TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO

Trabalho Escolar: A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  4.200 Palavras (17 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 17

RELATÓRIO DE ESTÁGIO – ENSINO FUNDAMENTAL

Dianópolis,

2014.

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CURITIBA

WELTON CAVALCANTE DA SILVA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO – ENSINO FUNDAMENTAL

Trabalho apresentado à disciplina de Estágio Supervisionado – Ensino Fundamental, da UTA Historicidade no Curso de Pedagogia a Distância da Faculdade Internacional de Curitiba – FACINTER.

Tutora: Carmerina Pereira Trindade

Centro Associado: Dianópolis.

Dianópolis

2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 03

2. IDENTIFICAÇÃO DA TURMA ESTAGIADA 05

2.1. LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA 05

2.2. HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO 05

2.3 NÍVEIS DE ATENDIMENTO 05

3. CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO 06

4. DESCRIÇÃO E ANALISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTAGIO 07

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 15

REFERÊNCIAS 17

03

Introdução

Este relatório tem a intenção de documentar aqui minha experiência no decorrer do período em que vivenciei na prática tudo que tenho aprendido na teoria. Visa apresentar a descrição do local onde foi realizado o estágio, o período de duração e as atividades desenvolvidas. Dessa forma, a alfabetização nas séries Iniciais do Ensino Fundamental, constitui um dos eixos básicos na educação escolar, dada sua importância para a formação do sujeito, para a interação com outras pessoas, na constituição de muitos conhecimentos e no desenvolvimento do pensamento. O estágio foi realizado pelo aluno Welton Cavalcante da Silva que aconteceu na Escola Municipal Thezilda Sampaio de Oliveira, dentro dos dias 28, 29, 30 do mês de maio a 02, 03, 04, 05 do mês de junho.

Assim, os objetivos do estágio é promover a compreensão e realização de uma prática educativa comprometida com o desenvolvimento da linguagem oral e escrita e assegurar aos educandos o pleno desenvolvimento de suas potencialidades, e proporcionar ao aluno a compreensão dos aspectos teóricos metodológicos da alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A importância do estágio em alfabetização é possibilitar ao futuro professor e pedagogo a oportunidade de vivenciar práticas relacionadas ao processo inicial de aquisição do código escrito.

Dessa forma, as transformações das práticas docentes só se efetivarão ainda mais, ampliando a consciência sobre a própria prática, a de sala de aula e da escola como um todo, o que pressupõe os conhecimentos teóricos e críticos sobre a realidade. Para promover esse aprendizado, o professor alfabetizador precisa incluir as crianças num ambiente letrado, permitindo o contato diversificado e alfabetizador, que as descobrem o aspecto funcional da comunicação, desenvolvendo interesse e curiosidade por essas linguagens.

Realizar esse estágio em uma turma de alfabetização do ensino fundamental serviu como base para construção de conhecimentos sobre o

04

processo de ensino da linguagem em seus três eixos que são a oralidade, leitura e escrita, e como se dá essas práticas na sala de aula, para que as crianças desenvolvam a capacidade de ler, escrever e produzir autonomamente.

Podemos definir o Estágio supervisionado como uma parte do currículo muito importante na formação do futuro professor porque é a oportunidade de experiência e realizar, na prática, o conhecimento teórico adquirido no decorrer da sua formação acadêmica. No estágio, diversas atividades relacionadas com o ensino/aprendizagem são realizadas por docentes e discentes.

Para acontecer uma compreensão prática sobre alfabetização, foi realizado o estágio da observação e participação na classe de alfabetização, entrevista e pesquisa bibliográfica, que promoveram um conhecimento mais amplo sobre o tema. E assim, os itens que serão trabalhados dentro do presente relatório são: a identificação da instituição estagiada, concepção pedagógica da instituição e análise reflexiva das atividades de alfabetização e considerações finais.

05

2-IDENTIFICAÇÂO DA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA

2.1-LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA

O Estágio Supervisionado Ensino Fundamental foi realizado na Escola Municipal Thezilda Sampaio de Oliveira, situada na rua serafim teles, s/n, no centro de Taipas, com o CEP 77308-000, localizada na cidade de Taipas, no estado do Tocantins. O contato com a escola pode ser realizado através do telefone (63) 3382-1110.

2.2-HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

A escola funciona nos turnos distribuídos da seguinte maneira: Matutino; Atende os alunos do, 4º e 5º ano do ensino fundamental; Vespertino: Atende os alunos do 1º, 2º, 3º ano, e educação pré-escolar. A instituição atende um total de 245 alunos. Tendo 10 alunos em processo de inclusão escolar.

O estágio foi realizado no período de 28 a 30 de maio de 2014 e nos dias 02, 03,04 e 05 de junho de 2014 no período vespertino, sendo observada a turma do 2º Ano “A” das Series Iniciais do Ensino Fundamental.

06

3-CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO

Buscando conhecer o funcionamento da escola e da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com