TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA LOGÍSTICA PARA MINIMIZAR OS CUSTOS E MAXIMIZAR LUCROS

Artigo: A IMPORTÂNCIA DO USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA LOGÍSTICA PARA MINIMIZAR OS CUSTOS E MAXIMIZAR LUCROS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  2.960 Palavras (12 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 12

A IMPORTÂNCIA DO USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA LOGÍSTICA PARA MINIMIZAR OS CUSTOS E MAXIMIZAR LUCROS

Rannyere Rosique Ferreira

Sergio Paulo de Morais Cambuí ²

“Não faz sentido uma economia moderna economizar dinheiro. Dinheiro existe para que os empresários possam negociar seus preços, tomar decisões com cautela e planejar a produção corretamente.”

(João Sayad)

RESUMO

O presente trabalho pretende apresentar a importância do uso da tecnologia da informação na logística, com o intuito de promover o aumento de interesse das organizações para buscar desenvolver softwares para que possa tornar as suas atividades cada vez mais eficazes o que irá contribuir para minimizar os custos e maximizar os lucros. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica. Nesta pesquisa será abordado a necessidade de uma busca constante de atualizações tecnológicas que torne a ação rápida nas tomadas de decisões conseqüentemente, para se obter a melhor eficácia da logística empresarial, sempre preocupando com a satisfação dos clientes.

PALAVRAS-CHAVE: Logística empresarial. Tecnologia da informação. Custos. Software.

ABSTRACT

This paper aims to present the importance of the use of information technology in logistics, in order to promote the increase of interest from organizations seeking to develop software so you can make your activities increasingly effective which will help to minimize costs and maximize profits. It is a bibliographical research. This research will address the need for a constant search for technological upgrades that makes quick action in making decisions accordingly to obtain the best efficiency of the logistics business, always worrying about customer satisfaction.

KEYWORDS: Logistics business. Information technology. Costs. Software.

INTRODUÇÃO

A logística teve seu inicio ainda na pré-história devido à necessidade da localização de alimentos para sobrevivência dos indivíduos, e com a evolução passa a ter um papel fundamental, principalmente nas guerras, para levar todos os tipos de suprimentos necessários para as frentes de batalha. E ao longo do tempo foi se evoluindo com a utilização de tecnologia de informação e também passa a ser utilizada por organizações comerciais no desenvolvimento da logística empresarial. Pode-se dizer que a logística tem como principal objetivo promover o suprimento das necessidades do ser humano seja necessidades básicas ou de satisfação própria.

Daí a importância do estudo de meios que aumentem a eficácia da logística e que busque assim melhorar cada dia mais a atuação das empresas no mercado. É primordial fazer o uso dos meios tecnológicos para diminuir os custos e com isso maximizar o lucro e através da eficácia da logística oferecida na empresa é que fará com que ela se torne cada vez mais competitiva no mercado. É também por esse motivo que ela tornar-se-á em um referencial dentro do seu seguimento. Através do seu alto índice de competitividade e capacidade de cumprir seus compromissos.

O presente trabalho vem demonstrar que o melhor caminho para a obtenção de êxito para organizações é a utilização das tecnológicas disponíveis para otimizar a atuação e permanência dentro de seus seguimentos e que é fundamental e importante para o bom funcionamento econômico da logística empresarial. É através da utilização da tecnologia da informação que se obterá a melhor eficácia diante de um mercado altamente competitivo, e para que se desenvolva a logística empresarial, principalmente, diante do aumento da concorrência através da globalização que disponibiliza uma gama maior de produtos e preços muito competitivos, assim, demonstra a fundamental necessidade das organizações em manter atualizadas as tecnologias para oferecer ao seu cliente o melhor produto em tempo real. Dentro de um ciclo continuo de necessidades dos consumidores por bens e serviços e cada vez está mais exigente com a qualidade e rapidez na disponibilidade do produto adquirido.

O QUE É LOGÍSTICA EMPRESARIAL

Logística empresarial é o estudo de como a administração pode prover o melhor nível de rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes e consumidores, através de planejamento, organização e controles efetivos para as atividades de movimentação e armazenagem que visam facilitar o fluxo de produtos. A Logística tem como objetivo principal satisfazer as necessidades dos parceiros comerciais e dos consumidores de bens e serviços disponibilizados no mercado.

Ballou (2012) ressalta também que o principal objetivo da logística é o de colocar o produto certo, no local certo, e ao menor custo possível, o que comprova a ideia de que a logística sendo usada na forma correta pode diminuir os custos logísticos e consequentemente diminuir o preço do produto na venda, fazendo com que a empresa tenha seu preço como diferencial de mercado. Alem disso irá maximizar o lucro da organização, pois o seu produto será o mais utilizado no mercado, o que aumentara a receita da organização.

Alem do que para obtenção da satisfação dos consumidores em relação aos bens ou serviços prestados, é necessário um bom planejamento desde a aquisição da matéria prima, passando pela transformação deste material disponível até chegar a elaboração do produto final, com qualidade e quantidade para ser disponibiliza no mercado, o que irá significar se os bens ou serviços será bem aceitos nos seguimentos aos quais estes estiverem integrados. Com um controle efetivo desde a capitação deste material passando pela elaboração e controle de produção que prime pela busca constante de diminuir os custos de produção. Aumentando a procura por este produto por estar mais acessível, uma vez que o preço destes bens e serviços este intrinsecamente ligado aos custos de elaboração, e com isso ocorrera um significativo aumento dos lucros da organização.

Segundo Dornier (2012, p.37) “logística e operações nunca antes desempenharam papel tão importante nas organizações”. Nos dias atuais a logística abrange uma gama enorme de fatores que irá influenciar e muito no desempenho financeiro das organizações. Pois é através da logística que se dá o planejamento, operação e controle de todo o fluxo de mercadorias e informações,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com