TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História e Teoria da Educação Física

Por:   •  17/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  747 Palavras (3 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: História e Teoria da Educação Física

Tarefa: Atividade da terceira semana

Nome:

RA:

Turma:

Parecer do Tutor:

1) INTRODUÇÃO

O presente trabalho baseia-se na atividade de portfólio referente à disciplina “História e Teoria da Educação Física” e busca responder as seguintes questões propostas: 1) “As aulas de EF escolar atual foram /são influenciadas pelas atividades físicas realizadas nos períodos históricos indicados na descrição anterior?”; 2) “Como esse conhecimento pode influenciar os professores de EF escolar ao planejarem suas aulas?”, fundamentando a argumentação através de pesquisas bibliográficas.

2) DESENVOLVIMENTO

A educação física escolar da atualidade sofreu e sofre influências das sociedades mais remotas.

A Pré-história é marcada por povos primitivos que se utilizavam dos exercícios físicos como forma de lutar pela existência, em seus ritos e cultos, na preparação de seus jovens guerreiros, cujos movimentos, ao longo dos tempos, foram se aperfeiçoando em razão das necessidades e continuidade.

De acordo com Bagnara, Lara e Calonego (2010, p.03) os registros efetivos  da Educação Física apareceram mais tardiamente, apesar dessa forte presença em civilizações mais remotas, tendo, em períodos posteriores distintos, “focos diferentes de interesse e utilização”.

As antigas civilizações dos chineses, indianos e egípcios tinham tradições de educação e de atividade física, mais comumente atuando em competições desportivas, táticas militares/ treinamento, e artes marciais.

Porém, a Grécia antiga pode ser considerada a civilização que mais contribuiu para a trajetória da Educação Física escolar.

A ênfase da Grécia antiga sobre anatomia e habilidades físicas foi pela mesclada com uma abordagem humanística e científica para o equilíbrio da vida. A primeira referência literária conhecida como uma competição atlética é preservada no texto grego antigo (a Ilíada, de Homero) assim como a tradição grega dos Jogos Olímpicos, que teve origem no início do século VIII aC.

Durante o século XIX, Friedrich L. Jahn criou a primeira escola de ginástica para crianças na Alemanha, acreditando que o melhor tipo de sociedade baseava-se em padrões estabelecidos pela força física e pelas habilidades. O primeiro ginásio ao ar livre, foi aberto em Berlim no ano de 1811 que culminou com vários movimentos em prol de atividades físicas.

Durante as últimas décadas do século XIX e início do século XX, John Dewey e seus seguidores promoveram a educação progressiva, desafiando a educação tradicional e levando reformas que incluíram a introdução da educação física. O foco de Dewey era sobre a atividade na aprendizagem, sugerindo que os jogos eram muito importantes para o desenvolvimento infantil.

Hoje, pelo processo de globalização, há uma tendência muito forte à valorização do movimento dos corpos, sendo este o grande momento para a redescoberta da prática dessa disciplina em sua amplitude.

Há de se considerar que a educação física moderna, está presente nos jogos, e também em outras ramificações dessa modalidade, que vêm trazendo as danças, as brincadeiras, as dramatizações, entre outras atividades que socializem e alavanquem, além da valorização da saúde, a inclusão social, voltada para o respeito às diversidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (311.8 Kb)   docx (258 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com