TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE ORGANIZAÇÃO E MELHORIA DA ESCOLA

Projeto de pesquisa: A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE ORGANIZAÇÃO E MELHORIA DA ESCOLA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 2

A IMPORTÂNCIA PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA A ORGANIZAÇÃO E MELHORAMENTO ESCOLAR

INTRODUÇÃO

A idéia que pretendo defender nesta fala é a de que a educação só pode realizar-se através demediações práticas que se desenvolvem a partir de um projeto educacional, vinculado, por sua vez, a um projeto histórico e social, e que a instituição escolar é o lugar por excelência desse projeto, noque concerne a sua dimensão educacional. Isto quer dizer que a instituição escolar deve instaurar-se como espaço-tempo, como instância social que sirva de base mediadora e articuladora de outros doistipos de projetos que têm a ver com o ser humano: de um lado, o projeto político da sociedade e, de outro, os projetos pessoais dos sujeitos envolvidos na educação. A instituição escolar se dá comolugar do entrecruzamento do projeto coletivo da sociedade com os projetos pessoais e existenciais de educandos e educadores. É ela que viabiliza que as ações pedagógicas dos educadores se tornemeducacionais, na medida em que os impregna das finalidades políticas da cidadania que interessa aos educandos. Se, de um lado, a sociedade precisa da ação dos educadores para a concretização de seus fins, deoutro, os educadores precisam do dimensionamento político do projeto social para que sua ação tenha real significação como mediação do processo humanizador dos educandos.

Com esta reflexão de cunhoteórico sobre a educação, pretendo trazer alguns elementos para a discussão do lugar e do papel da escola na sociedade brasileira atual, defendendo como corolário que, mais do que nunca, a escolacontinua sendo uma necessidade histórica para essa sociedade, à vista de suas condições concretas. Mas esta contribuição da escola só tornar-se-á efetiva se a escola se constituir como locus de um projetoeducacional.

Projeto é tomado aqui no sentido de um conjunto articulado de propostas e programas de ação, delimitados, planejados, executados e avaliados em função de uma finalidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com