TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DA LIBRAS NO PROCESSO EDUCACIONAL DO ALUNO SURDO

Ensaios: A IMPORTANCIA DA LIBRAS NO PROCESSO EDUCACIONAL DO ALUNO SURDO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  3.603 Palavras (15 Páginas)  •  2.359 Visualizações

Página 1 de 15

CLÁUDIA PATRÍCIA GUEDES FERREIRA

A IMPORTANCIA DA LIBRAS NO PROCESSO EDUCACIONAL DO ALUNO SURDO

CORONEL FABRICIANO - 2013

Por: CLAUDIA PATRICIA GUEDES FERREIRA,

Atuando como apoio a Educação Especial

cursando LIBRAS pelo CAS de Coronel Fabriciano,

cursando o AEE (atendimento educacional especializado)

CORONEL FABRICIANO - 2013.

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO 4

2 – DESENVOLVIMENTO 5

2.1 – Quem deve criar o ambiente escolar 5

2.2 – O que é surdez 5

3 – A LIBRAS no contexto educacional 6

3.1 – Educação Bilígue 7

3.2 – Língua de sinais é a única ferramenta capaz de levar a verdadeira inclusão 7

4 – LIBRAS 8

4.1 – Inclusão Social 8

5 –Considerações finais 9

6 – Conclusão Geral 9

7 –Conclusão pessoal 10

8 – Mensagem final 11

9 –Anexos 12

10– Referências Bibliográficas 15

1. –INTRODUÇÃO

O presente trabalho relata a LIBRAS como algo específico e fundamental para o desenvolvimento do surdo, partindo da constatação de que a língua natural dos surdos é a língua de sinais - portanto deveria ser a sua língua materna e que grande parte desses surdos vem de lares de pais ouvintes, o que enfatiza ainda mais a importância e necessidade do uso e ensino da mesma no contexto escolar.

Considerando os direitos lingüísticos, os surdos têm direito de usar a sua língua materna em todas as situações e as instituições de ensino brasileiras devem reconhecer a LIBRAS como língua da educação dos surdos brasileiros, apoiando o seu uso e difusão, universalizando, assim, o seu ensino. Atualmente, entende-se que, na educação desses alunos, a primeira língua deve ser a língua de sinais, pois possibilita a comunicação inicial na escola em que eles são estimulados a se desenvolver, uma vez que os surdos possuem um bloqueio para a aquisição natural de uma língua oral.

Propõe-se uma reflexão a partir de discussões teóricas sobre a importância da LIBRAS nos espaços educacionais como forma de inclusão social do aluno surdo. Será abordado a importância da língua de sinais no contexto social escolar do surdo, com o objetivo de discutir e analisar a importância e o reconhecimento da Libras dentro da escola como língua natural da comunidade surda, respeitando o ser surdo e sua forma diferente de ver e analisar o mundo. Discutir sobre a importância de a escola oferecer aos alunos e demais pessoas da comunidade escolar o ensino da Libras para uma comunicação entre ouvintes e surdos de forma inclusiva no convívio escolar, não reduzindo somente à inclusão com presença de intérpretes.

A partir dessa análise, conclui-se que, para tornar possível a inclusão entre surdos e ouvinte, é necessário conhecer a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a importância da presença de profissionais surdos no contexto escolar para que os alunos surdos tenham mais fluência de sua língua (Libras) e tenham contato com sua cultura, reconhecendo-se por meio do outro e expandindo a Libras, garantida pela Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002

A LIBRAS é um elemento essencial para comunicação e fortalecimento de uma identidade Surda no Brasil e, dessa forma, a escola não pode ignorá-la no processo de ensino aprendizagem. A utilização da língua de sinais vem sendo reconhecida como caminho necessário para uma efetiva mudança nas condições oferecidas pela escola no atendimento escolar desses alunos, por ser uma língua viva, produto de interação das pessoas que se comunicam.

4

2 .DESENVOLVIMENTO

A maioria das crianças surdas chega à escola sem uma língua, pois, no convívio familiar, não dispõe dos Sinais para ser sua primeira língua.

Na maioria dos casos não há uma comunicação satisfatória entre o surdo e a família ouvinte, iniciando-se, aí, o processo de exclusão. E, normalmente a família compensa o sentimento de culpa, permitindo o comportamento “sem limites” a esse filho, que se aproveita da situação, contribuindo para a dificuldade de uma vida adulta independente e feliz.

Então, quanto mais cedo a criança surda entrar em contato com a LIBRAS, melhor para seu processo de desenvolvimento e para que obtenha pré-requisitos para a aquisição da segunda língua - a Língua Portuguesa – que deve ser ensinada de forma diferente para os surdos com estratégias e técnicas próprias.

Assim, o aluno deve ser incentivado a desenvolver a língua de sinais, para que ele possa fazer parte de um mundo da estruturação de pensamento, pois quem não domina uma linguagem não tem pensamento bem estruturado.

2.1 – QUEM DEVE CRIAR O AMBIENTE ESCOLAR;

E é a escola que deve criar um ambiente lingüístico adequado, assegurando-lhe desenvolvimento sócio-emocional, assim, também, como o de seus pais, com atividades voltadas para tal. Para que isso aconteça espera-se que a escola desenvolva um trabalho educacional com ênfase nos pontos fortes da criança e, não para o que lhe falta, a fim de que sejam respeitadas as diferenças. É no sistema de LIBRAS que as interações e a comunicação têm maior êxito.

2.2 - O QUE É SURDEZ;

A surdez não é uma incapacidade, mas uma diferença. Assim, o surdo apreende o conhecimento preferencialmente pelo canal visual - o seu ponto forte. Dessa forma a escola, atenta a esse aspecto, alicerçará seu projeto educativo a partir desse enfoque.

É

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com