TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura, Texto E Sentido

Trabalho Escolar: Leitura, Texto E Sentido. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  243 Palavras (1 Páginas)  •  769 Visualizações

Leitura, texto e sentido

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto 2007.

Durante a leitura e o leitor que regula seu grau de interação com o texto, pois utiliza seus objetivos da leitura para nortear o texto.

Para a produção de sentido é necessário, o conhecimento prévio do leitor, pois são esses conhecimentos que definirão a intensidade da interação autor-texto-leitor. Dessa forma pode haver grande diversidade de leituras a depender de cada leitor.

Os fatores de compreensão de um texto podem variar por alguns motivos, que podem relacionar-se ao texto ou a relação autor/leitor. Os fatores da compreensão da leitura derivados do texto podem ser materiais (tamanho e clareza das letras, cor, fonte empregada, etc.) e/ ou linguísticos (léxico, estruturas sintáticas complexas, espaciais, etc.). Já os elementos derivados da relação autor e leitor referem-se à bagagem cultural, esquemas cognitivos e circunstâncias em que o texto foi produzido.

Fatores como tempo e lugar são importantes para compreender o sentido atribuído ao texto pelo autor. O texto pode ser compreendido de formas diferentes, se lido em tempo e espaço diferente de quando foi produzido. O texto também pode ser reescrito de muitas formas para atender os diferentes leitores.

A leitura é uma atividade que consiste na interação autor-texto-leitor, ou seja, quando o autor constrói um texto ou deixa uma ideia implícita, o leitor consegue completá-la utilizando o seu conhecimento sobre o assunto, promovendo um bom entendimento da construção do sentido.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com