TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL PARA A ADMINISTRAÇÃO

Trabalho Escolar: A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL PARA A ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2013  •  830 Palavras (4 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO

No mundo corporativo, não há estratégia eficaz sem a perfeita relação informacional entre a contabilidade e a gestão empresarial. São condicionantes para uma gestão eficaz a visão de mercado, a tecnologia, a inovação, mas, somente com uma informação quantitativa eficaz é que as organizações podem alcançar seus objetivos. Todavia, para se conseguir um gerenciamento previsível na medida do possível, se faz necessário que se incluam as pessoas, pois elas são o ativo mais importante da organização. Diante de tal situação questiona-se: de que forma a contabilidade como profissão que normalmente vivencia os números de uma empresa para garantir o seu futuro economicamente equilibrado, com a satisfação dos recursos humanos disponíveis? Com essa situação problemática, este trabalho tem o objetivo de evidenciar como a contabilidade se comporta qualitativamente no sentido de coordenar os aspectos que proporcionem lucratividade à organização e o bem-estar dos colaboradores. Para tal buscou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica através da análise de livros, artigos, periódicos e sites eletrônicos. Assim, o capital humano não se constitui numa informação suplementar, mas sim numa informação relevante para os stakeholders, a qual deve ser divulgada através das Demonstrações Contábeis para o atendimento das necessidades organizacionais.

PALAVRAS CHAVE: Contabilidade. Gestão empresarial. Recursos humanos

ABSTRACT

In the corporate world, there is no effective strategy without the perfect informational relationship between the accounting and business management. Are constraints to effective management market vision, technology, innovation, but only with a quantitative information effectively is that organizations can achieve their goals. However, to achieve a predictable management to the extent possible, it is necessary to include people who, because they are the most important asset of the organization. Given such a situation may wonder: how the accounting profession as the numbers that usually experiences a company to secure its future as economically sound, with the satisfaction of human resources available? With this problematic situation, this paper aims to show how accounting behaves qualitatively in order to coordinate the aspects that bring profitability to the organization and well-being of employees. To this end we sought the methodology of the literature by examining books, articles, journals and electronic sites. Thus, human capital does not constitute a supplementary information, but on relevant information to stakeholders, which should be disclosed through the financial statements to meet organizational needs.

KEY WORDS: Accounting. Business management. Human Resources.

INTRODUÇÃO

O mercado atual exige um planejamento estratégico bem elaborado para que as organizações consigam alcançar os seus objetivos. Esse planejamento não requer somente uma visão estrutural e tecnológica da empresa, pois é certo, por mais tecnologia que exista em uma organização, sem um pessoal qualificado e motivado não há qualidade nos produtos ou serviços executadas pelas empresas.

Nesse contexto, um planejamento estratégico de recursos humanos se faz necessário. E a sua execução não está determinada pela alta gestão administrativa, mas em perfeita harmonia com a gestão contábil, pois a partir do momento que ela viabiliza quantitativamente as estratégias e decisões a serem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com