TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DACOMUNICAÇÃO E DO COMPORTAMENTO ÉTICO PARA A GESTÃO EFICAZ DE PESSOAS E SEUS IMPACTOS NA QUALIDADE DE VIDA DO TRABALHADOR

Exames: A IMPORTÂNCIA DACOMUNICAÇÃO E DO COMPORTAMENTO ÉTICO PARA A GESTÃO EFICAZ DE PESSOAS E SEUS IMPACTOS NA QUALIDADE DE VIDA DO TRABALHADOR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  1.735 Palavras (7 Páginas)  •  773 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho será relatado a importância da comunicação e do comportamento ético para a gestão eficaz de pessoas, e seus impactos na qualidade de vida do trabalhador.

A boa comunicação inter-pessoal e empresarial e suas conseqüências.

No ambiente de trabalho, tudo pode acontecer, ou seja, tudo pode influenciar o comportamento das pessoas e, em conseqüência, influenciar nas relações inter-pessoais e provavelmente nos resultados das empresas,

O ser humano é feito do ambiente em que vive, e que é gerado por necessidades básicas as quais motivam ou não para exercer determinadas tarefas, sejam as necessidades fisiológicas como alimentação, sono, atividade física, satisfação sexual, etc. Ou as necessidades psicológicas como segurança interna, participação, autoconfiança e afeição; necessidades de auto - realização como ímpeto para realizar o próprio potencial. As referidas necessidades não satisfeitas também são causas de comportamento, ocasionando a desordem do indivíduo, como agressividade, reações emocionais, alimentação e apatia. A falta de vontade para realizar um bom exercício de seu trabalho, a perca do desejo de crescer, de progredir, ficando a imaginação em segundo plano, o pensamento se restringe tão somente em seu problema pessoal, prejudicando sua auto-realização no trabalho.

2 DESENVOLVIMENTO

COMUNICAÇÃO

Hoje a comunicação empresarial tem assumido um papel fundamental nas organizações, exigindo dos profissionais da área não apenas conhecimentos e habilidades, mas também uma visão abrangente do mercado e uma visão universal e estratégica de negócios. Sendo um fator importante para se ter um diferencial de competitividade, e é fundamental para a excelência nos relacionamentos das empresas e instituições com os seus inúmeros públicos estratégicos. Ainda englobam o cuidado com a imagem corporativa, ou seja, com a marca da empresa, melhorando os serviços e aumentando a produtividade e lucro.

Quando uma empresa não se comunica bem os problemas logo aparecem: funcionários desmotivados, fornecedores que perdem a confiança e clientes insatisfeitos.

A comunicação não deve ser distorcida, deve ser clara e objetiva de forma com que o receptor receba a mensagem sem ruídos. Exigindo inteligência, reflexão, estudos de casos, processos, disciplina, bom senso, velocidade, trabalho em grupo, etc. É ciência e técnica.

Numa empresa existem duas redes de comunicação: Formal e Informal.

Comunicação Formal: circulam as mensagens oficiais e legitimadas pela estrutura, utilizando os canais formais.

Comunicação Informal: mais conhecida como rádio peão ou rádio corredor, na qual circulam todas as informações, mensagens, consideradas inadequadas para circulação.

CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL

A cultura organizacional vem tendo uma importância destacada no mundo todo. Quando falamos sobre cultura, geralmente nos referimos ao padrão de desenvolvimento refletido no sistema de conhecimento, ideologia, valores, lei e rituais diários de uma sociedade. O conceito de cultura organizacional também passa por diferentes grupos de pessoas com diversos modos de vida.

A compreensão do entendimento de vida organizacional e suas relevâncias em busca de explorar idéias de que a própria organização é um fenômeno cultural que varia de acordo com o estágio de desenvolvimento de uma sociedade.

Grandes empresas cada vez mais percebem que o progresso o desenvolvimento se tornam muito mais eficazes através dos esforços combinados e da cooperação de cada membro da empresa. Todos dentro de uma organização têm que ter em mente a importância da cultura e o continuo desenvolvimento aperfeiçoando dia-dia, buscando sempre a satisfação do grande grupo em prol dos objetivos e do bem estar de todos, seja numa sociedade, empresa ou no meio onde está inserida.

As organizações estão inseridas muitas vezes em um contexto sócio-economico-cultural, apresentando características singulares. Ocorre de acordo com a gestão, liderança manifesta suas crenças dentro da organização.

“O clima retrata o grau de satisfação material e emocional das pessoas no trabalho. Observa-se que este clima influencia profundamente o individuo e, conseqüentemente a empresa. Assim sendo, o mesmo deve ser favorável e proporcionar motivação e interesse nos colaboradores, alem de uma boa relação entre funcionários e a empresa.”

O clima organizacional também se reflete conforme o progresso da organização, o tipo de profissional que a empresa busca a identificação do perfil deste funcionário. Os processos hierárquicos influenciam destacadamente, a tendência dos lideres, a maneira de impor sua gestão de centralizar ou não as atividades.

Todo este processo pode gerar atitudes diferentes entre grupos nas empresas, tanto aproximar pessoas como distanciar dependendo do perfil de cada colaborador e sua percepção, sempre levando em conta a relação entre empregado e empregador observando suas relações de estreitamento.

O clima organizacional está ligado à cultura da empresa diretamente, o clima depende dos reflexos da cultura gerando assim os efeitos e conseqüências. O comportamento dos colaboradores depende muito do clima da empresa, estes aspectos estão numa linha paralela influenciando o comportamento dos indivíduos nas organizações. Fatores como: motivação, satisfação, comportamento e produtividade estão ligados diretamente no clima, sempre lembrando que o clima esta ligado na cultura formando um todo.

Em alguns casos, confundimos cultura organizacional com clima, isso se deve por entender que algumas mudanças superficiais num curto período de tempo venham dar resultados imediatos.

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO

A Psicologia organizacional e do trabalho atua no aperfeiçoamento e melhoria das condições de vida, trabalho e saúde de trabalhadores nos diferentes setores da economia, tais como na criação e avaliação de ações de treinamento, desenvolvimento e educação, no planejamento de gestão de pessoas, em termos de bem-estar, atua na criação de programas de qualidade de vida, na prevenção de doenças ocupacionais, na formulação de estratégias para melhoria do clima organizacional e da satisfação dos empregados. Além disso, a participação em projetos estratégicos dos diversos setores da organização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com