, 2008; Severiano, 2013 apud Frazão, 2014) -, considerado como o pai do choro. Ainda, conforme Severiano (2013, apud Frazão, 2014) a obra foi “a única de suas peças que se tornou um clássico do choro”.

  1. Música: BREJEIRO

Compositor: Ernesto Nazareth

Gênero: Tango

Publicado em 1893, considerado como o “primeiro tango brasileiro”. Ainda, conforme Mendes (2016), a peça foi a primeira gravação de um choro, que se tem conhecimento, realizada pelo técnico de áudio Frederico Figner. Conforme o Instituo Moreira Salles, a obra alcançou sucesso internacional, sendo publicada e gravada na Europa e Estados Unidos. Ainda, até o ano de 2012 foram 237 gravações de brejeiro, ficando atrás somente de Odeon, sendo a segunda música mais gravada de Nazareth.

  1. Música: ATRAENTE

Compositor: Chiquinha Gonzaga

Gênero: Polca

Considerada a composição que lançou Chiquinha no cenário musical, a peça “Atraente” é oriunda do compositor Henrique Alves de Mesquita. Conforme Gomes (2018), “a partitura foi editada pela primeira vez em 1877 pela Casa Viúva Canongia (...), em poucos meses, a partitura da música “Atraente” teve mais de dois mil exemplares vendidos, atingindo a marca de quinze edições, quando na época as edições costumavam ser de cem exemplares”. Dessa forma, a obra se tornou um clássico da Música instrumental brasileira, assim sendo, integrada ao repertório do choro.

  1. Música: LAMENTOS

Compositor: Pixinguinha

Gênero: Choro

Gravado pela primeira vez em 1928, pela Orquestra Típica Pixinguinha-Donga, “Lamentos” foi um dos choros mais populares de Pixinguinha, conforme Instituto Moreira Salles (IMS). Na década de 1960, ainda segundo IMS, a peça recebe letra de Vinícius de Moraes, consagrando o no me “Lamento” para a versão cantada.

Ainda, segundo Palácio (2013), a obra possui muitas histórias acerca de sua origem. Uma das versões é que:

“Pixinguinha teria sido barrado na entrada do hotel. O porteiro informou que lamentava, mas a ordem era que negros deveriam entrar pelos fundos. Pixinguinha, resignado, desculpou os funcionários: Lamento, mas sei que o senhor está cumprindo ordens, e atendeu as orientações do também constrangido porteiro. Entraram pela cozinha ouvindo os comentários revoltados de Donga, este bem mais contestador: que absurdo, que vexame, que vergonha nós passamos e Pixinguinha: Eu lamento, mas não vamos comentar mais esse assunto. Antes de receberem a homenagem, alguém se referiu ao fato e também lamentou o episódio. Pixinguinha, sempre resignado, novamente retrucou: Eu lamento, todos lamentam, mas vamos evitar comentários. Donga percebeu a repetição da palavra durante a noite e sugeriu: Pixinguinha você disse a palavra lamento três vezes, por que não escreve um choro com esse nome? ”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (95.5 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com