TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida

Por:   •  18/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.358 Palavras (10 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 5

2.1 COMPORTAMENTO, CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL 5

2.1.1 Pesquisa de Clima Organizacional 7

2.1.1.1 Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas 8

3 CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 12

APÊNDICES 13

1 INTRODUÇÃO

A Gestão de Pessoas é o departamento dentro da empresa, responsável por administrar e gerir o capital humano, também conhecido como Departamento Pessoal, isso ocorre através da participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento de funcionários de uma empresa, pois é a área que tem a função de humanizar as empresas. Muitas vezes, a gestão de pessoas é confundida com o setor de Recursos Humanos é a técnica e os mecanismos que o profissional utiliza, e gestão de pessoas tem como objetivo a valorização dos profissionais; em uma empresa, ela deve ser feita pelos gestores e diretores, porque é uma área que requer capacidade de liderança.

Dentro das organizações, ela possui um papel muito importante que irá direcionar a empresa a todas as pessoas que nela trabalham e podem prestar um serviço com uma busca de boa qualidade, é composta por gerentes e funcionários, que trabalham para gerar os valores e sucessos dentro de uma entidade, pois todos devem progredir com os mesmos objetivos e defender sua área, para assim buscar o conhecimento pessoal e profissional. Hoje com o mercado mais amplo, em que o conhecimento é mais fácil e acessível a todos, a gestão deste conhecimento coloca as pessoas no poder, o que nos obriga a encarar os desafios do dia a dia, e possui uma grande responsabilidade na formação dos profissionais, e tem o objetivo de desenvolver e colocar para o crescimento da instituição e do próprio profissional.

O Clima Organizacional constitui o meio interno de uma entidade, a atmosfera psicológica e característica que existe em cada uma delas, e é o ambiente humano dentro do quais as pessoas executam seu trabalho, o clima pode se referir ao ambiente dentro de um departamento, de uma fábrica ou de uma empresa. O termo clima refere - se especificamente as propriedades motivacionais de uma organização, ou seja, aos aspectos internos que levam à provocação de diferentes espécies de motivação nos seus participantes.

Podemos entender também como um todo que o clima organizacional é o comportamento dentro de uma empresa que destaca os conflitos gerados consequência de posturas pessoais e profissionais, não existira uma só empresa em que todas as pessoas que dela participem tenham conflitos e valores uniformes. Nos dias atuais, por exemplo, as companhias que transmitem um clima organizacional favorável, possuem mais chances de seduzir grandes profissionais e futuros talentos, uma vez que eles verão um ambiente propicio ao reconhecimento e crescimento profissional.

A Cultura Organizacional é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros da organização, ela refere-se ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das demais. Constitui o modo institucionalizado de pensar e agir que existe em uma organização, a cultura de uma empresa é expressa pela maneira como ela faz seus negócios, a maneira como ela trata seus clientes e funcionários, o grau de autonomia ou liberdade que existe em suas unidades ou escritórios e o grau de lealdade expresso por seus funcionários com relação à empresa. A importância da cultura dentro de uma empresa, é que ela apresenta maior satisfação entre os clientes e obtendo maior lucro em suas atividade, envolvendo todos os setores da empresa. A cultura abrange os nossos costumes de uma época do povo, e composta de práticas, símbolos, hábitos, comportamentos, valores éticos e morais, políticas internas e externas, esses grupos descobrem ou desenvolvem com a experiência para enfrentar seus problemas de maneira correta para não sofrer mais tarde, perante esses problemas.

No desenvolvimento podemos destacar como estão divididos o comportamento, clima e cultura dentro de uma entidade onde, nela apresentar os pontos positivos e negativos por meio de pesquisa, e também analisando a qualidade de vida dos funcionários, para assim proporcionar uma melhoria dentro dela como um todo.

2 DESENVOLVIMENTO

O trabalho baseia - se no Comportamento, Clima e Cultura Organizacional dentro de uma empresa, assim destacando os pontos positivos e negativos perante a sociedade, de como a Gestão de Pessoas se apresenta para uma Boa Qualidade de Vida de modo geral.

2.1 COMPORTAMENTO, CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL

O Brasil, assim como outros países, tem obtido um grande crescimento tecnológico, com isso uma nova forma de trabalho surgiu e vem ganhando destaque entre as organizações: o teletrabalho.

Este termo foi marcado em 1970, quando foi mencionado pela primeira vez nos Estados Unidos, por Jack M. Nilles, conhecido como “pai do teletrabalho”. Aqui no Brasil, a pratica dessa modalidade empregatícia foi definida em 1990 pela Organização Internacional do trabalho como um trabalho remoto, distante da sede, escritório ou instalação da produção. Temos diversos conceitos sobre o teletrabalho e muitas definições, o que nos mostra o quanto ainda temos que evoluir para que as organizações possam implantar com eficácia, visando os interesses tanto do colaborador quanto da empresa.

Por meio de pesquisas podemos destacar os pontos positivos e negativos que as empresas enfrentam no dia a dia, e fazendo com isso sempre buscar o melhor aos funcionários.

PONTOS POSITIVOS:

Redução de custos: Como o colaborador desenvolverá suas funções em home office, automaticamente a empresa não terá necessidade de um espaço maior, diminuindo assim as despesas com instalações. Também poderá economizar com vale transportes, vale refeições, entre outras despesas gerais.

Motivação: O funcionário com certeza terá uma maior motivação, pois além da independência, ele irá reconhecer a confiança que lhe foi dada para exercer sua função em casa.

Flexibilidade organizacional: Não haverá absenteísmo (ausência de funcionários), aumentando a produtividade e consequentemente o lucro da empresa.

Qualidade de vida: A maior das vantagens para o funcionário é evitar o deslocamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (62.9 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com