TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E DOS TEXTOS NA ALFABETIZAÇÃO

Seminário: A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E DOS TEXTOS NA ALFABETIZAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  Seminário  •  744 Palavras (3 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 3

bjetivo | Vivenciar o texto ou o tema tratado, familiarizar o aluno com o assunto do texto e, ao mesmo tempo, imprimir caráter lúdico à leitura.O professor pode utilizar um jogo depois da leitura da parlenda. |

Desenvolvimento | Com a ajuda dos alunos reescrever a parlenda em um cartaz e ler verso por verso, marcando bem o ritmo e apontando cada palavra lida. Comente que cada linha desse texto se chama VERSO e que os versos podem rimar ou não. |

7 - A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E DOS TEXTOS NA ALFABETIZAÇÃO

Algumas Proposta Pedagógica propõe uma Ação Integradora do aluno coma sociedade através do desenvolvimento da escrita e leitura, de forma que estes não vejam as mesmas apenas como códigos decodificados, e assim, buscar alternativas para trabalhar com os mesmos, de forma que estes sejam reconhecidos como sendo capazes de aprender ,e que essa aprendizagem os levarão a um desenvolvimento Pessoal e a uma formação de uma imagem positiva de si mesmos, e assim sendo capazes de orientarem-se a partir desse pressuposto.

Vivemos em uma sociedade em que a leitura e a escrita estão por toda à parte, Independentemente de saber ler e escrever, as crianças convivem com isso em seu dia-a-dia elas, muitas vezes toma o adulto como seu modelo referencial, que interage diretamente sobre elas.

Todo o processo de aprendizagem está articulado com a história de cada indivíduo, e o ser humano aprende mais facilmente quando o novo pode ser relacionado com algum aspecto de sua experiência prévia, com o conhecimento anterior, com imagens, palavras e fatos que estão em sua memória, com vivências culturais. A aprendizagem não se dá no vazio, é por meio de uma realização individual, por meio de uma construção que é histórica e social e que supõe portanto, uma interação com o outro e com a produção simbólica da humanidade. E por fim vimos que as crianças chegam à escola com experiências e significados diversos em relação às atividades de ler e escrever, e para o alfabetizador, é importante saber como a criança se posiciona em relação à palavra escrita, qual o significado dado a ela em sua família e comunidade.

É por meio de uma realização individual, por meio de uma construção que é histórica e social e que supõe, portanto, uma interação com o outro e com a produção simbólica da humanidade. E, por fim vimos que as crianças chegam à escola com experiências e significados diversos em relação às atividades de ler e escrever, e para o alfabetizador, é importante saber como a criança se posiciona em relação à palavra escrita, qual o significado dado a ela em sua família e comunidade.

Aquarela Música de Toquinho e Vinícius de Moraes

Composição: Toquinho/Vinicius de Moraes

Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo

E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo

Corro o lápis em torno da mão e me dou uma luva

E se faço chover, com dois riscos tenho um guarda-chuva

Se um pinguinho de tinta cai num pedacinho azul do papel

num instante imagino uma linda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com