TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO: A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS FRENTE A BUSCA PELA PROMOÇÃO DA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DOS ALUNOS

Artigos Científicos: PROJETO: A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS FRENTE A BUSCA PELA PROMOÇÃO DA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DOS ALUNOS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  2.615 Palavras (11 Páginas)  •  747 Visualizações

Página 1 de 11

PROJETO

A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS FRENTE A BUSCA PELA PROMOÇÃO DA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DOS ALUNOS

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 04

2 PROBLEMA E OBJETIVOS DA PESQUISA 05

3 JUSTIFICATIVA 06

4 REVISÃO TEÓRICA 07

5 METODOLOGIA 09

6 CRONOGRAMA 10

7 ORÇAMENTO FINANCEIRO 11

8 REFERÊNCIAS 12

1 INTRODUÇÃO

Desde o surgimento dos primeiros programas de Educação Física nas unidades escolares brasileiras, vivenciou-se a prática de atividades físicas, muito direcionados a uma pequena parcela dos educandos, sendo que objetivos vinculados à educação para a saúde e a promoção da saúde ocuparam um lugar de pouco significado.

Contudo, como salienta Orfei e Tavares (2009) diante da realidade atual, na qual grande parte das tarefas do dia-a-dia destinadas aos seres humanos está agregando modificações significativas no estilo de vida da população, levando ao sedentarismo e com o consequente aparecimento de doenças crônico-degenerativas, as atividades físicas passam a adquirir grande relevância na medida em que se torna necessário compensar os efeitos nocivos provocados pelo modo de vida da sociedade moderna.

Conjunto a isso se verifica em estudos, como o de Guedes e Guedes (2001), que os programas de Educação Física escolar apresentam uma relação limitada com os objetivos educacionais voltados à atividade física como meio de promoção da saúde. Quanto aos aspectos didáticos, encontraram um aproveitamento inadequado do tempo, pois em cerca de 50% da aula, os alunos se ocupavam com a organização das atividades, e o restante, com a prática de esportes competitivos.

Assim, a disciplina de Educação Física, visto seu papel determinado nos parâmetros curriculares nacionais tem como objetivo muito mais que o simples desenvolvimento de práticas esportivas, sendo também o responsável pela difusão de informações relativas a promoção de saúde e consequentemente da melhoria da qualidade de vida dos alunos.

Baseado nessas ideias esse trabalho vem a propor o desenvolvimento de ações que visem uma melhor dinâmica no trabalho docente do profissional de Educação Física de modo a propondo uma novidade metodológica, com vistas a orientação e promoção de saúde dos alunos. Para tanto, esse projeto abrangerá uma análise bibliográfica sobre a temática, de onde se elaborará um trabalho de orientação através da divulgação de informações, por meio de folhetos, nas unidades escolares, em especial aos professores de Educação Física, para que se possa mudar a docência dessa disciplina, promovendo um trabalho de temáticas voltadas para a promoção de saúde e melhoria da qualidade de vida dos educandos.

2 PROBLEMA E OBJETIVOS DA PESQUISA

Na acepção científica, problema é qualquer questão não resolvida e que é objeto de discussão, em qualquer domínio do conhecimento (GIL, 2008). Um problema é dessa forma, uma questão que mostra uma situação necessitada de discussão, investigação, decisão ou solução. Simplificando, problema é uma questão que a pesquisa pretende responder. Todo o processo de pesquisa irá girar em torno de sua solução.

Assim, diante da observação e analise da disciplina de Educação Física e suas atribuições e sabendo que a mesma pode se transformar em ferramenta num trabalho voltado a promoção de saúde nas unidades escolares, aponta-se como problema dessa presente pesquisa a seguinte questão: Quais as contribuições que a disciplina de Educação Física pode promover ao trabalhar com temáticas voltadas a promoção de saúde e melhoria da qualidade de vida dos educandos nas unidades escolares?

Dessa forma, mediante essa problemática evidenciada, esse projeto vislumbra analisar a importância do trabalho com temáticas voltadas à promoção de saúde na disciplina de Educação Física, dentro das unidades escolares.

Especificamente, esse projeto traz como objetivos de realização as seguintes propostas:

• Apresentar a funcionalidade da Educação Física como disciplina promotora da melhoria da qualidade de vida através das atividades desenvolvidas, bem como através da orientação pedagógica;

• Mostrar como o trabalho pedagógico de orientação e explanação também auxilia na busca pela promoção de saúde dos educandos.

• Caracterizar que a disciplina de Educação Física tem objetivos muito mais abrangentes que a realização de atividades aeróbicas ou esportivas, podendo a mesma tratar de temáticas voltadas a saúde e afins.

3 JUSTIFICATIVA

De acordo com a LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), a Educação Física é garantida enquanto componente curricular da Educação Básica. Assim, num contexto em que a escolarização de educandos, pertencentes aos diversos grupos sociais, é uma meta atual das Políticas Públicas Educacionais no Brasil, a Educação Física tem importante papel na formação cultural e política destes cidadãos.

Assim, sua importância tange um aspecto muito maior que trabalhar com atividades esportivas ou atividades físicas em geral, pois o mesmo, devido a todo seu potencial como disciplina do núcleo comum dos currículos escolares é responsável pela formação voltada a outras áreas de atuação, destacando-se em especial a questão da promoção da saúde.

Dessa forma, este estudo se dá pela constatação de que uma proposta isolada não pode dar conta dos problemas do cotidiano escolar, dada sua complexidade e pelas contradições e incoerências entre o discurso e a prática de Educação Física nas unidades escolares.

Nesse sentido, visando a promoção de uma metodologia mais variada, voltada ao trabalho com aspectos ligados a melhoria da qualidade de vida dos alunos, através de um trabalho de orientação sobre a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com