TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DA TECNOLOGIA VOIP NA REDUÇÃO DE CUSTOS COM TELEFONIA

Por:   •  24/9/2018  •  Artigo  •  3.372 Palavras (14 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 14

GABRIEL ANTONIO FERREIRA BERMUDEZ

O USO DA TECNOLOGIA VOIP NA REDUÇÃO DE CUSTOS COM TELEFONIA

BRASÍLIA - JULHO 2018


GABRIEL ANTONIO FERREIRA BERMUDEZ

O USO DA TECNOLOGIA VOIP NA REDUÇÃO DE CUSTOS COM TELEFONIA

Artigo científico apresentado ao Curso de Pós-Graduação, como requisito parcial para obtenção do certificado de TÍTULAÇÃO ESPECIALISTA em Engenharia de Produção e Gerenciamento de Projetos.

Prof. Orientador: Especialista Adival José Reinert Junior

BRASILIA

JULHO 2018

TÍTULO: O USO DA TECNOLOGIA VOIP NA REDUÇÃO DE CUSTOS COM TELEFONIA

AUTOR: GABRIEL ANTONIO FERREIRA BERMUDEZ

ORIENTADOR: PROF. ESPECIALISTA ADIVAL JOSÉ REINERT JUNIOR

RESUMO

Este estudo teve o objetivo de analisar o uso da telefonia utilizando o conjunto de tecnologias Voz sobre IP, abordando as vantagens e desvantagens. O ponto central se dá na utilização da rede banda larga para efetuar chamadas de voz e/ou vídeo, individual ou em grupo; enviar mensagens e compartilhar documentos com foco na qualidade e na redução de custos. No referencial teórico foram apresentadas algumas opções de contratação da tecnologia VoIP, como compra ou aluguel de software e equipamentos, ou até mesmo terceirização do serviço. Dentre os autores pesquisados para a constituição conceitual deste trabalho, destacaram-se Ross (2007), Baltzan e Phillips (2012), Ribeiro (2013), Melo (2017) e Turban (2013). A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória, tendo como coleta de dados o levantamento bibliográfico. Como resultado foi possível verificar que o sistema tecnológico envolvendo a rede banda larga está intimamente associada à evolução do sistema de telefonia VoIP.

PALAVRAS-CHAVE: Tecnologia; VoIP; Telefonia; IP; Internet.


1 INTRODUÇÃO

Este artigo está fundamentado na pesquisa de autores especialistas da área de Inovação Tecnológica, Tecnologia da Informação, Marketing Digital e Ciências da Computação.

O presente estudo delimita-se em abordar o uso da tecnologia VoIP na redução de custos com telefonia. Seu desenvolvimento será focado nas variantes que a tecnologia oferece comparando-as com as formas mais tradicionais de efetuar ligações.

Este artigo tem como objetivo geral abordar as formas de utilização da tecnologia VoIP na realização de ligações telefônicas, além de expor as vantagens e desvantagens de cada forma de utilização.

A justificativa se dá na importância da utilização da tecnologia das redes interligadas para a realização de chamadas de voz e/ou vídeo, envio de mensagens e compartilhamento de documentos. O avanço da TI (Tecnologia da Informação), tem proporcionado melhor qualidade nas ligações com um custo reduzido. Contudo, existem alguns fatores pontuais que não corroboram com a eficácia total do sistema. Este estudo, através das informações coletadas, visa auxiliar tanto as instituições como as pessoas físicas na análise diante das opções das formas de utilização da tecnologia VoIP para realização de chamadas. Mesmo dentro desta tecnologia, existem variáveis que abrem ainda mais o leque de opções disponíveis para análise dos prós e contras.

A metodologia deste trabalho está embasada na pesquisa exploratória, tendo como coleta de dados o levantamento bibliográfico baseado em autores, pesquisadores da área e a abordagem utilizada é qualitativa.


2 Tecnologia VoIP

A telefonia convencional consiste em estabelecer uma comunicação por meio de voz entre dois pontos, utilizando um circuito a partir de uma central.

Figura 1: Estrutura da rede de telefonia fixa convencional.

[pic 1]

Fonte: Imagem retirada da Internet.

A utilização da tecnologia VoIP na realização de chamadas, consiste no emprego da telefonia IP (Internet Protocol) na forma de pacote de dados, para transmissão de sinal de voz em tempo real. Se trata de um conjunto de tecnologias utilizando a rede de dados na transmissão de sinais de voz.

VoIP é um conjunto de tecnologias que utiliza a Internet ou as redes IP privadas para a comunicação de voz, substituindo ou complementando os sistemas de telefonia convencionais. Consiste no uso das redes de dados que utilizam o conjunto de protocolos das redes IP para a transmissão de sinais de voz em tempo real na forma de pacotes de dados. (ROSS, 2007, p. 11)

Baltzan e Phillips (2012), declaram que no início, as ligações telefônicas utilizando a internet além de ter uma taxa de conclusão de chamadas baixa, deixavam muito a desejar na qualidade.

Originalmente, as chamadas telefônicas feitas pela internet tinham uma reputação de baixa qualidade de chamadas, interfaces de usuário defeituosas e baixas taxas de conclusão de chamadas. (BALTZAN e PHILLIPS, 2012, p. 167)

As autoras esclarecem que com a implementação das novas tecnologias e com avanço da TI, tanto as ligações efetuadas via telefone celular, como as realizadas pela rede fixa, equipararam em qualidade com as ligações realizadas pela internet.

Uma opção para efetuar chamadas utilizando a internet é através do protocolo VoIP (Voice Over Internet Protocol), ou, Voz sobre IP, que utiliza a tecnologia TCP/IP; Onde, TCP é um Protocolo de Controle de Transmissão (Transmission Control Protocol), e, IP é um Protocolo de Internet (Internet Protocol). Este, é o principal protocolo de envio e recebimento de dados na internet. (BALTZAN e PHILLIPS, 2012)

Inicialmente, o programa gratuito da Microsoft, Skype, foi largamente utilizado, dependendo apenas do acesso à internet, as ligações por áudio e vídeo de Skype para Skype gratuitas, foram uma alternativa para conversas a longa distância. Contudo, as autoras alertam que, para as empresas, esta utilização não foi tão estimulante devido à baixa qualidade. (BALTZAN e PHILLIPS, 2012)

Desta forma, foram adicionadas algumas funcionalidade a fim de tornar o programa uma opção atrativa também para as empresas, como a implantação em múltiplas máquinas e facilitação no gerenciamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)   pdf (242.8 Kb)   docx (39.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com