TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA METODOLOGIA CIENTIFICA NO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Por:   •  22/10/2017  •  Resenha  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  701 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

CARLA DOS SANTOS SILVA

A IMPORTÂNCIA DA METODOLOGIA CIENTIFICA NO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

SÃO PAULO

2017

A importância da metodologia cientifica no trabalho de conclusão de curso

A Metodologia Científica significa estudo dos métodos ou da forma, ou dos instrumentos necessários para a construção de uma pesquisa científica. É uma disciplina a serviço da Ciência. O conhecimento dos métodos que auxiliam na elaboração do trabalho científico. É essencial pois serve para aprender quais são as etapas necessárias para se conduzir um trabalho de pesquisa de acordo com as normas de elaboração dos trabalhos científicos.

A metodologia científica auxilia os alunos de graduação e pós-graduação na construção de seus trabalhos acadêmicos, pois os fazem entender os métodos, técnicas, e regras consolidadas como a ABNT (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS), o não conhecimento desta pode dificultar muito a vida do universitário na hora de construção de sua monografia, pois escrever um texto científico pode ser uma experiência complicada sem saber por onde começar.

O objetivo dos métodos científicos é auxiliar na análise de conhecimentos científicos, procedimentos, técnicas e instrumentos possibilitando um melhor aproveitamento dos estudos, ajudando no pensamento decisivo, na investigação científica, nas soluções de problemas, desde as primeiras atividades de resumos, bem como trabalhos de pesquisa como as monografias. O método impõe segurança na pesquisa, no estudo, na aprendizagem, e também é possível visualizar cada ação necessária para o alcance do objetivo, bem como o conhecimento de quais as melhores técnicas que auxiliaram em cada tipo de pesquisa. Sem dúvida há uma noção do tempo de gasto e até de acessórios a serem utilizados na execução. A importância da metodologia científica se dá pelo fato de que além de informar os métodos necessários para o desenvolvimento dos trabalhos, ela influencia o aluno, o espirito de pesquisa, mostrando qual a verdadeira intenção de todos os recursos da metodologia científica, o que possibilita conhecimentos e habilidades, e pode ser o início de uma escolha do caminho que o futuro profissional pretende seguir.

Referência Bibliográfica

Almeida NGN. A importância da metodologia científica através do projeto de pesquisa para a construção da monografia. 2016 jan./jun; v.2, n. 1, p. 57-66.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (69.3 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com