TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História e Geografia

Por:   •  1/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  779 Palavras (4 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 4

O que é História?

É tudo o que está relacionado as pessoas, desde o momento em que surgiram, sua evolução e sua presença através dos tempos.

A História é uma ciência porque ela estuda o homem no tempo, História é, portanto, a ciência que estuda a vida humana através do tempo.

As Primeiras Sociedades

Paleolítico

Nômades

Instrumentos Rudimentares

Domínio do fogo

Arte e pinturas rupestres

Ideia do sobrenatural

Príncipio da organização social

Neolítico

Sedentários

Instrumentos mais sofisticados

Agricultura e domesticação de animais

Desenvolvimento tecnológico

Primeiros sinais de religião

Relações sociais: Família, propriedade privada, ideia de poder (econômico, político e ideológico)

A História se divide em quatro períodos: Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. Antes desses quatro períodos vem a Pré-História.

A História só começou a partir do momento em que a escrita foi criada, porque os historiadores tinham a escrita como única fonte de História. Porém, é provado que essa não é a única fonte, pois através de uma foto, objeto e outras coisas vocês pode contar uma história.

Herodóto é considerado o pai da História, pois foi o pioneiro na investigação do passado para obter o conhecimento histórico.

Origem humana e suas teorias

As origens vem sendo discutidas a séculos e até hoje não tiveram uma conclusão, as duas mais conhecidas são: Criacionismo e Evolucionismo.

O Criacionismo defende a ideia de que Deus criou o mundo em alguns dias e o Evolucionismo defende a ideia de que o homem evoluiu de um ancestral comum.

Geografia

Espaço Geográfico

É qualquer região ou fração de espaço do planeta. Pode ser dividido em três subespaços: geosfera (ao qual pertence a litosfera, hidrosfera e litosfera.) A combinação da litosfera com a hidrosfera constitui um subespaço geográfico denominado biosfera. Este subespaço recebe tal denominação por corresponder à porção do planeta que é capaz de comportar vida.

Espaço Geográfico Contemporânea

É o palco das realizações humanas, no entanto, abriga todas as partes do planeta passíveis de serem analisadas, catalogadas e classificadas pelas inúmeras especialidades da ciência geográfica.

Espaço Global e Local

A sua diferença é que o espaço local se refere a somente a seu ambiente, um espaço restrito. Enquanto espaço global se refere ao espaço generalizado.

Lugar e Paisagem no Contidiano da Sociedade

O conceito de lugar está relacionado aos espaços que nos são familiares e que fazem parte de nosso cotidiano. Quando falamos em lugar, pensamos em referenciais afetivos que desenvolvemos ao longo de nossa história.

A paisagem é o conjunto de formas que, num dado momento, exprimem as heranças que representam as sucessivas relações localizadas entre homem e natureza.

A diferença entre eles é que lugar é onde você se sente bem e paisagem é qualquer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (44.2 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com